Sempre se disse que informação é poder. Contudo, hoje em dia, essa informação surge de múltiplas fontes, e as organizações que não souberem como estruturar, analisar e disseminar esse vasto potencial de geração de Conhecimento correrão o risco de se tornarem meras repetidoras. Sem criatividade e inovação, grande parte de sua vantagem competitiva pode se perder.
As informações que antes nos chegavam apenas em formas analógicas (papéis, microfilmes, plantas, projetos, fotografias), hoje nos chegam em maior quantidade, velocidade e em todos os suportes.
Quer um exemplo?
Pesquisas realizadas pelo IDC, EUA, no princípio da década dos anos 2000, revelou que um executivo gastava em média quatro semanas por ano procurando documentos. Faziam-se, em média, 19 cópias de cada documento.
Com isso, os escritórios criavam cerca de 1 bilhão de páginas de papel por dia. Esse total era constituído de 600 milhões de páginas de relatórios de computador, 234 milhões de fotocópias e 24 milhões de documentos diversos. Isso somente nos Estados Unidos.
Em termos quantitativos sabemos que quinhentas páginas de texto requerem 1 MB. Um gigabyte acomoda 20 mil imagens. Um arquivo de quatro gavetas, com 2.500 folhas de papel por gaveta, comporta, em média 10 mil imagens de documento.
Diante disso, definir o que deverá ser preservado, para quê e com que finalidade é o objetivo das instituições que querem garantir sua permanência em cena, sem serem engolidas por todo esse volume de informação e, em muitos casos, em suportes de papel.
Um grande paradoxo que enfrentamos atualmente, é de como uma sociedade que produz tantos registros possa correr o risco de passar para a história como uma cultura quase sem vestígios, já que a maioria dos documentos digitais nascem e são eliminados sem ser armazenados ou passar para outros suportes.
A cultura de produção e consumo, excessiva e rápida, cria um culto ao descarte e a voracidade que impossibilita atividades simples como o reter, o guardar para o porvir.
Neste ambiente, as instituições precisam e devem decidir se querem permanecer no Tempo e ser consideradas empresas que praticam a Responsabilidade Histórica, tanto para quem a fundou e fez crescer como a sociedade ao seu redor. É aí que a Gestão de Informação focada na Memória Institucional possibilitará que a Cultura e Identidade Institucional se fortaleçam e cumpram seu papel de Preservação do Patrimônio Cultural/Documental sob sua guarda. Ao mesmo tempo zelando pelo que se convenciona chamar de Capital Intelectual das organizações – um ativo de grande valor intangível e muitas vezes esquecido na geração e produção de Conhecimento
Quem cuidará dessa herança? Onde e como será guardada? Quando poderá ser eliminada?
E as informações em suporte digitais? Quanto dela sobreviverá às perdas inerentes da obsolescência galopante de máquinas, equipamentos e arquivos de que são vítimas? E mesmo às regulares atualizações de sistemas operacionais.
Como tratar o volume e a dispersão de produções individuais, sociais e institucionais perdidas em uma malha digital?
Como estabelecer critérios de seleção, uso, guarda e descarte de documentos e informações? Como otimizar recursos humanos, financeiros, tecnológicos? Como distribuir esta informação de modo a produzir conhecimento e inovação?
Eis as questões que as experiências trazidas pelos projetos já desenvolvidos pela ER Consultoria têm auxiliado na decisão.
A experiência mundial nos mostra a importância desta gestão. A informação contida nos documentos, analógicos e digitais, é um recurso valioso e fonte de riqueza organizacional, proporciona valor. Como tal, não pode ser tratado com falta de profissionalismo nem improvisação.
Conhecer e saber a correta aplicação de normas, procedimentos e técnicas de gestão documental, são fundamentais para subsidiar o planejamento estratégico e tomada de decisões.
A experiência da ER Consultoria dá condições para analisar e propor soluções compatíveis com as suas necessidades. Além de poder orientar e capacitar colaboradores, in company.
Diga-nos como podemos ajudar, nos envie um e-mail ou ligue (55.11) 4215.1924 // (55.11) 949.136.046
Veja alguns de nossos clientes:
NOSSAS ÁREAS DE ATUAÇÃO:
- Arquitetura de Informação para Portais Institucionais
- Consultoria para Elaboração de Projetos de Preservação e Conservação Preventiva de Documentos
- Curadoria e Produção de Conteúdos
- Elaboração e Implantação de Projetos de Memória Institucional ou Empresarial
- Elaboração e Implementação de Projetos de Responsabilidade Histórica
- Gestão de Informação e Planejamento Estratégico em instituições públicas e privadas
- Implantação de Banco de Dados para Acervos Históricos e Contemporâneos
- Implantação de Centros de Documentação e/ou Memória
- Implantação e supervisão de Projetos de Gestão Documental (elaboração de Tabelas de Temporalidade Documental e Códigos de Classificação)
- Organização de Conteúdos para Gestão de Conhecimento
- Organização, conservação e preservação de materiais fotográficos contemporâneos e/ou históricos, documentação textual, audiovisual e sonora
- Otimização para mecanismos de buscas (SEO)
- Políticas de Preservação Digital
- Preservação e Conservação de Documentos Físicos ou Digitais
- Preservação e Conservação de Fotografias (históricas ou digitais)
- Tratamento Técnico Documental de objetos tridimensionais (museológicos)
Conheça nossos posts
Nas ruas e nas redes: uma metodologia para análise da sociedade digital
O que é Arquitetura de Informação para Portais Institucionais
Tintas que falam de um tom: o carmim da violência contra a mulher
Seminário Internacional: Gestão da Informação e Transparência
Gestão Documental para Racionalidade e Transparência Administrativa
Memórias de uma Biblioteca pessoal convertida em Acervo Institucional
Gestão Documental: acesso à Patrimônio Cultural e Documental
Nuvem de Tags
Acervo Acesso à Informação Arquitetura Arquivo Atuação Profissional Autoconhecimento Capital Intelectual Carreira Centro de Documentação e Memória Comportamento Conceito Conhecimento Conservação Cultura Cultura Material Cultura Organizacional Dados Documento ER Consultoria Escrita Espaço Social Fotografia Gestão Documental História Informação Inovação Memória Memória Institucional Metodologia Metodologia ER Consultoria Metáfora Patrimônio Cultural Patrimônio Documental Pesquisa Preservação Produção de Conhecimento Prosa Poética Prática Profissional Redes Sociais Reflexão Sociedade Sociedade Digital São Paulo Tecnologia Tempo
Você precisa fazer login para comentar.