Capacitação Técnica Gestão de Documentos Digitais para MPT

Cliente: Ministério Público do Trabalho (MPT)

Forma de Contratação: Contratada por Inexigibilidade de Licitação ou Notório Saber

Período: 09 a 11 de Abril de 2019

Escopo e Desenvolvimento:
Contratação por Notório Saber pelo MPT para capacitação com foco na gestão de preservação de documentos digitais.

Importância: A gestão documental em ambientes digitais e sua preservação digital devem ser uma preocupação dos produtores e detentores da informação e dos responsáveis por grandes acervos de documentos em arquivos digitais. Sejam eles em instituições públicas ou privadas.

Projeto: Capacitação Técnica In Company "Gestão de Documentos Digitais para Administração Pública" para equipe do Ministério Público do Trabalho (MPT) em Brasília e em todas as regionais distribuídas por todo o território nacional.
O formato utilizado foi presencial em Brasília e ao mesmo tempo via webconferência para as regionais por todo o território nacional.

Elaboração da Trilha de aprendizagem:

A Trilha de Aprendizagem foi distribuída em 20 horas e 3 módulos, assim definidos:

Trilha I – Gestão Documental aplicada à Preservação Digital

Trilha II – Como implantar Projeto de Gestão e Preservação Digital em uma Instituição

Trilha III – Aspectos Técnicos aplicáveis

  • As trilhas forneceram:
    – Fundamentação teórica e técnica Gestão Documental aplicada à Administração Pública e aspectos relacionados a Preservação Digital, Requisitos Funcionais e Repositórios Digitais Confiáveis (com indicação de bibliografia de referência sobre os temas);
    – Objetivos e diretrizes;
    – Seleção e priorização de documentos e informações;
    – Organização, tratamento e priorização de documentos e informações;
    – Metodologia Aplicável
    – Requisitos para estruturação de Projetos de Preservação Digital 
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Gestão Documental e Arquitetura de Informação aplicada – Igreja Messiânica

Período: De Outubro de 2018 a Fevereiro de 2020

Escopo: Assessoria Técnica e Capacitação para implantação de Centro de Documentação e Memória e desenvolvimento de Projeto de Memória Institucional com Arquitetura de Informação para Portal Institucional

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   Apresentação de Metologia para desenvolvimento do trabalho

Abrangência: Por tratar-se de três instituições relacionadas uma à outra com fins e responsabilidades relacionadas às suas funções (sociais, culturais, espirituais e até alimentares), o trabalho possui característica inter e transdisciplinar. O universo a ser tratado foi composto por documentação vária e que engloba documentos textuais, audiovisuais, fotográficos, iconográficos, tridimensionais, museológicos, entre outros.

Desta forma, políticas consistentes não apenas de gestão de informação, mas de políticas de preservação e conservação documental e posteriormente de disponibilização e acesso estão entre os objetivos a ser alcançados.

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Apresentação de Metodologia para desenvolvimento do trabalho

Reunião Geral de entrega de Tabela de Temporalidade Documental e Código de Classificação

Apresentação Geral sobre Gestão Documental

Etapas de trabalho desenvolvido

Etapas do trabalho sendo apresentadas
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Conferência: Gestão e Gerenciamento de Documentação Acadêmica


O evento ocorreu  em 21 de Novembro de 2018 no Museu da Escola Catarinense – Florianópolis – SC, com patrocínio da AMPESC (Associação de Mantenedoras Particulares de Ensino Superior do Estado de Santa Catarina) e INSC (Instituto de Competências)

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Oficina Gestão e GED para Documentação Acadêmica

O evento ocorreu  em 21 de Novembro de 2018 no Museu da Escola Catarinense – Florianópolis – SC, com patrocínio da AMPESC (Associação de Mantenedoras Particulares de Ensino Superior do Estado de Santa Catarina) e INSC (Instituto de Competências)

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Conferência: Gestão Documental Aplicada à Planejamento Estratégico na CEDAE-RJ

Local: UniverCEDAE – RJ

Temas em destaque do evento:

Cada dia as instituições vem-se confrontadas com a geração em massa de documentos em diferentes suportes e que requerem formas de padronização para guarda e posterior recuperação de informação.

Por isso, a Gestão Documental necessita estar incluída na Política de acesso e preservação de documentos para diferentes fins e precisa e deve ser pensada de forma sistêmica, passando longe de apenas significar a aquisição de uma ferramenta de GED/ECM.

Toda a complexidade interdisciplinar envolvida representa trabalho de fôlego e de responsabilidade não apenas social ou cultural, mas e especialmente em termos legais e probatórios. Daí a relevância e importância do tema em diferentes instituições.

No evento, procurei demonstrar  a importância da Gestão Documental para a produção de conhecimento, inovação e tomada de decisões estratégicas ao mesmo tempo em que se cumprem determinações legais sobre prazos e guarda documental, de acordo com legislação vigente.

A informação contida nos documentos é, portanto, recurso valioso e fonte de riqueza organizacional. Como tal, não pode ser tratada com falta de profissionalismo ou com improvisação.

Objetivo:

Abordar a importância de uma política de Gestão Documental em instituições públicas e privadas como forma de trazer racionalidade e transparência à Administração e como forma fundamental de auxiliar na tomada de decisões estratégicas.

Apresentar de que forma o cumprimento da legislação vigente para prazos de guarda documental favorece a produção de conhecimento e cumpre determinação da Lei de Acesso à Informação (Lei 12.527/11)

Resultados:

Os resultados esperados são que os participantes sejam capazes de identificar quais os elementos essenciais para a elaboração de um Projeto de Gestão Documental, e
compreender a importância da Gestão Documental para a produção de conhecimento, inovação e tomada de decisões estratégicas ao mesmo tempo em que se cumpre determinações legais sobre prazos e guarda documental.

Deixar claro que um acervo organizado pode ser racional e não envolver gastos desnecessários com guarda e conservação, sendo elemento não apenas de retorno jurídico ou fiscal, mas também de patrimônio empresarial revertendo para a construção e consolidação de uma memória e identidade institucional e social.

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Conferencista no 2º Seminário Internacional sobre Gestión de Información y Transparencia

Nos últimos dias de Novembro de 2014 tive o privilégio de representar o Brasil no 2º Seminário Internacional sobre Gestión de Información y Transparencia, sediado pelo IFAI (Instituto Federal de Acceso a la Información y Protección de Datos) – DF – México, a convite do mesmo.
Conferência intitulada: “Gestão Documental: transparência e racionalidade às Administrações“.

Uma experiência agradabilíssima e que serviu para demonstrar que o tema de fato tem movimentado diferentes países e políticas publicas com alcances e abrangências diversas.
Daí a riqueza e importância de um evento como este.

Com representantes ibero-americanos, o Seminário Internacional teve como principal objetivo trocar experiências entre profissionais empenhados, nos seus respectivos países, no tratamento da informação com a finalidade de garantir acesso e preservação à mesma. Além disso, e num trabalho intimamente relacionado está o fortalecimento da Memória Institucional.

No universo institucional, muitos confundem soluções de ECM/GED como sendo Gestão Documental, o que gera uma série de problemas. Gestão Documental possui um universo muito mais abrangente do que a mera definição de uma solução tecnológica!
Foi exatamente em torno desta que fiz minha exposição.

O Seminário foi profícuo neste sentido e mostrou como diferentes profissionais, em seus âmbitos de atuação, vêm cuidando, tratando e normatizando princípios em relação à Gestão Documental.
Além disso, buscou apresentar diferentes modelos aplicáveis à Gestão Documental e como os mesmos se relacionam com políticas com vistas ao Governo Aberto.

Com uma intensa agenda de dois dias inteiros mostrou de forma bastante consistente o que os países Ibero-americanos vêm realizando no âmbito da Gestão da Informação e o acesso. São políticas diversas, que adequam-se à universos diversos, mas ao mesmo tempo demonstram como uma grande gama de princípios norteadores pautam trabalhos e iniciativas, e em boa parte das vezes com muito bons resultados.

Como forma de demonstrar isso, apresento a página com a Programação Geral do evento, que você pode acessar clicando aqui, onde terá informações sobre o objetivo do evento e maiores informações sobre a instituição acolhedora: IFAI (Instituto Federal de Acceso a la Información y Protección de Datos – México)

Para que o evento possa ser apreciado em sua totalidade, ao mesmo tempo mostrando o alcance das conferências e mesas, a seguir disponibilizo o link de cada uma das exposições. Considero que isso agregará muito valor e interesse à diferentes profissionais na área de Informação.
Clicando aqui você poderá acessar a programação do evento e as versões estenográficas de cada uma das apresentações, inclusive a minha.

Além disso, disponibilizo o post que foi base para uma das minhas apresentações, intitulada “Gestão Documental: transparência e racionalidade às Administrações”, clicando aqui.

Conto que seja de grande proveito a todos e que possa servir de inspiração para iniciativas locais regionais e nacionais, já que vem sendo perseguido pelos diferentes países convidados.

Palestrantes convidados dos 10 países em foto de encerramento do evento
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Consultoria de Gestão Documental para a Secretaria Municipal de Educação de Curitiba

Cliente: Secretaria de Educação do Município de Curitiba, Paraná

Período: Novembro/2010 a Dezembro/2015

Desenvolvimento:

  • Aprovada e credenciada para ministrar Cursos e Capacitação no Departamento de Tecnologias e Difusão Educacional de servidores à toda a rede municipal de ensino quanto à aplicação da Gestão Documental no Município.
  • Estabelecimento de linhas de atuação junto a diretores e técnicos sobre as formas de capacitação e conteúdos a ser ministrados a toda rede de Ensino do Município
  • Formação de multiplicadores.
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Secretaria de Estado de Infraestrutura e Logística do Paraná

Cliente: Secretaria de Estado de Infraestrutura e Logística do Paraná

Desenvolvimento: Nomeada  como Assessora de Gabinete entre o período de 1º de Março de 2013 a 30 de Dezembro de 2014 para:

  • Estabelecimento de normas, procedimentos e capacitações junto à Secretaria e órgãos vinculados (Departamento de Estradas e Rodagem – DER, Portos de Paranaguá e Antonina, Paraná Edificações – PRED e Secretaria de Infraestrutura e Logística – SEIL) com o objetivo de otimizar acesso e tramitação de documentos e informação.
  • Definições de política de preservação digital e ambientes para fluxo documental.
  • Criação e revisão de Tabela de Temporalidade Documental e Código de Classificação de Documentos.
  • Elaboração de Manual de Gestão Documental
  • As capacitações sempre definidas no nível estratégico e hierarquicamente aplicadas de acordo com o Plano de Governo.
  • Formação de multiplicadores
  • Liderança de equipes técnicas e interdisciplinares

 Divulgação na mídia:
Secretaria da Infraestrutura se prepara para adotar processos eletrônicos

Infraestrutura vai adotar processos eletrônicos

Entrevista de Eliana Rezende, responsable de la gestión documental de la Secretaría de Infraestructura y Logística del Estado de Paraná (Brasil) ao Blog “Lo que viene siendo una documentalista” – Blog sobre documentación, bibliotecas, archivos, libros, recursos educativos y fomento a la lectura

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Implantação de Gestão Documental na FUNDESTE/UNOCHAPECÓ

Cliente: FUNDESTE/UNOCHAPECÓ

Desenvolvimento: Responsável pela implantação da Gestão Documental em toda a Universidade e seus três campi.

Além de definir junto ao cliente diferentes estratégias, dentre as quais:

  • Apoio no levantamento e análise de atividades para elaboração e operacionalização de solução de gestão de documentos e informação
  • Mapeamento/desenho ou redesenho de processos e fluxo documental;
    Documentar fluxos de processo e documentos em tecnologias;
  • Automatização de processos;
  • Elaboração de diagnóstico situacional para solução de gestão de documentos;
  • Elaboração de plano de ação com propostas de atividades para operacionalização de política de gestão documental;
  • Mapeamento e análise de tipologias documentais gerados e recebidos referentes ao processo de trabalho e documentais;
  • Elaboração de instrumentos de gestão (Tabela de Temporalidade e Destinação, Plano de Classificação, Taxonomia, Vocabulário Controlado) e normativos (Política, Manuais, Procedimentos) para implantação de gestão de documentos e informação;
  • Elaboração de Manual de Gestão Documental
  • Preparação e execução de capacitações técnicas na área de gestão da informação;
  • Definição de planos de capacitação e formação junto aos diferentes Departamentos da Universidade, definindo-se estratégias junto aos mesmos com chefias, diretorias e coordenadores;
  • Capacitação e formação de multiplicadores;
  • Liderança de equipes interdisciplinares e transdisciplinares;

Divulgação na mídia:

Gestão Documental
Unochapecó inicia atividades de Gestão Documental

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Implantação de Gestão Documental no Município de Curitiba

Cliente: Prefeitura Municipal de Curitiba

Desenvolvimento:
Contratação por Notório Saber.

A experiência incluiu:

  • Definição e estratégias de capacitação e formação de servidores de acordo com funções para cada uma das Secretarias de Governo junto aos níveis de Secretários, Diretores e Gerentes e em cumprimento de Plano de Governo.
  • Acompanhamento de 32 Secretarias e/ou Órgãos do Governo Municipal, 28.000 servidores, um volume documental de 450 milhões de documentos e cerca de 2.000.000 usuários/cidadãos.
  • Elaboração e/ou revisão de Tabelas de Temporalidade Documental
  • Elaboração e/ou revisão de Códigos de Classificação de Documentos
  • Elaboração de Manual de Gestão Documental
  • Criação e Capacitação de Comissão de Avaliação de Documentos (CAD) em cada uma das secretarias e órgãos.
  • Elaboração de Normas, Procedimentos publicados por meio de portarias, decretos e instruções normativas
  • Liderança de equipes técnicas, interdisciplinares e transdisciplinares.
  • Capacitação e formação de multiplicadores.

Um dos resultados obtidos foi a redução no tempo de atendimento por cidadão com a implantação da Gestão Documental no Município: de 40 dias (57.600 minutos) para 3 minutos. O que significa dizer que no mesmo período de tempo (40 dias) seriam atendidos 19.200 cidadãos (3 minutos cada).

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Volume de atendimento ao cidadão após a implantação da Gestão Documental

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Divulgação na mídia:
Instituto Curitiba de Informática. “Richa Filho apresenta GED na Bahia
Portal do Município de Curitiba. “Richa Filho apresenta modelo de gestão documental de Curitiba

Vista Panorâmica interna de Arquivo Intermediário e Permanente da Prefeitura Municipal de Curitiba

O Projeto envolveu não apenas Consultoria Técnica, mas também capacitação de servidores de todas as Secretarias de Governo.

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