trilhas4

A ER Consultoria oferece a seus clientes soluções que visam atender todas as suas demandas em relação ao trato de informação. Quer através de Cursos e Capacitações On-line ou In Company ou por meio de desenvolvimento (implantação e implementação) de Projetos específicos, nas áreas de Gestão de Informação, Gestão de Conhecimento, Memória Institucional e Implantação de Centros de Documentação e Memória.

Todos os cursos abaixo relacionados podem ser realizados via webconferência ou presencial. Tal como nas Trilhas de Aprendizagem, as datas e horários são agendadas pelos interessados.

São considerados In Company, grupos acima de 3 pessoas. Para estes casos, datas e horários são fechados ao Grupo.

As trilhas são compostas por cursos que podem ser feitos separadamente ou em grupos e que buscam responder a diferentes necessidades institucionais.
Por exemplo, você se angustia com o volume cada vez maior de imagens fotográficas que são produzidas? Possui dificuldades em sua localização? E as fotografias em suportes de papel ou vidro? Estão armazenadas adequadamente? Como faze-las durar para a posteridade?
De que forma a Gestão Documental pode favorecer a racionalidade e transparência às administrações?
O que é preservação digital, e como ela se aplica ao seu universo institucional?
Para que serve e como se faz uma avaliação de documentos?
Como estabelecer normas e procedimentos para segurança, sigilo, acesso, guarda e divulgação de informações contidas em documentos, com especial atenção aos de valor sensível e públicos?

Conheça alguns dos cursos que oferecemos para esta Trilha Alternativa de Aprendizagem:

  • Preservação digital e seus requisitos funcionais para instituições públicas e privadas
    Neste curso são apresentados aspectos relacionados aos requisitos necessários à preservação digital como forma de vencer a rápida obsolescência que os meios digitais sofrem, e ao mesmo tempo cumprir aspectos legais nos casos de documentos públicos.
  • Oficinas de Preservação e Conservação de Materiais Fotográficos (fotografias, slides e negativos de vidro e celulose)
    Considerados como documentação histórica, possuem valor permanente e constituem patrimônio documental das instituições possuidoras. Os materiais fotográficos necessitam de armazenamento e condições adequadas para sua preservação. As oficinas de preservação e conservação auxiliam com técnicas especificas para higienização, guarda e indexação destes materiais.
  • Divulgação de Acervos Públicos e Privados: possibilidades e potencialidades
    Como aplicar, de forma otimizada, as diferentes ferramentas de divulgação, em especial as da web 2.0.
  • Gestão Documental para Racionalidade e Transparência Administrativa
    O curso pretende discutir como a racionalização aplicada à gestão arquivística pode gerar benefícios não apenas imediatos de atender demandas de clientes (internos/externos) que procurem dados para prova, e como elemento essencial para a constituição de uma memória e identidade institucional e social.
  • Boas Práticas de Preservação e Conservação de Patrimônio Cultural e Documental
    Identificar as práticas essenciais para a manutenção de acervos em diferentes suportes de acordo com normas que respeitem a integridade física dos documentos.
  • Políticas de Preservação de Patrimônio Documental
    Neste curso serão abordadas as definições, e principais linhas de ação para Projetos que visam Políticas de Preservação e Conservação de Documentos considerados como Patrimônio Documental dentro das instituições. Como estabelecer prioridades? Como definir uma estratégia? Eis algumas das abordagens
  • Avaliação Documental: para quê e com quais objetivos?
    É usual nas Instituições haver dúvidas sobre o quê preservar, para quê e com quê finalidade. Este curso terá como objetivo apresentar usos e aplicações da avaliação documental para ambientes institucionais e como meio de preservação de patrimônio documental e memória institucional.
  • Conservação de Bens Culturais e Política de Preservação
    Neste curso serão abordadas as definições e principais linhas de ação para Projetos que visam Políticas de Conservação de Bens Culturais e as Políticas de Preservação aplicáveis dentro das instituições. O curso oferecerá a possibilidade de definição de ações e elaboração de Projetos.
  • A informação documental como recurso gerencial das organizações
    A informação é matéria-prima fundamental para que a produção de Conhecimento e Inovação se deem, mas também pode ser utilizada como recurso para ações de Planejamento Estratégico dentro das organizações.
  • Normas e Procedimentos para a Segurança de Documentos Físicos e Digitais
    Permitir o acesso seguro à informação contida em documentos físicos e digitais preocupa as instituições públicas e privadas em razão do grande volume gerado cotidianamente. O objetivo deste curso e apresentar normas e procedimentos neste sentido.
  • Normas e Procedimentos de sigilo e acesso à informação de documentos
    O curso se concentrará em apresentar quais as normas e procedimentos para sigilo e acesso à informações contidas em documentos, em especial os de caráter público. 
  • Normas e Procedimentos para Produção, Circulação e Divulgação de Informação (protocolo)
    Um acervo documental fará sentido a medida que for disponibilizado e utilizado para a produção de conhecimento e inovação por diferentes setores da sociedade, seja interno ou externo à instituição produtora. Para que cumpram as funções para as quais foram produzidos uma série de normas e procedimentos precisam e devem ser cumpridos. São sobre estes que o curso tratará.
  • Norma Técnica para Mobiliários e Equipamentos para Acervos e Arquivos
    A segurança de documentos nos seus diferentes suportes deve ser item obrigatório de qualquer política institucional. Para que isto ocorra, as recomendações técnicas para aquisição de equipamentos, mobiliários e definição de áreas que detenham arquivos ou acervos devem ser consideradas.
  • Normas e Procedimentos para arquivamento e consulta de documentos
    Identificar os aspectos necessários para o estabelecimento de critérios para a elaboração de Tabelas de Temporalidade de Documentos e seus Códigos de Classificação.

A liberdade de escolher sua Trilha de Aprendizagem, determinar datas e os horários que prefere e qual sequencia de composição de cursos é um dos diferenciais das nossas capacitações.

E, como forma de incentivo, temos “Kombos” de capacitações e descontos progressivos por número de cursos e de pessoas.
Entre em contato conosco pelo Portal ou pelo telefone (55.11) 4215-1924  e customizamos uma grade de acordo com suas demandas.

ERKombi3

 

 

depoimento

 

Depoimentos de quem já fez

4 thoughts on “Trilhas Alternativas de Aprendizagem

    1. Cara Marcella:

      Bom dia.
      Conforme previamente explicitado, os cursos podem ocorrer de forma presencial, in-company, caso a instituição assim prefira. E, para os casos individuais -pessoas físicas- os cursos são via web, ao vivo, com agendamento prévio; data e horário da sua preferência.

      Att.

      Lionelc
      contato@eliana-rezende.com.br

    1. Ol@ Raquel, é um prazer receber seu contato.
      As trilhas podem ser feitas In Company de forma presencial ou via web ao vivo (em formato web-conferência).
      Utilizo um ambiente virtual de aprendizagem (AVA) onde te forneço um link e entramos. É uma sala de aula virtual onde entramos ao vivo e os participantes podem me ver e falar comigo em tempo real. Algo semelhante ao SKype, mas sem tantas oscilações. Bastante simples e cômodo, muito usado por mim e instituições com as quais lido.
      O ambiente é interessante pois já tive a oportunidade de ministrar cursos para pessoas dentro e fora do Brasil sem qualquer problema.
      Caso queira mais detalhes envie-me um e-mail para contato@eliana-rezende.com.br ou entre em contato pelo telefone (55.11) 4215-1924.
      Será um prazer!
      Abs

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *