Assessoria Técnica Organização de Acervo e Vocabulário Controlado – IBGM

Cliente: IBGM – Instituto Brasileiro de Gemas & Metais Preciosos

Período: De Agosto/2018 Fevereiro/2019

Escopo: Assessoria Técnica para Organização de Acervo Bibliográfico e elaboração de um Vocabulário Controlado e Capacitação Técnica para analistas de inteligência.

Elaboração de Vocabulário Controlado a partir do sistema formado pelo conjunto de Banco de Dados. Tal sistema tem uma base de indicadores que serão atualizados e compartilhados com as entidades regionais.

O Vocabulário Controlado do Setor forneceu uma lista de termos que servem como um catálogo de terminologia padronizada da linguagem documentária do Sistema.

Permitiu organizar a linguagem do setor, relacionando os termos semanticamente, controlar sinônimos e facilitar a indexação e recuperação das informações.

O Vocabulário controlado faz parte da Implantação de um Núcleo de Inteligência Competitiva (NIC) para a Cadeia Produtiva de Gemas, Joias e Afins no IBGM. Tal Núcleo está circunscrito num contexto de convênio focado no Estado de São Paulo, e que possui como objetivo atender associados da IBGM e os associados dos sindicatos de São Paulo.

Os Banco de Dados que subsidiam a elaboração do Vocabulário controlado são:

  • Banco de Notícias
  • Banco de prestadores de serviço
  • Banco de instituições integrado ao CRM
  • Imagens
  • Legislação
  • Tributação
  • Eventos: relações de eventos nacionais e internacionais
  • Biblioteca virtual
  • Pesquisas produzidas pelo IBGM

É objetivo geral da Implantação Núcleo de Inteligência Competitiva gerenciar dados, informações e conhecimentos visando à disseminação ágil nos diferentes canais de comunicação do IBGM (portal institucional, portal Brazil Gems and Jewelry e redes sociais) e das entidades de classe do estado de São Paulo, bem como em eventos específicos com forte audiência de empresários da cadeia produtiva na região.

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Informatização de Acervo da Comunicação Corporativa da Holding AMAGGI

Cliente: AMAGGI – Holding  composta por quatro grandes áreas de negócio – Commodities, Agro, Navegação e Energia – e atua na originação, comercialização de grãos e insumos; produção agrícola e de sementes de soja; operações portuárias, transporte fluvial e geração e comercialização de energia elétrica.

Período: Fevereiro a Junho de 2016

Desenvolvimento: A documentação mostrava-se assim distribuída:

Duração: 4 meses

O trabalho incluiu ações de:

  • Tratamento técnico documental (preservação e conservação de documentos)
  • Capacitação e formação de multiplicadores.
  • Elaboração de Manual de Procedimentos Técnicos
  • Elaboração de Vocabulário Controlado e Onomástico
  • Implementação e disponibilização de acervo via web e intranet

 

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Implantação de Gestão Documental na FUNDESTE/UNOCHAPECÓ

Cliente: FUNDESTE/UNOCHAPECÓ

Desenvolvimento: Responsável pela implantação da Gestão Documental em toda a Universidade e seus três campi.

Além de definir junto ao cliente diferentes estratégias, dentre as quais:

  • Apoio no levantamento e análise de atividades para elaboração e operacionalização de solução de gestão de documentos e informação
  • Mapeamento/desenho ou redesenho de processos e fluxo documental;
    Documentar fluxos de processo e documentos em tecnologias;
  • Automatização de processos;
  • Elaboração de diagnóstico situacional para solução de gestão de documentos;
  • Elaboração de plano de ação com propostas de atividades para operacionalização de política de gestão documental;
  • Mapeamento e análise de tipologias documentais gerados e recebidos referentes ao processo de trabalho e documentais;
  • Elaboração de instrumentos de gestão (Tabela de Temporalidade e Destinação, Plano de Classificação, Taxonomia, Vocabulário Controlado) e normativos (Política, Manuais, Procedimentos) para implantação de gestão de documentos e informação;
  • Elaboração de Manual de Gestão Documental
  • Preparação e execução de capacitações técnicas na área de gestão da informação;
  • Definição de planos de capacitação e formação junto aos diferentes Departamentos da Universidade, definindo-se estratégias junto aos mesmos com chefias, diretorias e coordenadores;
  • Capacitação e formação de multiplicadores;
  • Liderança de equipes interdisciplinares e transdisciplinares;

Divulgação na mídia:

Gestão Documental
Unochapecó inicia atividades de Gestão Documental

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Informatização de Acervo CEOM/UNOCHAPECÓ

Assessoria e Consultoria Técnica Especializada em Gestão e Preservação Documental

Cliente: CEOM/UNOCHAPECÓ (Centro de Memória Regional do Oeste de Santa Catarina)

Desenvolvimento: A documentação mostrava-se assim distribuída:

Quantidade de documentos por suportes

Documentos Arqueológicos divididos entre Líticos e Cerâmicos

O Projeto foi desenvolvido entre os anos de 2006 e 2008.

O trabalho incluía funções de:

  • Elaboração de estratégias de capacitação e formação de toda a equipe técnica da Universidade
  • Tratamento técnico documental (preservação e conservação de documentos)
  • Capacitação e formação de multiplicadores.
  • Elaboração de Manual de Procedimentos Técnicos
  • Elaboração de Vocabulário Controlado
  • Liderança de equipes interdisciplinares e transdisciplinares.
  • Criação, implementação e disponibilização de acervo via web e local. 

Desenvolvimento do Projeto com capacitação técnica de bolsistas e técnicos do Centro de Documentação


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Projetos de Memória Institucional desenvolvidos em diferentes instituições

Desenvolvimento:

  • Pesquisadora de Arquivo, com atuação junto a equipe responsável pela organização documental e Pesquisa Histórica do Projeto Memória Votorantim, comemorativo dos 85 anos da Empresa, sob a coordenação do Museu da Pessoa
  • O trabalho envolveu além de pesquisa e organização documental coleta de depoimentos e organização de exposições itinerantes.
  • Coleta de Depoimento de antigos funcionários.

Desenvolvimento:

  • Pesquisa, levantamento de fontes e coleta de depoimentos no Projeto de publicação do Livro Pinheiro Neto Advogados – 60 anos fornecendo subsídios para o escritor Inácio Loyola de Brandão, sob a coordenação do Museu da Pessoa
  • O trabalho envolveu além de pesquisa, levantamento documental, coleta de depoimentos do fundador do escritório e atuais diretores e sócios.

Cliente: Clube Esperia

Desenvolvimento:

  • Responsável pela organização de acervo histórico composto por objetos tridimensionais, museológicos, iconográficos, audiovisuais e textuais.
  • Organização de Exposições e Eventos
  • Atendimento a Comunicação Institucional e imprensa em geral

Cliente: Sadia S/A

Desenvolvimento:
A partir da documentação reunida para a publicação e comemorações do Projeto Sadia 50 anos, iniciou-se o trabalho de implantação e organização do Centro de Memória Sadia.

As atividades principais desenvolvidas foram:

  • Organização de documentação textual, iconográfica e audiovisual, além de objetos tridimensionais
  • Implantação de sistema de banco de dados e indexação dos materiais documentais
  • Elaboração de vocabulário controlado
  • Organização, preservação e conservação de materiais iconográficos (fotografias, slides)
  • Coleta de depoimentos de antigos funcionários
  • Apoio a área de Comunicação Institucional e Imprensa nacional e internacional
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