Gestão e Preservação de Documentos Digitais – TST e CSJT

Objetivos da Capacitação: Fornecer subsídios aos servidores envolvidos nos trabalhos de Gestão Documental e Memória Institucional no que se refere à preservação digital e seus requisitos funcionais.

Forma de Contratação: Contratada por Inexigilidade de Licitação ou Notório Saber

Abrangência: Servidores do Tribunal Superior do Trabalho – TST, Conselho Superior da Justiça do Trabalho, das unidades responsáveis pelo desenvolvimento de projetos e garantir a manutenção do uso da Tecnologia da Informação, servidores das unidades de Gestão de Documentos e Memória Institucional, e todos os servidores das unidades que acessam o Sistema Eletrônico de Informação – SEI, e o Processo Judicial Eletrônico – PJE.

A Trilha de Aprendizagem oferecida e decidida com a equipe solicitante e Divisão de Capacitação do Tribunal definiu os seguintes módulos:

Módulo I: Gestão de Informação voltada para Projeto de Memória Institucional em instituições públicas – 6hs

Módulo I: Política de Preservação Digital – Diretrizes e objetivos para a implantação no órgão

Módulo 2: Tratamento Técnico Documental e Políticas de Preservação e Conservação Documental para documentos analógicos e digitais

Módulo 3: Tratamento Técnico Documental e Políticas de Preservação e Conservação Documental para Documentos Analógicos e Digitais

Módulo 4: Lei Geral de Proteção de Dados – O direito de acesso na LGPD

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Tratamento Técnico Documental aplicado à Memória Institucional – Colégio Salesianos

Objetivos da Capacitação: fornecer subsídios para que colaboradores sejam capazes de Gerir Informações Estratégicas de Centro de Documentação e/ou Memória, bem como tratá-lo tecnicamente, respeitando-se normas internacionais, e que ao mesmo tempo atenda de perto as demandas institucionais.

Forma de Contratação: Contratada por Inexigilidade de Licitação ou Notório Saber

Abrangência: O curso contou com 4hs técnicas divididas em aula teórica e pratica para até 30 funcionários das várias unidades dos Salesianos.

Ementa: A Trilha de aprendizagem definida contou com 2 módulos e duração de 4hs divididas em teoria e prática.

Módulo 1: Gestão de Informação voltada para Projeto de Memória Institucional

Módulo 2: Tratamento Técnico Documental e Políticas de Preservação e Conservação Documental para documentos analógicos e digitais

Data: Dezembro de 2022

Gestão Estratégica de Informação e Tratamento Técnico Documental – TRF1

Objetivos da Capacitação: Fornecer subsídios para que os servidores sejam capazes de Gerir Informações Estratégicas de Centro de Documentação e/ou Memória, bem como tratá-lo tecnicamente.

Forma de Contratação: Contratada por Inexigilidade de Licitação ou Notório Saber

Abrangência: O curso oferecido como capacitação para a todos os interessados no tema e que se encontram locados por todo o país. Por estarmos em meio à pandemia, o formato foi adequado à aplicativos que posteriormente de popularizaram e possibilitaram como foi o caso, ter pessoas em diversas partes do mundo.
A Trilha proposta foi composta por 3 módulos em formato de webconferência e duração total de 12 hs e que abrangeu os seguintes assuntos:

Módulo 1: Gestão de Informação voltada para Projeto de Memória Institucional em instituições públicas

Módulo 2: Os passos e as fases de um Projeto de Memória Institucional

Módulo 3: Tratamento Técnico Documental e Políticas de Preservação e Conservação Documental para documentos analógicos e digitais

Data:  1º, 2, 7 e 9 de Junho de 2022

Avaliação do Curso pelos Servidores

Mapa do Universo das Competências do TRF1
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Gestão de Informação para Projeto de Memória Institucional MPF

Objetivo: O curso visou fornecer subsídios para que colaboradores dos diferentes órgãos da função pública sejam capazes de estruturar e implantar um Centro de Documentação e Memória, a partir de trabalho de Gestão de Informação.

Alcance: O curso intitulado “Tratamento Técnico Documental para Centros de Documentação e Memória em Instituições Públicas” foi distribuído por 4 módulos e16hs de duração que buscaram abordar os temas

Módulo 1: Gestão de Informação voltada para Projeto de Memória Institucional em instituições públicas

Módulo 2: Os passos e as fases de um Projeto de Memória Institucional

Módulo 3: Storytelling: Usos e aplicações para Projetos de Memória Institucional e Gestão de Conhecimento

Módulo 4: Tratamento Técnico Documental e Políticas de Preservação e Conservação Documental para documentos analógicos e digitais

Período: Novembro e Dezembro de 2020

Depoimento dos participantes

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Tratamento Técnico Documental aplicado à Memória Institucional – Memória da Eletricidade

Objetivos da Capacitação: o curso buscou esclarecer os principais questionamentos sobre abrangência, objetivos, benefícios, técnicas e metodologias no trato e uso de documentação a incorporar Centros de Documentação e Memória. Além de fornecer subsídios fundamentais para os que precisam criar, implantar e manter um Centro de Documentação e/ou Memória.

Abrangência: O curso oferecido como capacitação para a Equipe Técnica do Centro de Memória da Eletricidade do Brasil foi composto por 4 módulos em formato de webconferência e duração de 20 hs e que abrangeu os seguintes assuntos:

Módulo 1: Gestão de Informação voltada para Projeto de Memória Institucional em instituições públicas

Módulo 2: Os passos e as fases de um Projeto de Memória Institucional

Módulo 3: Storytelling: Usos e aplicações para Projetos de Memória Institucional e Gestão de Conhecimento

Módulo 4: Tratamento Técnico Documental e Políticas de Preservação e Conservação Documental para documentos analógicos e digitais

Período: Novembro e Dezembro de 2020

Um dos temas abordados no decorrer do Curso

Gestão Documental e Arquitetura de Informação aplicada – Igreja Messiânica

Período: De Outubro de 2018 a Fevereiro de 2020

Escopo: Assessoria Técnica e Capacitação para implantação de Centro de Documentação e Memória e desenvolvimento de Projeto de Memória Institucional com Arquitetura de Informação para Portal Institucional

   Apresentação de Metologia para desenvolvimento do trabalho

Abrangência: Por tratar-se de três instituições relacionadas uma à outra com fins e responsabilidades relacionadas às suas funções (sociais, culturais, espirituais e até alimentares), o trabalho possui característica inter e transdisciplinar. O universo a ser tratado foi composto por documentação vária e que engloba documentos textuais, audiovisuais, fotográficos, iconográficos, tridimensionais, museológicos, entre outros.

Desta forma, políticas consistentes não apenas de gestão de informação, mas de políticas de preservação e conservação documental e posteriormente de disponibilização e acesso estão entre os objetivos a ser alcançados.

Apresentação de Metodologia para desenvolvimento do trabalho

Reunião Geral de entrega de Tabela de Temporalidade Documental e Código de Classificação

Apresentação Geral sobre Gestão Documental

Etapas de trabalho desenvolvido

Etapas do trabalho sendo apresentadas
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Informatização de Acervo da Comunicação Corporativa da Holding AMAGGI

Cliente: AMAGGI – Holding  composta por quatro grandes áreas de negócio – Commodities, Agro, Navegação e Energia – e atua na originação, comercialização de grãos e insumos; produção agrícola e de sementes de soja; operações portuárias, transporte fluvial e geração e comercialização de energia elétrica.

Período: Fevereiro a Junho de 2016

Desenvolvimento: A documentação mostrava-se assim distribuída:

Duração: 4 meses

O trabalho incluiu ações de:

  • Tratamento técnico documental (preservação e conservação de documentos)
  • Capacitação e formação de multiplicadores.
  • Elaboração de Manual de Procedimentos Técnicos
  • Elaboração de Vocabulário Controlado e Onomástico
  • Implementação e disponibilização de acervo via web e intranet

 

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Informatização de Acervo CEOM/UNOCHAPECÓ

Assessoria e Consultoria Técnica Especializada em Gestão e Preservação Documental

Cliente: CEOM/UNOCHAPECÓ (Centro de Memória Regional do Oeste de Santa Catarina)

Desenvolvimento: A documentação mostrava-se assim distribuída:

Quantidade de documentos por suportes

Documentos Arqueológicos divididos entre Líticos e Cerâmicos

O Projeto foi desenvolvido entre os anos de 2006 e 2008.

O trabalho incluía funções de:

  • Elaboração de estratégias de capacitação e formação de toda a equipe técnica da Universidade
  • Tratamento técnico documental (preservação e conservação de documentos)
  • Capacitação e formação de multiplicadores.
  • Elaboração de Manual de Procedimentos Técnicos
  • Elaboração de Vocabulário Controlado
  • Liderança de equipes interdisciplinares e transdisciplinares.
  • Criação, implementação e disponibilização de acervo via web e local. 

Desenvolvimento do Projeto com capacitação técnica de bolsistas e técnicos do Centro de Documentação


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Preservação e Conservação de Acervo da Comunicação Corporativa SERASA

Cliente: SERASA, São Paulo

Desenvolvimento:

  • Elaboração de Metodologia para Preservação e Conservação de acervo iconográfico e audiovisual da área de Comunicação Social
  • Realização de estudos para implantação de um Projeto de Memória Institucional, no espaço do Centro de Conhecimento SERASA, São Paulo.
  • Execução e aplicação de metodologia criada para o tratamento de documentação existente no Centro de Conhecimento da SERASA, São Paulo.
  • Coleta de Depoimento de antigos funcionários e primeiro Presidente

Números do acervo por suportes documentais:

E ainda, Fitas masters produzidas pela TV Ser Serasa, Objetos tridimensionais, Documentação textual (boletins, folders, folhetos, etc), Fitas k-7 = aproximadamente 100 fitas e Clipping = cerca de 18.000.

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