Projeto: Desenvolvimento do Projeto de Memória Institucional TRF 5ª Região Semeando o Futuro – Memória do Programa Estágio de Nível Médio
Escopo do Geral do Projeto: Assessoria Técnica para implementação de Projeto de Memória Institucional do Programa de Estágio de Nível Médio do TRF 5ª Região. O escopo geral acabou por sendo desdobrado em diferentes ações e procedimentos técnicos e metodológicos e um enorme desafio que incluíram: 2 meses para pôr em pé um Projeto de Memória que exigiria desta Assessoria Técnica trabalhos de Pesquisa Histórica, Curadoria de Informação, Curadoria de Conteúdos, Arquitetura de Informação, Design de Informação. Atividades que longe de serem conexas, necessitavam de um olhar próprio e voltado para o objetivo maior que era a Memória do Programa de Estagiário Nível Médio do TRF5
Forma de Contração: Contratada por Inexigibilidade de Concorrência ou Notório Saber
Abrangência: Um Programa que teve a duração de 24 anos, atingido um universo de quase 1.000 estagiários e impactado todos os setores e servidores do Tribunal, bem como as famílias destes jovens. Era preciso valorizar todo este Capital Intelectual e ao mesmo tempo fortalecer a Cultura e Identidade da Instituição a partir de um Projeto de Memória.
Projeto: Capacitação Técnica In Company “Metodologia e Aplicações de História Oral para Projetos de Memória Institucional e valorização de Capital Intelectual”para APEXBRASIL (Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos)
Objetivos da Capacitação: Fornecer subsídios teórico-metodológicos assentados nas áreas de Gestão de Informação, Gestão do Conhecimento e Memória Institucional para a utilização de técnicas de História Oral aplicadas à valorização do Capital Intelectual da organização
Forma de Contração: Contratada por Inexigibilidade de Concorrência ou Notório Saber
Abrangência: O curso oferecido como capacitação para a todos os interessados no tema e que se encontram em agências espalhadas por todo o país e mundo. Por estarmos em meio à pandemia, o formato foi adequado à aplicativos que posteriormente de popularizaram e possibilitaram como foi o caso, ter pessoas em diversas partes do mundo. A Trilha proposta foi composta por 6 módulos em formato de webconferência e duração de 20 hs e que abrangeu os seguintes assuntos:
Módulo 1: O Universo da Gestão Documental aplicada à Memória Institucional: de Arquivos à Memória
Módulo 2: Os passos e as fases de um Projeto de Memória Institucional
Módulo 3: Metodologia para Pesquisa de Documentação Histórica com fins institucionais
Módulo 4: História Oral – Metodologias, Práticas e Usos em Projetos de Memória Institucional e Comunicação
Módulo 5:A importância da Informação Estruturada para Portais Institucionais
Módulo 6:Design de Informação para Portais Institucionais
Projeto:Capacitação Técnica In Company “Gestão Estratégica de Informação e Tratamento Técnico Documental aplicado à Memória Institucional e Centros de Documentação e Memória: da elaboração à divulgação para Centro de Memória da Eletricidade do Brasil”
Objetivos da Capacitação: o curso buscou esclarecer os principais questionamentos sobre abrangência, objetivos, benefícios, técnicas e metodologias no trato e uso de documentação a incorporar Centros de Documentação e Memória. Além de fornecer subsídios fundamentais para os que precisam criar, implantar e manter um Centro de Documentação e/ou Memória.
Projeto: Design e Arquitetura de Informação para Projeto de Memória Michie Akama e criação de um Centro de Memória
Cliente: Centro Educacional Pioneiro e Fundação Michie Akama
Período: A partir de Fevereiro de 2020
Escopo: Assessoria Técnica de Gestão de Informação aplicada à Projetos de Memória Institucional e Implantação de Centros de Documentação e Memória.
Abrangência: Coleta de Depoimentos produção de conteúdos para alimentação de redes sociais, produção de material para utilização didática interdisciplinar e implantação de um Centro de Documentação e Memória. Ao mesmo tempo, estabelecer critérios para levantamento, organização e guarda de documentos em diferentes suportes para integrar Espaço de Memória.
Quando fui convidada a assessorar tecnicamente o Projeto Memória Michie Akama, considerei que seria uma excelente oportunidade de, através de uma experiência educacional do Colégio Pioneiro abordar de que forma a presença de um fundador desse um direção que mesmo transcorrido décadas manteve-se fiel aos seus principais objetivos.
Inicialmente o Projeto Memória seria integrado ao Projeto Pedagógico do ano e contaria com o trabalho da Assessoria Técnica integrando alunos e professores. Tudo corria muito bem, quando no meio do caminho surgiu uma pandemia!
O surgimento da pandemia exatamente quando os trabalhos iriam ser iniciados interrompeu toda e qualquer possibilidade de desenvolver a proposta inicial do Projeto Memória. A escola teve que se adaptar ao ensino remoto e a escola fechou. Os depoimentos que seriam feitos com diferentes personagens em especial os mais idosos tiveram que ser interrompidos. Ou seja, nada num primeiro momento puderam ser iniciados.
Com tais alterações, tanto abordagem quanto procedimentos metodológicos e técnicos tiveram que ser repensados e o Projeto Memória tomou uma outra direção. Esta muito mais tecnológica do que imaginávamos à principio e daí o surgimento deste site integrando o site da Fundação Michie Akama. A história do Colégio Pioneiro foi hospedado no que é hoje a Fundação Michie Akama, e mais uma vez a fundadora forneceu hospedagem e meios para que o Projeto de Memória se desse.
É óbvio que um trabalho com todos estes desafios, necessitaria de uma metodologia bem estruturada e robusta para propiciar alcançar todos objetivos que nós dispomos.
Apoiamos a utilização da Informação como base para gerar Conhecimento e Inovação nas empresas. Defendemos que a Memória Institucional possui um papel vital na valorização do Capital Intelectual, ajudando a consolidar a Identidade e a Imagem Organizacional. Além disso, ela deve ser vista como mais uma ferramenta de Gestão Estratégica que fortalece a Cultura Organizacional e promove a prática da Responsabilidade Histórica nas instituições.
Você precisa fazer login para comentar.