Assessoria Técnica e Capacitação para Ministério Público do Trabalho (MPT)

O formato utilizado foi presencial em Brasilia e ao mesmo tempo via webconferência para as regionais por todo o território nacional.

Cliente: Ministério Público do Trabalho (MPT)

Forma de Contratação: Contratada por Inexigibilidade de Licitação ou Notório Saber

Período: 26 a 28 de Novembro de 2018

Escopo e Desenvolvimento:
Contratação por Notório Saber pelo MPT para capacitação e orientação de implantação de Memoriais e Projetos de Memória Institucional

A Trilha de Aprendizagem foi distribuída em 20 horas e 3 módulos, assim definidos:

  1. Finalidade de um Projeto de Memória Institucional em instituições públicas
  2. Os passos e as fases de um Projeto de Memória Institucional
  3. Como implantar Centros de Documentação e Memória

  • A trilha forneceu:
    – Fundamentação teórica sobre memória institucional para instituições pública – estado da arte atual (com indicação de bibliografia de referência sobre o tema);
    – Objetivos e diretrizes;
    – Seleção e priorização de documentos e informações;
    – Organização, tratamento e priorização de documentos e informações;
    – Metodologia para História Oral
    – Requisitos para estruturação de um Centro de Documentação e Memória.

Depoimento dos participantes:

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VIII Encontro Nacional de Memoriais do Ministério Público

O evento procurou apresentar práticas e experiências atuais desenvolvidas em diferentes instituições e que interessam diretamente à centros de memória. Na ocasião ocorreram palestras proferidas por profissionais reconhecidos em diferentes áreas de conhecimento, dentre os quais tive a honra de ser a responsável pela Conferência de Abertura.

A Conferência foi intitulada: “Centros de Documentação e Memória: Espaços de Preservação e Salvaguarda de Patrimônio Documental e Identidade Institucional“, e que poder ser assistida em sua integra abaixo, tocou em aspectos práticos e metodológicos relacionados à Centros de Documentação e Memória, além de suas relações com a transparência administrativa, gestão documental, organização e acesso à informação com vistas à produção de conhecimento.
Confira:

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Gestão Documental e Arquitetura de Informação para o TRE-RJ

Período: 11 a 17 de junho de 2016 com Oficinas prática com duração de 6h/dia

O projeto apresentado foi dividido em 3 módulos, que obedeceram a seguinte divisão de assuntos:

1 ) Gestão de Informação aplicada à Projetos de Memória Institucional

2 ) Finalidade de um Projeto de Memória Institucional em instituições públicas:

3 ) Os passos e as fases de um Projeto de Memória Institucional

AVALIAÇÃO:
Acompanhamento da elaboração de um Projeto de Memória Institucional aplicado à Instituição.

Objetivos e produtos

1 ) Orientação para uma metodologia própria para a Justiça Eleitoral do Rio de Janeiro para construção, organização e disponibilização da memória institucional (dos documentos ao conhecimento e memória institucional).

A trilha forneceu:
– Fundamentação teórica sobre memória institucional para instituições pública – estado da arte atual (com indicação de bibliografia de referência sobre o tema);
– Objetivos e diretrizes;
– Seleção e priorização de documentos e informações;
– Organização, tratamento e priorização de documentos e informações;
– Critérios para digitalização de documentos relacionados à memória institucional – requisitos da digitalização;
– Critérios para taxonomia/classificação/indexação de documentos e informações relacionadas à memória institucional;
– Construção do banco de dados e de base indexada de documentos e informações relacionados à memória institucional.

Produto: Metodologia para construção/levantamento/organização/disponibilização relacionadas à memória institucional.

2 ) Projeto para reestruturação da página dos Dados Históricos das Eleições do Rio de Janeiro

Contexto: reestruturação da página de dados históricos para contemplar informações históricas e atuais sobre eleições no Rio de Janeiro

Produto:
1 ) Metodologia para reestruturação da página de dados eleitorais
2 ) Proposta de Projeto para reestruturação da página de dados eleitorais

Forma de Contração: Contratada por Inexigibilidade de Concorrência ou Notório Saber

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Informatização de Acervo da Comunicação Corporativa da Holding AMAGGI

Cliente: AMAGGI – Holding  composta por quatro grandes áreas de negócio – Commodities, Agro, Navegação e Energia – e atua na originação, comercialização de grãos e insumos; produção agrícola e de sementes de soja; operações portuárias, transporte fluvial e geração e comercialização de energia elétrica.

Período: Fevereiro a Junho de 2016

Desenvolvimento: A documentação mostrava-se assim distribuída:

Duração: 4 meses

O trabalho incluiu ações de:

  • Tratamento técnico documental (preservação e conservação de documentos)
  • Capacitação e formação de multiplicadores.
  • Elaboração de Manual de Procedimentos Técnicos
  • Elaboração de Vocabulário Controlado e Onomástico
  • Implementação e disponibilização de acervo via web e intranet

 

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Conferencista no TRE/BA

O artigo intitulado: “O valor da Memória Institucional no Universo Organizacional” deu também o título para a Conferência.

Este projeto, idealizado pelo Centro de Memória do TRE-BA, tem como objetivo disseminar informações acerca da história da Justiça Eleitoral, esclarecendo a comunidade e o público interno sobre a importância de preservar o patrimônio histórico material e imaterial visando à construção social da memória como instrumento de percepção crítica da sociedade.

O Centro de Memória atua na área estratégica funcionando como instrumento de gestão para o aumento da eficiência nas tomadas de decisão e planejamento, bem como na área social, enfatizando o conceito de que a história de uma instituição é também a das pessoas que participam de sua trajetória, das comunidades com as quais interage e a própria história do País.

Nesse sentido, as informações disponibilizadas na revista serão uma oportunidade de compartilhar conhecimento desenvolvendo o senso de pertencimento do público em relação ao Tribunal e sua história.

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Capacitação: Projetos de Memória Institucional para TRE/MG

Data: 2012

Desenvolvimento:

Contratada por Notório Saber pelo TRE/MG

Atividades de Cursos e Oficinas práticas 

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Coordenadora e Docente de Curso sobre Memória Institucional

Período: Setembro de 2011 a Junho de 2013 com intervalos semestrais

Desenvolvimento e Objetivos do Curso: o curso foi construído de forma a que diferentes instituições fossem capazes  de elaborar seus Projetos de Memória Institucional de acordo com sua Cultura Organizacional

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Projetos de Memória Institucional desenvolvidos em diferentes instituições

Desenvolvimento:

  • Pesquisadora de Arquivo, com atuação junto a equipe responsável pela organização documental e Pesquisa Histórica do Projeto Memória Votorantim, comemorativo dos 85 anos da Empresa, sob a coordenação do Museu da Pessoa
  • O trabalho envolveu além de pesquisa e organização documental coleta de depoimentos e organização de exposições itinerantes.
  • Coleta de Depoimento de antigos funcionários.

Desenvolvimento:

  • Pesquisa, levantamento de fontes e coleta de depoimentos no Projeto de publicação do Livro Pinheiro Neto Advogados – 60 anos fornecendo subsídios para o escritor Inácio Loyola de Brandão, sob a coordenação do Museu da Pessoa
  • O trabalho envolveu além de pesquisa, levantamento documental, coleta de depoimentos do fundador do escritório e atuais diretores e sócios.

Cliente: Clube Esperia

Desenvolvimento:

  • Responsável pela organização de acervo histórico composto por objetos tridimensionais, museológicos, iconográficos, audiovisuais e textuais.
  • Organização de Exposições e Eventos
  • Atendimento a Comunicação Institucional e imprensa em geral

Cliente: Sadia S/A

Desenvolvimento:
A partir da documentação reunida para a publicação e comemorações do Projeto Sadia 50 anos, iniciou-se o trabalho de implantação e organização do Centro de Memória Sadia.

As atividades principais desenvolvidas foram:

  • Organização de documentação textual, iconográfica e audiovisual, além de objetos tridimensionais
  • Implantação de sistema de banco de dados e indexação dos materiais documentais
  • Elaboração de vocabulário controlado
  • Organização, preservação e conservação de materiais iconográficos (fotografias, slides)
  • Coleta de depoimentos de antigos funcionários
  • Apoio a área de Comunicação Institucional e Imprensa nacional e internacional
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