Gestão e Preservação de Documentos Digitais – TST e CSJT

Objetivos da Capacitação: Fornecer subsídios aos servidores envolvidos nos trabalhos de Gestão Documental e Memória Institucional no que se refere à preservação digital e seus requisitos funcionais.

Forma de Contratação: Contratada por Inexigilidade de Licitação ou Notório Saber

Abrangência: Servidores do Tribunal Superior do Trabalho – TST, Conselho Superior da Justiça do Trabalho, das unidades responsáveis pelo desenvolvimento de projetos e garantir a manutenção do uso da Tecnologia da Informação, servidores das unidades de Gestão de Documentos e Memória Institucional, e todos os servidores das unidades que acessam o Sistema Eletrônico de Informação – SEI, e o Processo Judicial Eletrônico – PJE.

A Trilha de Aprendizagem oferecida e decidida com a equipe solicitante e Divisão de Capacitação do Tribunal definiu os seguintes módulos:

Módulo I: Gestão de Informação voltada para Projeto de Memória Institucional em instituições públicas – 6hs

Módulo I: Política de Preservação Digital – Diretrizes e objetivos para a implantação no órgão

Módulo 2: Tratamento Técnico Documental e Políticas de Preservação e Conservação Documental para documentos analógicos e digitais

Módulo 3: Tratamento Técnico Documental e Políticas de Preservação e Conservação Documental para Documentos Analógicos e Digitais

Módulo 4: Lei Geral de Proteção de Dados – O direito de acesso na LGPD

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Gestão Documental aplicada à Memória Institucional – TST

Objetivos da Capacitação: Fornecer subsídios aos servidores para que sejam capazes de gerir e zelar pelas informações produzidas no cumprindo de suas funções, e que ao cabo possam extrair das mesmas seu potencial de serem utilizadas como recursos estratégicos – a partir de aplicação de normas e procedimentos oriundos do uso e aplicação da Gestão Documental no ambiente institucional.

Forma de Contratação: Contratada por Inexigilidade de Licitação ou Notório Saber

Abrangência: Capacitação de até 30 servidores em aulas ao vivo e assíncronas, com membros de todo o Brasil atuantes nas áreas de Gestão Documental e Memória Institucional.
Carga Horária: 16hs
A Trilha de Aprendizagem proposta foi dividida em três módulos, distribuídos como segue abaixo e sob os quais diferentes temas relacionados foram abordados:

Módulo 1: Gestão Documental aplicada à Preservação Digital

Módulo 2: Como implantar Projeto de Gestão e Preservação Digital em uma Instituição

Módulo 3: Aspectos Técnicos aplicáveis: segurança, sigilo, acesso, repositórios confiáveis.

Data: Novembro de 2022

Tratamento Técnico Documental aplicado à Memória Institucional – Colégio Salesianos

Objetivos da Capacitação: fornecer subsídios para que colaboradores sejam capazes de Gerir Informações Estratégicas de Centro de Documentação e/ou Memória, bem como tratá-lo tecnicamente, respeitando-se normas internacionais, e que ao mesmo tempo atenda de perto as demandas institucionais.

Forma de Contratação: Contratada por Inexigilidade de Licitação ou Notório Saber

Abrangência: O curso contou com 4hs técnicas divididas em aula teórica e pratica para até 30 funcionários das várias unidades dos Salesianos.

Ementa: A Trilha de aprendizagem definida contou com 2 módulos e duração de 4hs divididas em teoria e prática.

Módulo 1: Gestão de Informação voltada para Projeto de Memória Institucional

Módulo 2: Tratamento Técnico Documental e Políticas de Preservação e Conservação Documental para documentos analógicos e digitais

Data: Dezembro de 2022

Gestão Estratégica de Informação e Tratamento Técnico Documental – TRF1

Objetivos da Capacitação: Fornecer subsídios para que os servidores sejam capazes de Gerir Informações Estratégicas de Centro de Documentação e/ou Memória, bem como tratá-lo tecnicamente.

Forma de Contratação: Contratada por Inexigilidade de Licitação ou Notório Saber

Abrangência: O curso oferecido como capacitação para a todos os interessados no tema e que se encontram locados por todo o país. Por estarmos em meio à pandemia, o formato foi adequado à aplicativos que posteriormente de popularizaram e possibilitaram como foi o caso, ter pessoas em diversas partes do mundo.
A Trilha proposta foi composta por 3 módulos em formato de webconferência e duração total de 12 hs e que abrangeu os seguintes assuntos:

Módulo 1: Gestão de Informação voltada para Projeto de Memória Institucional em instituições públicas

Módulo 2: Os passos e as fases de um Projeto de Memória Institucional

Módulo 3: Tratamento Técnico Documental e Políticas de Preservação e Conservação Documental para documentos analógicos e digitais

Data:  1º, 2, 7 e 9 de Junho de 2022

Avaliação do Curso pelos Servidores

Mapa do Universo das Competências do TRF1
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Curadoria de Conteúdos e suas aplicações para a Gestão de Informação Estratégica – CADE

Objetivos da Capacitação: Fornecer aos participantes elementos teóricos e metodológicos para estruturação de um plano de Curadoria de Conteúdos e suas formas de aplicação à Gestão de Informação Estratégica

Forma de Contratação: Contratada por Inexigilidade de Licitação ou Notório Saber

Abrangência: O curso oferecido como capacitação para a todos os interessados no tema e que se encontram locados por todo o país. Por estarmos em meio à pandemia, o formato foi adequado à aplicativos que posteriormente de popularizaram e possibilitaram como foi o caso, ter pessoas em diversas partes do mundo.
A Trilha proposta foi composta por 8 módulos em formato de webconferência e duração de 20 hs e que abrangeu os seguintes assuntos:

Módulo 1: O Universo da Gestão Documental aplicada à Memória Institucional e como recurso gerencial: de Arquivos à Memória

Módulo 2: Os passos e as fases de um Projeto de Memória Institucional

Módulo 3: O papel da Curadoria de Conteúdos para circulação de Informação dentro e fora da instituição

Módulo 4: História Oral e Storytteling: Metodologias, Práticas e Usos em Projetos de Memória Institucional e Comunicação

Módulo 5: A importância da Informação Estruturada para Portais Institucionais

Módulo 6: Design de Informação para Portais Institucionais

Módulo 7: As relações entre Memória Institucional e Planejamento Estratégico

Módulo 8: A Preservação Digital aplicada à Gestão da Informação

Data: 01/02/2022 a 14/02/2022

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Gestão de Informação para Projeto de Memória Institucional MPF

Objetivo: O curso visou fornecer subsídios para que colaboradores dos diferentes órgãos da função pública sejam capazes de estruturar e implantar um Centro de Documentação e Memória, a partir de trabalho de Gestão de Informação.

Alcance: O curso intitulado “Tratamento Técnico Documental para Centros de Documentação e Memória em Instituições Públicas” foi distribuído por 4 módulos e16hs de duração que buscaram abordar os temas

Módulo 1: Gestão de Informação voltada para Projeto de Memória Institucional em instituições públicas

Módulo 2: Os passos e as fases de um Projeto de Memória Institucional

Módulo 3: Storytelling: Usos e aplicações para Projetos de Memória Institucional e Gestão de Conhecimento

Módulo 4: Tratamento Técnico Documental e Políticas de Preservação e Conservação Documental para documentos analógicos e digitais

Período: Novembro e Dezembro de 2020

Depoimento dos participantes

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Tratamento Técnico Documental aplicado à Memória Institucional – Memória da Eletricidade

Objetivos da Capacitação: o curso buscou esclarecer os principais questionamentos sobre abrangência, objetivos, benefícios, técnicas e metodologias no trato e uso de documentação a incorporar Centros de Documentação e Memória. Além de fornecer subsídios fundamentais para os que precisam criar, implantar e manter um Centro de Documentação e/ou Memória.

Abrangência: O curso oferecido como capacitação para a Equipe Técnica do Centro de Memória da Eletricidade do Brasil foi composto por 4 módulos em formato de webconferência e duração de 20 hs e que abrangeu os seguintes assuntos:

Módulo 1: Gestão de Informação voltada para Projeto de Memória Institucional em instituições públicas

Módulo 2: Os passos e as fases de um Projeto de Memória Institucional

Módulo 3: Storytelling: Usos e aplicações para Projetos de Memória Institucional e Gestão de Conhecimento

Módulo 4: Tratamento Técnico Documental e Políticas de Preservação e Conservação Documental para documentos analógicos e digitais

Período: Novembro e Dezembro de 2020

Um dos temas abordados no decorrer do Curso

Capacitação Técnica Gestão de Documentos Digitais para MPT

Cliente: Ministério Público do Trabalho (MPT)

Forma de Contratação: Contratada por Inexigibilidade de Licitação ou Notório Saber

Período: 09 a 11 de Abril de 2019

Escopo e Desenvolvimento:
Contratação por Notório Saber pelo MPT para capacitação com foco na gestão de preservação de documentos digitais.

Importância: A gestão documental em ambientes digitais e sua preservação digital devem ser uma preocupação dos produtores e detentores da informação e dos responsáveis por grandes acervos de documentos em arquivos digitais. Sejam eles em instituições públicas ou privadas.

Projeto: Capacitação Técnica In Company "Gestão de Documentos Digitais para Administração Pública" para equipe do Ministério Público do Trabalho (MPT) em Brasília e em todas as regionais distribuídas por todo o território nacional.
O formato utilizado foi presencial em Brasília e ao mesmo tempo via webconferência para as regionais por todo o território nacional.

Elaboração da Trilha de aprendizagem:

A Trilha de Aprendizagem foi distribuída em 20 horas e 3 módulos, assim definidos:

Trilha I – Gestão Documental aplicada à Preservação Digital

Trilha II – Como implantar Projeto de Gestão e Preservação Digital em uma Instituição

Trilha III – Aspectos Técnicos aplicáveis

  • As trilhas forneceram:
    – Fundamentação teórica e técnica Gestão Documental aplicada à Administração Pública e aspectos relacionados a Preservação Digital, Requisitos Funcionais e Repositórios Digitais Confiáveis (com indicação de bibliografia de referência sobre os temas);
    – Objetivos e diretrizes;
    – Seleção e priorização de documentos e informações;
    – Organização, tratamento e priorização de documentos e informações;
    – Metodologia Aplicável
    – Requisitos para estruturação de Projetos de Preservação Digital 
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Oficina Gestão e GED para Documentação Acadêmica

O evento ocorreu  em 21 de Novembro de 2018 no Museu da Escola Catarinense – Florianópolis – SC, com patrocínio da AMPESC (Associação de Mantenedoras Particulares de Ensino Superior do Estado de Santa Catarina) e INSC (Instituto de Competências)

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