dadosInformacaoConhecimento

Por: Eliana Rezende

As ciências falam tanto sobre estes conceitos, escutamos todos os dias, cada qual com um significado diferente, que somados, ainda confundimos uns com outros. É hora de desfazermos o nó.

Os DADOS são os registros soltos, aleatórios, sem quaisquer análise (Rezende, 2015).
Dados são códigos que constituem a matéria prima da informação, ou seja, é a informação não tratada que ainda não apresenta relevância. Eles representam um ou mais significados de um sistema que isoladamente não pode transmitir uma mensagem ou representar algum conhecimento (de Silva, 2007).

A INFORMAÇÃO seria qualquer estruturação ou organização desses dados.
Ela é um registro, em suporte físico ou intangível, disponível à assimilação crítica para produção de conhecimento (LE COADIC, 1996).
Informação é, portanto, o material de que é feito o conhecimento, após posicionamento crítico do indivíduo. Além disso, a informação é derivada dos dados que, sem um sentido ou contexto, significam muito pouco.
Informação não é Conhecimento, informação é diferente de Conhecimento. A informação (matéria-prima para o conhecimento) é um bem comum ao qual todo cidadão deve ter direito/acesso, levando à socialização da informação, das oportunidades e do poder (Rezende, 2014).

E o CONHECIMENTO?
Numa definição muito simples, o Conhecimento é a informação processada e transformada em experiência pelo indivíduo. O conhecimento é a capacidade que, o processamento da informação adicionado ao repertório individual, nos dá, de agir e prever o resultado dessa ação. Aprendizagem seria, então, toda exposição a novas informações que, a partir dai, modificam o nosso comportamento e relacionamento com o meio-ambiente que nos rodeie.
Se informação é dado trabalhado, então conhecimento é informação trabalhada (da Silva, 2007).

Como Tratá-los
A ER Consultoria oferece a seus clientes soluções que visam atender as suas demandas em relação ao trato de informação. Para isso, desenvolvi uma metodologia própria de trabalho que procura integrar Gestão de Informação e Memória Institucional com vistas à produção de Conhecimento e Inovação.
Uma perspectiva multidisciplinar e holística, que prima pelo trato da informação em todas as suas dimensões: produção, armazenamento, circulação, disponibilização e preservação, com vistas ao fortalecimento da Identidade Institucional.

O fim último de todo o trabalho interdisciplinar é a produção de Conhecimento e Inovação para as organizações.

Graficamente temos:

metodologia_ER_v03

A solução oferecida pode dar-se quer como Consultoria, quer com Assessoria Técnica. Nos dois casos, a Capacitação com vistas à Governança, deverá estar presente.

Por quê na ER Consultoria?
Primeiro, pelos comprovados 20+ anos de experiência especializada em Gestão de Informação e Memória Institucional.

E, se isso não fosse o bastante, uma atualização constante e interdisciplinar capaz de gerar resultados de proporções sistêmicas, onde a empresa/instituição cliente, é percebida como uma unidade multifacetada e em desenvolvimento constante.

Muito além das Assessorias Técnicas e Consultorias, as Capacitações, possíveis concomitantemente às duas, são capazes de criar massa crítica dentro da instituição. Capacitados, os colaboradores estarão mais aptos, pela construção de matriz de competências. para exercer a governança sendo mais fácil reconhecer gargalos nos processos executados, facilitando assim o desenvolvimento de soluções ou propostas de inovação.

A capacitação sempre é apresentada como sendo um elemento dinâmico, flexível e em constante transformação, variando de instituição para instituição. Por isso cada Trilha de Aprendizagem, em todas suas modalidades, tomará em conta o DNA da instituição para a qual é desenhada.
blog_vejatambem
No Pensados a Tinta além de encontrar temas ligados à Gestão da Informação, terá também: Cultura, Arte, Tecnologia e Sociedade. Espaço de inquietações, debates e afins. Você também tem:

Digitalização substitui Gestão Documental? – Tal preocupação não apenas se justifica como também encontra sólidos motivos: no mercado proliferam diferentes tecnologias que são oferecidas como vantagem competitiva no que diz respeito ao tratamento de documentação. Em muitos casos, são oferecidos como a caixa de pandora, onde todos os problemas em relação à produção e gestão de documentos estaria solucionada. Mas como muitos já aprenderam e à duras penas isso nem sempre acontece. (Saiba mais)

Gestão Documental para racionalidade e transparência administrativa – Uma grande dúvida que surge para todos é o que é afinal Gestão Documental e como esta se relaciona com transparência e racionalidade administrativa? Como é uma área abrangente, considero importante esclarecer a mesma, a forma que é vista e em qual perspectiva atuo. (Saiba mais)

O valor da Memória Institucional no Universo Organizacional – Como introdução, diria que a Memória Institucional necessita de um trabalho interdisciplinar e que tem na informação sua principal matéria-prima. Estas informações precisarão ser resgatadas, organizadas para depois poderem ser disponibilizadas. De acordo com isto, é fundamental ser pensada de forma sistêmica. Com a observância de princípios metodológicos oriundos da arquivística, como garantia de que o caráter histórico, probatório ou de patrimônio cultural-documental, seja preservado às gerações futuras e de fato se consolide como uma Identidade Institucional. (Saiba mais)

Na ER Consultoria, você ainda tem a liberdade de escolher sua Trilha de Aprendizagem, determinar datas e horários que prefere e qual sequência de composição de cursos é um dos diferenciais das nossas capacitações.

E, como forma de incentivo, temos “Kombos” de capacitações e descontos progressivos por número de cursos e de pessoas.
Entre em contato conosco e customizamos uma grade de acordo com suas demandas.

ERKombi3Siga-nos:
No Twitter: @ElianaRezende10
No LinkedIn
No Facebook

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *