Assessoria Técnica Organização de Acervo e Vocabulário Controlado – IBGM

Cliente: IBGM – Instituto Brasileiro de Gemas & Metais Preciosos

Período: De Agosto/2018 Fevereiro/2019

Escopo: Assessoria Técnica para Organização de Acervo Bibliográfico e elaboração de um Vocabulário Controlado e Capacitação Técnica para analistas de inteligência.

Elaboração de Vocabulário Controlado a partir do sistema formado pelo conjunto de Banco de Dados. Tal sistema tem uma base de indicadores que serão atualizados e compartilhados com as entidades regionais.

O Vocabulário Controlado do Setor forneceu uma lista de termos que servem como um catálogo de terminologia padronizada da linguagem documentária do Sistema.

Permitiu organizar a linguagem do setor, relacionando os termos semanticamente, controlar sinônimos e facilitar a indexação e recuperação das informações.

O Vocabulário controlado faz parte da Implantação de um Núcleo de Inteligência Competitiva (NIC) para a Cadeia Produtiva de Gemas, Joias e Afins no IBGM. Tal Núcleo está circunscrito num contexto de convênio focado no Estado de São Paulo, e que possui como objetivo atender associados da IBGM e os associados dos sindicatos de São Paulo.

Os Banco de Dados que subsidiam a elaboração do Vocabulário controlado são:

  • Banco de Notícias
  • Banco de prestadores de serviço
  • Banco de instituições integrado ao CRM
  • Imagens
  • Legislação
  • Tributação
  • Eventos: relações de eventos nacionais e internacionais
  • Biblioteca virtual
  • Pesquisas produzidas pelo IBGM

É objetivo geral da Implantação Núcleo de Inteligência Competitiva gerenciar dados, informações e conhecimentos visando à disseminação ágil nos diferentes canais de comunicação do IBGM (portal institucional, portal Brazil Gems and Jewelry e redes sociais) e das entidades de classe do estado de São Paulo, bem como em eventos específicos com forte audiência de empresários da cadeia produtiva na região.

TAGS do Projeto: , , , , , , , , , , , , , ,

Organização de Acervo Científico do Hospital AC Camargo

Cliente: Hospital AC Camargo Cancer Center

Período: a partir de Outubro/2017

Escopo: A análise primária dos acervos existentes nos revelou potencialidades de extrema valia para a pesquisa e produção de conhecimento científico.

O tratamento técnico dos acervos científicos demandam uma série de ações, que vão desde análise geral da massa documental, sua identificação, interpretação, organização até sua disponibilização e acesso por meio de divulgação das informações contidas, nos documentos em diferentes suportes, sob sua custódia.

Dr. Humberto Torloni apresentando seu acervo à Assessora Técnica responsável Eliana Rezende

Alcance do Projeto:

O acervo chamado de científico é produto da guarda de registros iconográficos (fotografias, slides, negativos de vidro, negativos flexíveis, ilustrações científicas originais feitas em bico de pena) e registros textuais (MAPA com histórico do paciente, fichas catalográficas, livro de necropsias, livro de fotomacrografia, dentre outros registros) que estavam sob custódia do Dr. Humberto Torloni.

A documentação iconográfica apresenta-se em números aproximados da seguinte forma:

Diagnóstico de negativos de vidro para tratamento técnico

Massa documental textual:

Cruzamento de informações em diferentes suportes

O projeto em fase inicial de desenvolvimento, prevê a produção de diferentes produtos e sub-produtos e está divido em diferentes fases.

O valor e a complexidade de um projeto desta envergadura é, tratar tecnicamente a documentação para garantir a salvaguarda do patrimônio documental, ao mesmo tempo em que, dados são minerados e transformados em informação para produção de conhecimento. Tudo sem perder de vista questões relativas ao sigilo e o acesso de informações sensíveis.

No hospital organizado, o Serviço de Arquivo Médico e Estatística (SAME) é a chave do fornecimento exato de informações. Representa, como no organismo humano, o coração do hospital. Se os demais serviços funcionarem harmonicamente, ele será reflexo deste funcionamento. Trabalhará harmonicamente, sem problemas e demonstrará através de análise de dados estatísticos, que o hospital está servindo bem à coletividade.
O Serviço de Arquivo Médico e Estatística e o Prontuário Medico, são a razão de ser um do outro, pois se o tesouro não existe, não há necessidade de cofre. E o prontuário médico está para o serviço de arquivo médico e estatística, como o tesouro para o cofre.”

(Carvalho, Lourdes de Freitas. “Serviço de Arquivo Médico e Estatística de um Hospital”, São Paulo, Ed. da Universidade de São Paulo, 1973)

TAGS do Projeto: , , , , , , , , , , , , , ,

Implantação de Política de Gestão Documental no MASP – SP

Período: De Setembro/2016 a Dezembro/2017

Atividades:

Documentação a ser tratada
Organização de documentação textual
Organização de documentação textual em cada caixa


Ações e Entregas
:

  • Coordenação e Desenvolvimento de ações e rotinas para implantação de política de Gestão Documental aplicáveis às diferentes áreas do Museu
  • Acompanhamento de processos e validação de ferramentas para armazenamento, guarda e disponibilização de informação
  • Desenvolvimento e implantação de Política de Gestão Documental e Capacitação Técnica.
  • Elaboração de Normas e Procedimentos.
TAGS do Projeto: , , , , , , , , , , , , , ,

Informatização de Acervo da Comunicação Corporativa da Holding AMAGGI

Cliente: AMAGGI – Holding  composta por quatro grandes áreas de negócio – Commodities, Agro, Navegação e Energia – e atua na originação, comercialização de grãos e insumos; produção agrícola e de sementes de soja; operações portuárias, transporte fluvial e geração e comercialização de energia elétrica.

Período: Fevereiro a Junho de 2016

Desenvolvimento: A documentação mostrava-se assim distribuída:

Duração: 4 meses

O trabalho incluiu ações de:

  • Tratamento técnico documental (preservação e conservação de documentos)
  • Capacitação e formação de multiplicadores.
  • Elaboração de Manual de Procedimentos Técnicos
  • Elaboração de Vocabulário Controlado e Onomástico
  • Implementação e disponibilização de acervo via web e intranet

 

TAGS do Projeto: , , , , , , , , , , , , , , , , ,

Trajetória de Formação em Preservação e Conservação de Objetos Fotográficos

A carreira profissional como historiadora e especialista em Processos Fotográficos dos séculos XIX e XX teve início devido ao trabalho técnico de preservação e conservação de acervos que frequentemente incluíam objetos fotográficos.

Essa trajetória incluiu a experiência no Arquivo Fotográfico da Câmara Municipal de Lisboa como estagiária por 6 meses e que foi parte do doutorado defendido na UNICAMP.
Além disso, houve uma Bolsa de Aperfeiçoamento do CNPq no Museu Paulista da USP e uma Bolsa de Iniciação Científica do CNPq na PUC/SP.

A seguir, você poderá encontrar os detalhes dessa trajetória:


Identificação e Conservação de processos fotográficos dos séculos XIX no Arquivo Fotográfico da Câmara Municipal de Lisboa sob a supervisão de Luis Pavão.

Atividades envolvendo o trato com materiais e processos históricos e seus diferentes suportes: flexíveis, vidro, papel, metal, daguerreótipo, entre outros.

Experiência laboratorial de banhos de longa permanência e geração de negativos de segunda geração, com vistas à preservação e conservação de materiais fotográficos.

Digitalização e informatização dos espécimes fotográficos para inclusão em Banco de Dados Informatizado


Supervisão de indexação e alimentação de Base de Dados do Acervo Fotográfico do Centro de Memória da Unicamp (Universidade Estadual Paulista), com rotinas de pesquisa e criação de vocabulário controlado para disponibilização de informação a usuários.

Tratamento da documentação envolvendo conservação, restauro e estabilização de imagens em diferentes suportes, pertencentes a Coleção Secretaria de Agricultura, Indústria, Comércio e Obras Públicas do Estado de São Paulo. Coleção composta por 24 álbuns, que reúnem 2.866 fotografias tiradas entre 1896 e 1925 aproximadamente.

Além de atividades de orientação metodológica à bolsistas de Iniciação Científica

As atividades foram parte do processo de permuta pela formação obtida em Identificação, Preservação e Conservação de Documentos Fotográficos Históricos no Arquivo Fotográfico da Câmara Municipal de Lisboa – Portugal.


Bolsista de Aperfeiçoamento CNPq desenvolvendo projeto de pesquisa junto ao Museu Paulista/USP com trabalhos de levantamento de dados, registro de depoimentos orais, pesquisa documental, cadastramento informatizado e digitalização de imagens dentro do Projeto Projeto Banco de Dados Iconográficos do Museu Paulista / USP, Módulo de Iconografia Fotográfica: “Álbuns de Família”, sob a orientação do Profº Dr. Ulpiano Bezerra de Meneses


Bolsista da Fundação São Paulo atuando junto à Central de Documentação e Informação Casemiro dos Reis Filho (CEDIC) com atividades de levantamento de dados, pesquisa documental e registro de depoimentos orais para Projeto: Testemunho e Imagem, nas perspectivas de compreensão dos Movimentos Sociais” desdobramento do Projeto “Igreja e Movimentos Sociais: a atuação dos cristãos no Brasil República (1920-1980)”.


Bolsista CNPq de Iniciação Científica desenvolvendo Projeto de Pesquisa na instituição supra citada junto à Central de Documentação Casemiro dos Reis Filho (CEDIC) com atividades de levantamento de dados, pesquisa documental e registro de depoimentos orais, além de revisão para publicação de Guia de Pesquisa e Inventário no Projeto: Igreja e Movimentos Sociais: a atuação dos cristãos no Brasil República (1920-1980) , e mais tarde no seu desdobramento: “Testemunho e Imagem, nas perspectivas de compreensão dos Movimentos Sociais“.

Ambos com atividades de coleta de depoimentos para composição do Banco de História Oral da Universidade, sob a supervisão da Profª Drª Yara Maria Aun Khory.

TAGS de Projeto: , , , , , , , , , , , , , , , ,

Implantação de Gestão Documental na FUNDESTE/UNOCHAPECÓ

Cliente: FUNDESTE/UNOCHAPECÓ

Desenvolvimento: Responsável pela implantação da Gestão Documental em toda a Universidade e seus três campi.

Além de definir junto ao cliente diferentes estratégias, dentre as quais:

  • Apoio no levantamento e análise de atividades para elaboração e operacionalização de solução de gestão de documentos e informação
  • Mapeamento/desenho ou redesenho de processos e fluxo documental;
    Documentar fluxos de processo e documentos em tecnologias;
  • Automatização de processos;
  • Elaboração de diagnóstico situacional para solução de gestão de documentos;
  • Elaboração de plano de ação com propostas de atividades para operacionalização de política de gestão documental;
  • Mapeamento e análise de tipologias documentais gerados e recebidos referentes ao processo de trabalho e documentais;
  • Elaboração de instrumentos de gestão (Tabela de Temporalidade e Destinação, Plano de Classificação, Taxonomia, Vocabulário Controlado) e normativos (Política, Manuais, Procedimentos) para implantação de gestão de documentos e informação;
  • Elaboração de Manual de Gestão Documental
  • Preparação e execução de capacitações técnicas na área de gestão da informação;
  • Definição de planos de capacitação e formação junto aos diferentes Departamentos da Universidade, definindo-se estratégias junto aos mesmos com chefias, diretorias e coordenadores;
  • Capacitação e formação de multiplicadores;
  • Liderança de equipes interdisciplinares e transdisciplinares;

Divulgação na mídia:

Gestão Documental
Unochapecó inicia atividades de Gestão Documental

TAGS do Projeto: , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , ,

Informatização de Acervo CEOM/UNOCHAPECÓ

Assessoria e Consultoria Técnica Especializada em Gestão e Preservação Documental

Cliente: CEOM/UNOCHAPECÓ (Centro de Memória Regional do Oeste de Santa Catarina)

Desenvolvimento: A documentação mostrava-se assim distribuída:

Quantidade de documentos por suportes

Documentos Arqueológicos divididos entre Líticos e Cerâmicos

O Projeto foi desenvolvido entre os anos de 2006 e 2008.

O trabalho incluía funções de:

  • Elaboração de estratégias de capacitação e formação de toda a equipe técnica da Universidade
  • Tratamento técnico documental (preservação e conservação de documentos)
  • Capacitação e formação de multiplicadores.
  • Elaboração de Manual de Procedimentos Técnicos
  • Elaboração de Vocabulário Controlado
  • Liderança de equipes interdisciplinares e transdisciplinares.
  • Criação, implementação e disponibilização de acervo via web e local. 

Desenvolvimento do Projeto com capacitação técnica de bolsistas e técnicos do Centro de Documentação


TAGS DO POJETO:
, , , , , , , , , , , , , , , , , , , ,

Preservação e Conservação de Acervo da Comunicação Corporativa SERASA

Cliente: SERASA, São Paulo

Desenvolvimento:

  • Elaboração de Metodologia para Preservação e Conservação de acervo iconográfico e audiovisual da área de Comunicação Social
  • Realização de estudos para implantação de um Projeto de Memória Institucional, no espaço do Centro de Conhecimento SERASA, São Paulo.
  • Execução e aplicação de metodologia criada para o tratamento de documentação existente no Centro de Conhecimento da SERASA, São Paulo.
  • Coleta de Depoimento de antigos funcionários e primeiro Presidente

Números do acervo por suportes documentais:

E ainda, Fitas masters produzidas pela TV Ser Serasa, Objetos tridimensionais, Documentação textual (boletins, folders, folhetos, etc), Fitas k-7 = aproximadamente 100 fitas e Clipping = cerca de 18.000.

TAGS do Projeto: , , , , , , , , , , , , , , , , , , ,

Projetos de Memória Institucional desenvolvidos em diferentes instituições

Desenvolvimento:

  • Pesquisadora de Arquivo, com atuação junto a equipe responsável pela organização documental e Pesquisa Histórica do Projeto Memória Votorantim, comemorativo dos 85 anos da Empresa, sob a coordenação do Museu da Pessoa
  • O trabalho envolveu além de pesquisa e organização documental coleta de depoimentos e organização de exposições itinerantes.
  • Coleta de Depoimento de antigos funcionários.

Desenvolvimento:

  • Pesquisa, levantamento de fontes e coleta de depoimentos no Projeto de publicação do Livro Pinheiro Neto Advogados – 60 anos fornecendo subsídios para o escritor Inácio Loyola de Brandão, sob a coordenação do Museu da Pessoa
  • O trabalho envolveu além de pesquisa, levantamento documental, coleta de depoimentos do fundador do escritório e atuais diretores e sócios.

Cliente: Clube Esperia

Desenvolvimento:

  • Responsável pela organização de acervo histórico composto por objetos tridimensionais, museológicos, iconográficos, audiovisuais e textuais.
  • Organização de Exposições e Eventos
  • Atendimento a Comunicação Institucional e imprensa em geral

Cliente: Sadia S/A

Desenvolvimento:
A partir da documentação reunida para a publicação e comemorações do Projeto Sadia 50 anos, iniciou-se o trabalho de implantação e organização do Centro de Memória Sadia.

As atividades principais desenvolvidas foram:

  • Organização de documentação textual, iconográfica e audiovisual, além de objetos tridimensionais
  • Implantação de sistema de banco de dados e indexação dos materiais documentais
  • Elaboração de vocabulário controlado
  • Organização, preservação e conservação de materiais iconográficos (fotografias, slides)
  • Coleta de depoimentos de antigos funcionários
  • Apoio a área de Comunicação Institucional e Imprensa nacional e internacional
TAGS do Projeto: , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , ,