Projeto: Capacitação Técnica In Company: “Tratamento Técnico Documental aplicado à Memória Institucional e Centro de Memória” com oficina de preservação fotográfica
Objetivos da Capacitação: fornecer subsídios para que colaboradores sejam capazes de Gerir Informações Estratégicas de Centro de Documentação e/ou Memória, bem como tratá-lo tecnicamente, respeitando-se normas internacionais, e que ao mesmo tempo atenda de perto as demandas institucionais.
Forma de Contratação: Contratada por Inexigilidade de Licitação ou Notório Saber
Abrangência: O curso contou com 4hs técnicas divididas em aula teórica e pratica para até 30 funcionários das várias unidades dos Salesianos.
Ementa: A Trilha de aprendizagem definida contou com 2 módulos e duração de 4hs divididas em teoria e prática.
Módulo 1: Gestão de Informação voltada para Projeto de Memória Institucional
Módulo 2: Tratamento Técnico Documental e Políticas de Preservação e Conservação Documental para documentos analógicos e digitais
Projeto: Capacitação Técnica In Company: “Gestão Documental e Arquitetura de Informação aplicada à Projetos de Memória Institucional: da elaboração à divulgação”
Período: 11 a 17 de junho de 2016 com Oficinas prática com duração de 6h/dia
O projeto apresentado foi dividido em 3 módulos, que obedeceram a seguinte divisão de assuntos:
1 ) Gestão de Informação aplicada à Projetos de Memória Institucional
2 ) Finalidade de um Projeto de Memória Institucional em instituições públicas:
3 ) Os passos e as fases de um Projeto de Memória Institucional
AVALIAÇÃO: Acompanhamento da elaboração de um Projeto de Memória Institucional aplicado à Instituição.
Objetivos e produtos
1 ) Orientação para uma metodologia própria para a Justiça Eleitoral do Rio de Janeiro para construção, organização e disponibilização da memória institucional (dos documentos ao conhecimento e memória institucional).
A trilha forneceu: – Fundamentação teórica sobre memória institucional para instituições pública – estado da arte atual (com indicação de bibliografia de referência sobre o tema); – Objetivos e diretrizes; – Seleção e priorização de documentos e informações; – Organização, tratamento e priorização de documentos e informações; – Critérios para digitalização de documentos relacionados à memória institucional – requisitos da digitalização; – Critérios para taxonomia/classificação/indexação de documentos e informações relacionadas à memória institucional; – Construção do banco de dados e de base indexada de documentos e informações relacionados à memória institucional.
Produto: Metodologia para construção/levantamento/organização/disponibilização relacionadas à memória institucional.
2 ) Projeto para reestruturação da página dos Dados Históricos das Eleições do Rio de Janeiro
Contexto: reestruturação da página de dados históricos para contemplar informações históricas e atuais sobre eleições no Rio de Janeiro
Produto: 1 ) Metodologia para reestruturação da página de dados eleitorais 2 ) Proposta de Projeto para reestruturação da página de dados eleitorais
Forma de Contração: Contratada por Inexigibilidade de Concorrência ou Notório Saber
Projeto: Consultoria Técnica Especializada para implantação de Gestão Documental em todas as Secretarias e Órgãos do Município de Curitiba (Jan/2007 a Dez/2010)
Cliente: Prefeitura Municipal de Curitiba
Desenvolvimento: Contratação por Notório Saber.
A experiência incluiu:
Definição e estratégias de capacitação e formação de servidores de acordo com funções para cada uma das Secretarias de Governo junto aos níveis de Secretários, Diretores e Gerentes e em cumprimento de Plano de Governo.
Acompanhamento de 32 Secretarias e/ou Órgãos do Governo Municipal, 28.000 servidores, um volume documental de 450 milhões de documentos e cerca de 2.000.000 usuários/cidadãos.
Elaboração e/ou revisão de Tabelas de Temporalidade Documental
Elaboração e/ou revisão de Códigos de Classificação de Documentos
Elaboração de Manual de Gestão Documental
Criação e Capacitação de Comissão de Avaliação de Documentos (CAD) em cada uma das secretarias e órgãos.
Elaboração de Normas, Procedimentos publicados por meio de portarias, decretos e instruções normativas
Liderança de equipes técnicas, interdisciplinares e transdisciplinares.
Capacitação e formação de multiplicadores.
Um dos resultados obtidos foi a redução no tempo de atendimento por cidadão com a implantação da Gestão Documental no Município: de 40 dias (57.600 minutos) para 3 minutos. O que significa dizer que no mesmo período de tempo (40 dias) seriam atendidos 19.200 cidadãos (3 minutos cada).
Volume de atendimento ao cidadão após a implantação da Gestão Documental
Apoiamos a utilização da Informação como base para gerar Conhecimento e Inovação nas empresas. Defendemos que a Memória Institucional possui um papel vital na valorização do Capital Intelectual, ajudando a consolidar a Identidade e a Imagem Organizacional. Além disso, ela deve ser vista como mais uma ferramenta de Gestão Estratégica que fortalece a Cultura Organizacional e promove a prática da Responsabilidade Histórica nas instituições.