Por: Eliana Rezende

As ciências falam tanto sobre estes conceitos, escutamos todos os dias, cada qual com um significado diferente, que somados, ainda confundimos uns com outros. É hora de desfazermos o nó.
Por serem conceitos polissêmicos, ou seja, seus significados dependerão do contexto a que se referem, necessitam ser explicitados. Para tanto, opto por utilizar estes conceitos de acordo com a minha experiência tanto teórica quanto metodológica e minha prática na atuação na área de Gestão de Informação.
Para tanto, escolho como definições as abaixo discriminadas:

Os DADOS são os registros soltos, aleatórios, sem quaisquer análise ou estruturação.
Dados são códigos que constituem a matéria-prima da informação, ou seja, é a informação não tratada que ainda não apresenta relevância. Eles representam um ou mais significados de um sistema que isoladamente não pode transmitir uma mensagem ou representar algum conhecimento (Silva, 2004).
Numa metáfora simples, seriam como letras soltas de um alfabeto. Se não forem reunidas em palavras ou parágrafos para formar ideias não significarão por si só coisa alguma. Farão sentido apenas se forem reunidas para expressar pensamentos.
Os dados não processados transformam-se rapidamente em uma massa amorfa e insignificante. Os dados NECESSITAM obrigatoriamente de contexto.

A INFORMAÇÃO pode ser definida como a estruturação ou organização desses dados.
Ela é um registro, em suporte físico ou intangível, disponível à assimilação crítica para produção de conhecimento (LE COADIC, 1996).
Informação é, portanto, o material de que é feito o conhecimento, após posicionamento crítico do indivíduo. Além disso, a informação é derivada dos dados que, sem um sentido ou contexto, significam muito pouco.
Informação não é Conhecimento, informação é diferente de Conhecimento. A informação (matéria-prima para o Conhecimento) é um bem comum ao qual todo cidadão deve ter direito/acesso, levando à socialização da informação, das oportunidades e do poder.
Apesar de importante, a Informação não processada significa apenas ruído.

E o CONHECIMENTO?
Numa definição muito simples, o conhecimento é a informação processada e transformada em experiência pelo indivíduo. O Conhecimento é a capacidade que, o processamento da informação adicionado ao repertório individual, nos dá, de agir e prever o resultado dessa ação. Aprendizagem seria, então, toda exposição a novas informações que, a partir dai, modificam o nosso comportamento e relacionamento com o meio-ambiente que nos rodeia. Se tais informações não são transformadas em experiência, elas simplesmente serão esquecidas para ceder lugar à mais informações. Ou seja, a informação sem ser processada pelo individuo não resultará em nada, muito menos em conhecimento.

Portanto, se informação é dado trabalhado, então Conhecimento é Informação trabalhada (Silva, 2004).

Como Tratá-los
A ER Consultoria oferece a seus clientes soluções que visam atender as suas demandas em relação ao trato de informação. Para isso, desenvolvi uma metodologia própria de trabalho que procura integrar Gestão de Informação e Memória Institucional com vistas à produção de Conhecimento e Inovação.
Uma perspectiva multidisciplinar e holística, que prima pelo trato da informação em todas as suas dimensões: produção, armazenamento, circulação, disponibilização e preservação, com vistas ao fortalecimento da Identidade Institucional.

O fim último de todo o trabalho interdisciplinar é a produção de Conhecimento e Inovação para as organizações.

Graficamente temos:

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A solução oferecida pode dar-se quer como Consultoria, quer com Assessoria Técnica. Nos dois casos, a Capacitação com vistas à Governança, deverá estar presente.

Por quê na ER Consultoria?
Primeiro, pela ampla experiência especializada em Gestão de Informação e Memória Institucional.

E, se isso não fosse o bastante, uma atualização constante e interdisciplinar capaz de gerar resultados de proporções sistêmicas, onde a empresa/instituição cliente, é percebida como uma unidade multifacetada e em desenvolvimento constante.

Muito além das Assessorias Técnicas e Consultorias, as Capacitações, possíveis concomitantemente às duas, são capazes de criar massa crítica dentro da instituição. Capacitados, os colaboradores estarão mais aptos, pela construção de matriz de competências. para exercer a governança sendo mais fácil reconhecer gargalos nos processos executados, facilitando assim o desenvolvimento de soluções ou propostas de inovação.

A capacitação sempre é apresentada como sendo um elemento dinâmico, flexível e em constante transformação, variando de instituição para instituição. Por isso cada Trilha de Aprendizagem, em todas suas modalidades, tomará em conta o DNA da instituição para a qual é desenhada.

Temas sugeridos:
Qual o valor de um Centro de Documentação e/ou Memória? – Uma pergunta constante é a de qual valor pode haver em um Centro de Documentação e/ou Memória dentro de uma instituição já que estamos tão rodeados por informações que nos chegam de todos os lados.
Sua implantação não representaria um gasto e demanda desnecessários?
Afinal, qual seu valor e importância?
Saiba mais

Digitalização substitui Gestão Documental? – Tal preocupação não apenas se justifica como também encontra sólidos motivos: no mercado proliferam diferentes tecnologias que são oferecidas como vantagem competitiva no que diz respeito ao tratamento de documentação. Em muitos casos, são oferecidos como a caixa de pandora, onde todos os problemas em relação à produção e gestão de documentos estaria solucionada. Mas como muitos já aprenderam e à duras penas isso nem sempre acontece. Saiba mais

Gestão Documental para racionalidade e transparência administrativa – Uma grande dúvida que surge para todos é o que é afinal Gestão Documental e como esta se relaciona com transparência e racionalidade administrativa? Como é uma área abrangente, considero importante esclarecer a mesma, a forma que é vista e em qual perspectiva atuo. Saiba mais

Na ER Consultoria, você ainda tem a liberdade de escolher sua Trilha de Aprendizagem, determinar datas e horários que prefere e qual sequência de composição de cursos é um dos diferenciais das nossas capacitações.

Entre em contato conosco e caso tenha demandas especificadas acima. Será um prazer construirmos juntos um projeto adequado às suas necessidades.

*Referências:
LE COADIC, Yves François. A Ciência da Informação. tradução de Maria Yêda F. S. de Filgueiras Gomes. Brasília: Briquet de Lemos, 1996.
SILVA, Sérgio Luís da. “Gestão do conhecimento: uma revisão crítica orientada pela abordagem da criação do conhecimento”, Scielo Brasil, 2004.

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