Capacitação Técnica Gestão de Documentos Digitais para MPT

Cliente: Ministério Público do Trabalho (MPT)

Forma de Contratação: Contratada por Inexigibilidade de Licitação ou Notório Saber

Período: 09 a 11 de Abril de 2019

Escopo e Desenvolvimento:
Contratação por Notório Saber pelo MPT para capacitação com foco na gestão de preservação de documentos digitais.

Importância: A gestão documental em ambientes digitais e sua preservação digital devem ser uma preocupação dos produtores e detentores da informação e dos responsáveis por grandes acervos de documentos em arquivos digitais. Sejam eles em instituições públicas ou privadas.

Projeto: Capacitação Técnica In Company "Gestão de Documentos Digitais para Administração Pública" para equipe do Ministério Público do Trabalho (MPT) em Brasília e em todas as regionais distribuídas por todo o território nacional.
O formato utilizado foi presencial em Brasília e ao mesmo tempo via webconferência para as regionais por todo o território nacional.

Elaboração da Trilha de aprendizagem:

A Trilha de Aprendizagem foi distribuída em 20 horas e 3 módulos, assim definidos:

Trilha I – Gestão Documental aplicada à Preservação Digital

Trilha II – Como implantar Projeto de Gestão e Preservação Digital em uma Instituição

Trilha III – Aspectos Técnicos aplicáveis

  • As trilhas forneceram:
    – Fundamentação teórica e técnica Gestão Documental aplicada à Administração Pública e aspectos relacionados a Preservação Digital, Requisitos Funcionais e Repositórios Digitais Confiáveis (com indicação de bibliografia de referência sobre os temas);
    – Objetivos e diretrizes;
    – Seleção e priorização de documentos e informações;
    – Organização, tratamento e priorização de documentos e informações;
    – Metodologia Aplicável
    – Requisitos para estruturação de Projetos de Preservação Digital 
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Assessoria Técnica e Capacitação para Ministério Público do Trabalho (MPT)

O formato utilizado foi presencial em Brasilia e ao mesmo tempo via webconferência para as regionais por todo o território nacional.

Cliente: Ministério Público do Trabalho (MPT)

Forma de Contratação: Contratada por Inexigibilidade de Licitação ou Notório Saber

Período: 26 a 28 de Novembro de 2018

Escopo e Desenvolvimento:
Contratação por Notório Saber pelo MPT para capacitação e orientação de implantação de Memoriais e Projetos de Memória Institucional

Memoria Institucional

A Trilha de Aprendizagem foi distribuída em 20 horas e 3 módulos, assim definidos:

  1. Finalidade de um Projeto de Memória Institucional em instituições públicas
  2. Os passos e as fases de um Projeto de Memória Institucional
  3. Como implantar Centros de Documentação e Memória
Memoria Institucional-Interdisciplinaridade

  • A trilha forneceu:
    – Fundamentação teórica sobre memória institucional para instituições pública – estado da arte atual (com indicação de bibliografia de referência sobre o tema);
    – Objetivos e diretrizes;
    – Seleção e priorização de documentos e informações;
    – Organização, tratamento e priorização de documentos e informações;
    – Metodologia para História Oral
    – Requisitos para estruturação de um Centro de Documentação e Memória.

Depoimento dos participantes:

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Capacitação Técnica para o TRE-BA

Período: 08 a 10 de Agosto de 2017

A Trilha de Aprendizagem foi distribuída em 20 horas e 3 módulos, assim definidos:

  1. Finalidade de um Projeto de Memória Institucional em instituições públicas
  2. Os passos e as fases de um Projeto de Memória Institucional
  3. Storytelling: Usos e aplicações para Projetos de Memória Institucional e Gestão de Conhecimento

Metodologia adotada:

Aulas expositivas, oficinas práticas, debates e acompanhamento para elaboração de um Projeto próprio para o TRE-BA desenvolvido pelos participantes.

Contratada por Notório Saber

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Gestão Documental e Arquitetura de Informação para o TRE-RJ

Período: 11 a 17 de junho de 2016 com Oficinas prática com duração de 6h/dia

O projeto apresentado foi dividido em 3 módulos, que obedeceram a seguinte divisão de assuntos:

1 ) Gestão de Informação aplicada à Projetos de Memória Institucional

2 ) Finalidade de um Projeto de Memória Institucional em instituições públicas:

3 ) Os passos e as fases de um Projeto de Memória Institucional

AVALIAÇÃO:
Acompanhamento da elaboração de um Projeto de Memória Institucional aplicado à Instituição.

Objetivos e produtos

1 ) Orientação para uma metodologia própria para a Justiça Eleitoral do Rio de Janeiro para construção, organização e disponibilização da memória institucional (dos documentos ao conhecimento e memória institucional).

A trilha forneceu:
– Fundamentação teórica sobre memória institucional para instituições pública – estado da arte atual (com indicação de bibliografia de referência sobre o tema);
– Objetivos e diretrizes;
– Seleção e priorização de documentos e informações;
– Organização, tratamento e priorização de documentos e informações;
– Critérios para digitalização de documentos relacionados à memória institucional – requisitos da digitalização;
– Critérios para taxonomia/classificação/indexação de documentos e informações relacionadas à memória institucional;
– Construção do banco de dados e de base indexada de documentos e informações relacionados à memória institucional.

Produto: Metodologia para construção/levantamento/organização/disponibilização relacionadas à memória institucional.

2 ) Projeto para reestruturação da página dos Dados Históricos das Eleições do Rio de Janeiro

Contexto: reestruturação da página de dados históricos para contemplar informações históricas e atuais sobre eleições no Rio de Janeiro

Produto:
1 ) Metodologia para reestruturação da página de dados eleitorais
2 ) Proposta de Projeto para reestruturação da página de dados eleitorais

Forma de Contração: Contratada por Inexigibilidade de Concorrência ou Notório Saber

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