Gestão e Preservação de Documentos Digitais – TST e CSJT

Objetivos da Capacitação: Fornecer subsídios aos servidores envolvidos nos trabalhos de Gestão Documental e Memória Institucional no que se refere à preservação digital e seus requisitos funcionais.

Forma de Contratação: Contratada por Inexigilidade de Licitação ou Notório Saber

Abrangência: Servidores do Tribunal Superior do Trabalho – TST, Conselho Superior da Justiça do Trabalho, das unidades responsáveis pelo desenvolvimento de projetos e garantir a manutenção do uso da Tecnologia da Informação, servidores das unidades de Gestão de Documentos e Memória Institucional, e todos os servidores das unidades que acessam o Sistema Eletrônico de Informação – SEI, e o Processo Judicial Eletrônico – PJE.

A Trilha de Aprendizagem oferecida e decidida com a equipe solicitante e Divisão de Capacitação do Tribunal definiu os seguintes módulos:

Módulo I: Gestão de Informação voltada para Projeto de Memória Institucional em instituições públicas – 6hs

Módulo I: Política de Preservação Digital – Diretrizes e objetivos para a implantação no órgão

Módulo 2: Tratamento Técnico Documental e Políticas de Preservação e Conservação Documental para documentos analógicos e digitais

Módulo 3: Tratamento Técnico Documental e Políticas de Preservação e Conservação Documental para Documentos Analógicos e Digitais

Módulo 4: Lei Geral de Proteção de Dados – O direito de acesso na LGPD

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Gestão Documental aplicada à Memória Institucional – TST

Objetivos da Capacitação: Fornecer subsídios aos servidores para que sejam capazes de gerir e zelar pelas informações produzidas no cumprindo de suas funções, e que ao cabo possam extrair das mesmas seu potencial de serem utilizadas como recursos estratégicos – a partir de aplicação de normas e procedimentos oriundos do uso e aplicação da Gestão Documental no ambiente institucional.

Forma de Contratação: Contratada por Inexigilidade de Licitação ou Notório Saber

Abrangência: Capacitação de até 30 servidores em aulas ao vivo e assíncronas, com membros de todo o Brasil atuantes nas áreas de Gestão Documental e Memória Institucional.
Carga Horária: 16hs
A Trilha de Aprendizagem proposta foi dividida em três módulos, distribuídos como segue abaixo e sob os quais diferentes temas relacionados foram abordados:

Módulo 1: Gestão Documental aplicada à Preservação Digital

Módulo 2: Como implantar Projeto de Gestão e Preservação Digital em uma Instituição

Módulo 3: Aspectos Técnicos aplicáveis: segurança, sigilo, acesso, repositórios confiáveis.

Data: Novembro de 2022

Gestão Estratégica de Informação e Tratamento Técnico Documental – TRF1

Objetivos da Capacitação: Fornecer subsídios para que os servidores sejam capazes de Gerir Informações Estratégicas de Centro de Documentação e/ou Memória, bem como tratá-lo tecnicamente.

Forma de Contratação: Contratada por Inexigilidade de Licitação ou Notório Saber

Abrangência: O curso oferecido como capacitação para a todos os interessados no tema e que se encontram locados por todo o país. Por estarmos em meio à pandemia, o formato foi adequado à aplicativos que posteriormente de popularizaram e possibilitaram como foi o caso, ter pessoas em diversas partes do mundo.
A Trilha proposta foi composta por 3 módulos em formato de webconferência e duração total de 12 hs e que abrangeu os seguintes assuntos:

Módulo 1: Gestão de Informação voltada para Projeto de Memória Institucional em instituições públicas

Módulo 2: Os passos e as fases de um Projeto de Memória Institucional

Módulo 3: Tratamento Técnico Documental e Políticas de Preservação e Conservação Documental para documentos analógicos e digitais

Data:  1º, 2, 7 e 9 de Junho de 2022

Avaliação do Curso pelos Servidores

Mapa do Universo das Competências do TRF1
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Projeto de Memória Institucional no TRF 5ª Região

Escopo do Geral do Projeto: Assessoria Técnica para implementação de Projeto de Memória Institucional do Programa de Estágio de Nível Médio do TRF 5ª Região.
O escopo geral acabou por sendo desdobrado em diferentes ações e procedimentos técnicos e metodológicos e um enorme desafio que incluíram:
2 meses para pôr em pé um Projeto de Memória que exigiria desta Assessoria Técnica trabalhos de Pesquisa Histórica, Curadoria de Informação, Curadoria de Conteúdos, Arquitetura de Informação, Design de Informação. Atividades que longe de serem conexas, necessitavam de um olhar próprio e voltado para o objetivo maior que era a Memória do Programa de Estagiário Nível Médio do TRF5

Forma de Contração: Contratada por Inexigibilidade de Concorrência ou Notório Saber

Abrangência: Um Programa que teve a duração de 24 anos, atingido um universo de quase 1.000 estagiários e impactado todos os setores e servidores do Tribunal, bem como as famílias destes jovens. Era preciso valorizar todo este Capital Intelectual e ao mesmo tempo fortalecer a Cultura e Identidade da Instituição a partir de um Projeto de Memória.

Período: Novembro e Dezembro de 2021

Aqui está o link produto final de todo este trabalho. Navegue por suas páginas e conheça o Projeto Memória “TRF5 – Semeando o Futuro: Memória do Programa Estágio de Nível Médio”

ER Consultoria Gestão de Informação e Memória Institucional
Mapa do Universo das Competências do TRF5
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Metodologias e Aplicações para História Oral – APEXBRASIL

Objetivos da Capacitação: Fornecer subsídios teórico-metodológicos assentados nas áreas de Gestão de Informação, Gestão do Conhecimento e Memória Institucional para a utilização de técnicas de História Oral aplicadas à valorização do Capital Intelectual da organização

Forma de Contração: Contratada por Inexigibilidade de Concorrência ou Notório Saber

Abrangência: O curso oferecido como capacitação para a todos os interessados no tema e que se encontram em agências espalhadas por todo o país e mundo. Por estarmos em meio à pandemia, o formato foi adequado à aplicativos que posteriormente de popularizaram e possibilitaram como foi o caso, ter pessoas em diversas partes do mundo.
A Trilha proposta foi composta por 6 módulos em formato de webconferência e duração de 20 hs e que abrangeu os seguintes assuntos:

Módulo 1: O Universo da Gestão Documental aplicada à Memória Institucional: de Arquivos à Memória

Módulo 2: Os passos e as fases de um Projeto de Memória Institucional

Módulo 3: Metodologia para Pesquisa de Documentação Histórica com fins institucionais

Módulo 4: História Oral – Metodologias, Práticas e Usos em Projetos de Memória Institucional e Comunicação

Módulo 5: A importância da Informação Estruturada para Portais Institucionais

Módulo 6: Design de Informação para Portais Institucionais

Período: Agosto e Setembro de 2021

Tela de Aplicativo utilizado para ministrar a Capacitação

Avaliação do curso

Veja os depoimentos dos participantes

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Gestão de Informação para Projeto de Memória Institucional MPF

Objetivo: O curso visou fornecer subsídios para que colaboradores dos diferentes órgãos da função pública sejam capazes de estruturar e implantar um Centro de Documentação e Memória, a partir de trabalho de Gestão de Informação.

Alcance: O curso intitulado “Tratamento Técnico Documental para Centros de Documentação e Memória em Instituições Públicas” foi distribuído por 4 módulos e16hs de duração que buscaram abordar os temas

Módulo 1: Gestão de Informação voltada para Projeto de Memória Institucional em instituições públicas

Módulo 2: Os passos e as fases de um Projeto de Memória Institucional

Módulo 3: Storytelling: Usos e aplicações para Projetos de Memória Institucional e Gestão de Conhecimento

Módulo 4: Tratamento Técnico Documental e Políticas de Preservação e Conservação Documental para documentos analógicos e digitais

Período: Novembro e Dezembro de 2020

Depoimento dos participantes

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Tratamento Técnico Documental aplicado à Memória Institucional – Memória da Eletricidade

Objetivos da Capacitação: o curso buscou esclarecer os principais questionamentos sobre abrangência, objetivos, benefícios, técnicas e metodologias no trato e uso de documentação a incorporar Centros de Documentação e Memória. Além de fornecer subsídios fundamentais para os que precisam criar, implantar e manter um Centro de Documentação e/ou Memória.

Abrangência: O curso oferecido como capacitação para a Equipe Técnica do Centro de Memória da Eletricidade do Brasil foi composto por 4 módulos em formato de webconferência e duração de 20 hs e que abrangeu os seguintes assuntos:

Módulo 1: Gestão de Informação voltada para Projeto de Memória Institucional em instituições públicas

Módulo 2: Os passos e as fases de um Projeto de Memória Institucional

Módulo 3: Storytelling: Usos e aplicações para Projetos de Memória Institucional e Gestão de Conhecimento

Módulo 4: Tratamento Técnico Documental e Políticas de Preservação e Conservação Documental para documentos analógicos e digitais

Período: Novembro e Dezembro de 2020

Um dos temas abordados no decorrer do Curso

Projeto de Memória Institucional – Korin 25 Anos

Projeto: Projetos de Memória Institucional: da elaboração à divulgação – Grupo Korin 25 Anos – Jubileu de Prata

Cliente: Korin – Agricultura Natural

Período: De Fevereiro a Junho de 2019

Escopo: Desenvolvimento de Projeto de Memória Institucional e coleta de Depoimentos para as comemorações da Korin – 25 Anos

Abrangência: O Projeto subsidiou insumos para a elaboração de Exposição Comemorativa Korin 25 Anos através de levantamento de imagens, documentos e coleta de depoimentos de antigos funcionários e pessoas que ajudaram a construir a marca e os produtos, além da figura dos colaboradores donos de granjas e agricultores.
O produto final resultou em diferentes subprodutos para a Comunicação e Marketing da empresa e forneceu possibilidades de postagens para as diferentes redes, além de exposição itinerante e vídeos institucionais.

Divulgação na mídia do Projeto de Memória

Korin celebra 25 anos de história na Agricultura Natural

Vídeo Institucional com todos os depoimentos que você pode assistir abaixo:

Galeria de imagens do Projeto

Após o depoimento com o Presidente da Igreja Messiânica do Brasil
Exposição Comemorativa do Jubileu de Prata Korin
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Seminário Gestão e Inovação em Ciência da Informação e Biblioteconomia – PGR

Evento da Escola Superior do Ministério Público da União, entre os dias 6 e 7 de Novembro de 2019, Brasília, DF.

O evento reuniu bibliotecários, historiadores, acadêmicos e profissionais da área de ciência da informação para debater temas que inovam e impactam a gestão da informação jurídica.

A programação contou com apresentação de artigos acadêmicos e palestras que abordaram temas como gestão do conhecimento, inovação em gestão da informação, gestão de acervos digitais, inteligência artificial, dados abertos, proteção de dados pessoais, segurança da informação, preservação da memória institucional, curadoria digital, ética da informação e perfil do profissional da informação.

A página do evento pode ser visitada aqui

Centro de Memória Michie Akama

Cliente: Centro Educacional Pioneiro e Fundação Michie Akama

Período: A partir de Fevereiro de 2020

Abrangência: Coleta de Depoimentos produção de conteúdos para alimentação de redes sociais, produção de material para utilização didática interdisciplinar e implantação de um Centro de Documentação e Memória. Ao mesmo tempo, estabelecer critérios para levantamento, organização e guarda de documentos em diferentes suportes para integrar Espaço de Memória.

Quando fui convidada a assessorar tecnicamente o Projeto Memória Michie Akama, considerei que seria uma excelente oportunidade de, através de uma experiência educacional do Colégio Pioneiro abordar de que forma a presença de um fundador desse um direção que mesmo transcorrido décadas manteve-se fiel aos seus principais objetivos.

Inicialmente o Projeto Memória seria integrado ao Projeto Pedagógico do ano e contaria com o trabalho da Assessoria Técnica integrando alunos e professores.
Tudo corria muito bem, quando no meio do caminho surgiu uma pandemia!

O surgimento da pandemia exatamente quando os trabalhos iriam ser iniciados interrompeu toda e qualquer possibilidade de desenvolver a proposta inicial do Projeto Memória. A escola teve que se adaptar ao ensino remoto e a escola fechou. Os depoimentos que seriam feitos com diferentes personagens em especial os mais idosos tiveram que ser interrompidos. Ou seja, nada num primeiro momento puderam ser iniciados.

Com tais alterações, tanto abordagem quanto procedimentos metodológicos e técnicos tiveram que ser repensados e o Projeto Memória tomou uma outra direção. Esta muito mais tecnológica do que imaginávamos à principio e daí o surgimento deste site integrando o site da Fundação Michie Akama. A história do Colégio Pioneiro foi hospedado no que é hoje a Fundação Michie Akama, e mais uma vez a fundadora forneceu hospedagem e meios para que o Projeto de Memória se desse.

É óbvio que um trabalho com todos estes desafios, necessitaria de uma metodologia bem estruturada e robusta para propiciar alcançar todos objetivos que nós dispomos.

Depoimentos em Tempos de Pandemia

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