Tratamento Técnico Documental aplicado à Memória Institucional – Colégio Salesianos

Objetivos da Capacitação: fornecer subsídios para que colaboradores sejam capazes de Gerir Informações Estratégicas de Centro de Documentação e/ou Memória, bem como tratá-lo tecnicamente, respeitando-se normas internacionais, e que ao mesmo tempo atenda de perto as demandas institucionais.

Forma de Contratação: Contratada por Inexigilidade de Licitação ou Notório Saber

Abrangência: O curso contou com 4hs técnicas divididas em aula teórica e pratica para até 30 funcionários das várias unidades dos Salesianos.

Ementa: A Trilha de aprendizagem definida contou com 2 módulos e duração de 4hs divididas em teoria e prática.

Módulo 1: Gestão de Informação voltada para Projeto de Memória Institucional

Módulo 2: Tratamento Técnico Documental e Políticas de Preservação e Conservação Documental para documentos analógicos e digitais

Data: Dezembro de 2022

Gestão Estratégica de Informação e Tratamento Técnico Documental – TRF1

Objetivos da Capacitação: Fornecer subsídios para que os servidores sejam capazes de Gerir Informações Estratégicas de Centro de Documentação e/ou Memória, bem como tratá-lo tecnicamente.

Forma de Contratação: Contratada por Inexigilidade de Licitação ou Notório Saber

Abrangência: O curso oferecido como capacitação para a todos os interessados no tema e que se encontram locados por todo o país. Por estarmos em meio à pandemia, o formato foi adequado à aplicativos que posteriormente de popularizaram e possibilitaram como foi o caso, ter pessoas em diversas partes do mundo.
A Trilha proposta foi composta por 3 módulos em formato de webconferência e duração total de 12 hs e que abrangeu os seguintes assuntos:

Módulo 1: Gestão de Informação voltada para Projeto de Memória Institucional em instituições públicas

Módulo 2: Os passos e as fases de um Projeto de Memória Institucional

Módulo 3: Tratamento Técnico Documental e Políticas de Preservação e Conservação Documental para documentos analógicos e digitais

Data:  1º, 2, 7 e 9 de Junho de 2022

Avaliação do Curso pelos Servidores

Mapa do Universo das Competências do TRF1
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Metodologias e Aplicações para História Oral – APEXBRASIL

Objetivos da Capacitação: Fornecer subsídios teórico-metodológicos assentados nas áreas de Gestão de Informação, Gestão do Conhecimento e Memória Institucional para a utilização de técnicas de História Oral aplicadas à valorização do Capital Intelectual da organização

Forma de Contração: Contratada por Inexigibilidade de Concorrência ou Notório Saber

Abrangência: O curso oferecido como capacitação para a todos os interessados no tema e que se encontram em agências espalhadas por todo o país e mundo. Por estarmos em meio à pandemia, o formato foi adequado à aplicativos que posteriormente de popularizaram e possibilitaram como foi o caso, ter pessoas em diversas partes do mundo.
A Trilha proposta foi composta por 6 módulos em formato de webconferência e duração de 20 hs e que abrangeu os seguintes assuntos:

Módulo 1: O Universo da Gestão Documental aplicada à Memória Institucional: de Arquivos à Memória

Módulo 2: Os passos e as fases de um Projeto de Memória Institucional

Módulo 3: Metodologia para Pesquisa de Documentação Histórica com fins institucionais

Módulo 4: História Oral – Metodologias, Práticas e Usos em Projetos de Memória Institucional e Comunicação

Módulo 5: A importância da Informação Estruturada para Portais Institucionais

Módulo 6: Design de Informação para Portais Institucionais

Período: Agosto e Setembro de 2021

Tela de Aplicativo utilizado para ministrar a Capacitação

Avaliação do curso

Veja os depoimentos dos participantes

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Gestão de Informação para Projeto de Memória Institucional MPF

Objetivo: O curso visou fornecer subsídios para que colaboradores dos diferentes órgãos da função pública sejam capazes de estruturar e implantar um Centro de Documentação e Memória, a partir de trabalho de Gestão de Informação.

Alcance: O curso intitulado “Tratamento Técnico Documental para Centros de Documentação e Memória em Instituições Públicas” foi distribuído por 4 módulos e16hs de duração que buscaram abordar os temas

Módulo 1: Gestão de Informação voltada para Projeto de Memória Institucional em instituições públicas

Módulo 2: Os passos e as fases de um Projeto de Memória Institucional

Módulo 3: Storytelling: Usos e aplicações para Projetos de Memória Institucional e Gestão de Conhecimento

Módulo 4: Tratamento Técnico Documental e Políticas de Preservação e Conservação Documental para documentos analógicos e digitais

Período: Novembro e Dezembro de 2020

Depoimento dos participantes

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Seminário Gestão e Inovação em Ciência da Informação e Biblioteconomia – PGR

Evento da Escola Superior do Ministério Público da União, entre os dias 6 e 7 de Novembro de 2019, Brasília, DF.

O evento reuniu bibliotecários, historiadores, acadêmicos e profissionais da área de ciência da informação para debater temas que inovam e impactam a gestão da informação jurídica.

A programação contou com apresentação de artigos acadêmicos e palestras que abordaram temas como gestão do conhecimento, inovação em gestão da informação, gestão de acervos digitais, inteligência artificial, dados abertos, proteção de dados pessoais, segurança da informação, preservação da memória institucional, curadoria digital, ética da informação e perfil do profissional da informação.

A página do evento pode ser visitada aqui

Centro de Memória Michie Akama

Cliente: Centro Educacional Pioneiro e Fundação Michie Akama

Período: A partir de Fevereiro de 2020

Abrangência: Coleta de Depoimentos produção de conteúdos para alimentação de redes sociais, produção de material para utilização didática interdisciplinar e implantação de um Centro de Documentação e Memória. Ao mesmo tempo, estabelecer critérios para levantamento, organização e guarda de documentos em diferentes suportes para integrar Espaço de Memória.

Quando fui convidada a assessorar tecnicamente o Projeto Memória Michie Akama, considerei que seria uma excelente oportunidade de, através de uma experiência educacional do Colégio Pioneiro abordar de que forma a presença de um fundador desse um direção que mesmo transcorrido décadas manteve-se fiel aos seus principais objetivos.

Inicialmente o Projeto Memória seria integrado ao Projeto Pedagógico do ano e contaria com o trabalho da Assessoria Técnica integrando alunos e professores.
Tudo corria muito bem, quando no meio do caminho surgiu uma pandemia!

O surgimento da pandemia exatamente quando os trabalhos iriam ser iniciados interrompeu toda e qualquer possibilidade de desenvolver a proposta inicial do Projeto Memória. A escola teve que se adaptar ao ensino remoto e a escola fechou. Os depoimentos que seriam feitos com diferentes personagens em especial os mais idosos tiveram que ser interrompidos. Ou seja, nada num primeiro momento puderam ser iniciados.

Com tais alterações, tanto abordagem quanto procedimentos metodológicos e técnicos tiveram que ser repensados e o Projeto Memória tomou uma outra direção. Esta muito mais tecnológica do que imaginávamos à principio e daí o surgimento deste site integrando o site da Fundação Michie Akama. A história do Colégio Pioneiro foi hospedado no que é hoje a Fundação Michie Akama, e mais uma vez a fundadora forneceu hospedagem e meios para que o Projeto de Memória se desse.

É óbvio que um trabalho com todos estes desafios, necessitaria de uma metodologia bem estruturada e robusta para propiciar alcançar todos objetivos que nós dispomos.

Depoimentos em Tempos de Pandemia

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Gestão Documental e Arquitetura de Informação aplicada – Igreja Messiânica

Período: De Outubro de 2018 a Fevereiro de 2020

Escopo: Assessoria Técnica e Capacitação para implantação de Centro de Documentação e Memória e desenvolvimento de Projeto de Memória Institucional com Arquitetura de Informação para Portal Institucional

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   Apresentação de Metologia para desenvolvimento do trabalho

Abrangência: Por tratar-se de três instituições relacionadas uma à outra com fins e responsabilidades relacionadas às suas funções (sociais, culturais, espirituais e até alimentares), o trabalho possui característica inter e transdisciplinar. O universo a ser tratado foi composto por documentação vária e que engloba documentos textuais, audiovisuais, fotográficos, iconográficos, tridimensionais, museológicos, entre outros.

Desta forma, políticas consistentes não apenas de gestão de informação, mas de políticas de preservação e conservação documental e posteriormente de disponibilização e acesso estão entre os objetivos a ser alcançados.

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Apresentação de Metodologia para desenvolvimento do trabalho

Reunião Geral de entrega de Tabela de Temporalidade Documental e Código de Classificação

Apresentação Geral sobre Gestão Documental

Etapas de trabalho desenvolvido

Etapas do trabalho sendo apresentadas
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Capacitação Técnica para o TRE-BA

Período: 08 a 10 de Agosto de 2017

A Trilha de Aprendizagem foi distribuída em 20 horas e 3 módulos, assim definidos:

  1. Finalidade de um Projeto de Memória Institucional em instituições públicas
  2. Os passos e as fases de um Projeto de Memória Institucional
  3. Storytelling: Usos e aplicações para Projetos de Memória Institucional e Gestão de Conhecimento

Metodologia adotada:

Aulas expositivas, oficinas práticas, debates e acompanhamento para elaboração de um Projeto próprio para o TRE-BA desenvolvido pelos participantes.

Contratada por Notório Saber

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Assessoria Técnica e Capacitação para Escola de Governo do Estado do RS

Cliente: 26 Secretarias de Governo do Estado do Rio Grande do Sul

Período: Maio e Junho de 2016

Escopo e Desenvolvimento:
Contratação por Notório Saber pela Escola de Governo do Estado do Rio Grande do Sul para capacitação e orientação de implantação de Centro de Documentação e Memória em 26 Secretarias de Governo

A experiência incluiu:

  • Definição e estratégias de capacitação e formação de servidores para elaboração de Projetos de Memória Institucional e implantação de Centros de Documentação e Memória.
  • Capacitação
  • Acompanhamento para elaboração de Projetos e devidas considerações.

Abaixo todas as Secretarias/Órgãos envolvidos

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 Nos dias 17 e 25 de maio de 2016, aconteceram os encontros EaD programados do curso “Como Implantar Centros de Documentação e Memória” que foi ministrado à Secretaria de Governo do Estado de Rio Grande do Sul, através da Fundação de Desenvolvimento dos Recursos Humanos (FDRH) daquele estado.
Abaixo os resultados obtidos na Pesquisa de Satisfação aplicada:

 

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