Evento da Escola Superior do Ministério Público da União, entre os dias 6 e 7 de Novembro de 2019, Brasília, DF.
O evento reuniu bibliotecários, historiadores, acadêmicos e profissionais da área de ciência da informação para debater temas que inovam e impactam a gestão da informação jurídica.
A programação contou com apresentação de artigos acadêmicos e palestras que abordaram temas como gestão do conhecimento, inovação em gestão da informação, gestão de acervos digitais, inteligência artificial, dados abertos, proteção de dados pessoais, segurança da informação, preservação da memória institucional, curadoria digital, ética da informação e perfil do profissional da informação.
Projeto: Design e Arquitetura de Informação para Projeto de Memória Michie Akama e criação de um Centro de Memória
Cliente: Centro Educacional Pioneiro e Fundação Michie Akama
Período: A partir de Fevereiro de 2020
Escopo: Assessoria Técnica de Gestão de Informação aplicada à Projetos de Memória Institucional e Implantação de Centros de Documentação e Memória.
Abrangência: Coleta de Depoimentos produção de conteúdos para alimentação de redes sociais, produção de material para utilização didática interdisciplinar e implantação de um Centro de Documentação e Memória. Ao mesmo tempo, estabelecer critérios para levantamento, organização e guarda de documentos em diferentes suportes para integrar Espaço de Memória.
Quando fui convidada a assessorar tecnicamente o Projeto Memória Michie Akama, considerei que seria uma excelente oportunidade de, através de uma experiência educacional do Colégio Pioneiro abordar de que forma a presença de um fundador desse um direção que mesmo transcorrido décadas manteve-se fiel aos seus principais objetivos.
Inicialmente o Projeto Memória seria integrado ao Projeto Pedagógico do ano e contaria com o trabalho da Assessoria Técnica integrando alunos e professores. Tudo corria muito bem, quando no meio do caminho surgiu uma pandemia!
O surgimento da pandemia exatamente quando os trabalhos iriam ser iniciados interrompeu toda e qualquer possibilidade de desenvolver a proposta inicial do Projeto Memória. A escola teve que se adaptar ao ensino remoto e a escola fechou. Os depoimentos que seriam feitos com diferentes personagens em especial os mais idosos tiveram que ser interrompidos. Ou seja, nada num primeiro momento puderam ser iniciados.
Com tais alterações, tanto abordagem quanto procedimentos metodológicos e técnicos tiveram que ser repensados e o Projeto Memória tomou uma outra direção. Esta muito mais tecnológica do que imaginávamos à principio e daí o surgimento deste site integrando o site da Fundação Michie Akama. A história do Colégio Pioneiro foi hospedado no que é hoje a Fundação Michie Akama, e mais uma vez a fundadora forneceu hospedagem e meios para que o Projeto de Memória se desse.
É óbvio que um trabalho com todos estes desafios, necessitaria de uma metodologia bem estruturada e robusta para propiciar alcançar todos objetivos que nós dispomos.
Projeto: Capacitação Técnica In Company “Gestão de Documentos Digitais para Administração Pública” para equipe do Ministério Público do Trabalho (MPT) em Brasília e em todas as regionais distribuídas por todo o território nacional. O formato utilizado foi presencial em Brasília e ao mesmo tempo via webconferência para as regionais por todo o território nacional.
Cliente: Ministério Público do Trabalho (MPT)
Forma de Contratação: Contratada por Inexigibilidade de Licitação ou Notório Saber
Período: 09 a 11 de Abril de 2019
Escopo e Desenvolvimento: Contratação por Notório Saber pelo MPT para capacitação com foco na gestão de preservação de documentos digitais.
Importância: A gestão documental em ambientes digitais e sua preservação digital devem ser uma preocupação dos produtores e detentores da informação e dos responsáveis por grandes acervos de documentos em arquivos digitais. Sejam eles em instituições públicas ou privadas.
Elaboração da Trilha de aprendizagem:
A Trilha de Aprendizagem foi distribuída em 20 horas e 3 módulos, assim definidos:
Trilha I – Gestão Documental aplicada à Preservação Digital
Trilha II – Como implantar Projeto de Gestão e Preservação Digital em uma Instituição
Trilha III – Aspectos Técnicos aplicáveis
As trilhas forneceram: – Fundamentação teórica e técnica Gestão Documental aplicada à Administração Pública e aspectos relacionados a Preservação Digital, Requisitos Funcionais e Repositórios Digitais Confiáveis (com indicação de bibliografia de referência sobre os temas); – Objetivos e diretrizes; – Seleção e priorização de documentos e informações; – Organização, tratamento e priorização de documentos e informações; – Metodologia Aplicável – Requisitos para estruturação de Projetos de Preservação Digital
Projeto: Assessoria Técnica e Capacitação In Company para Gestão de Informação para Projeto de Memória Institucional e de Centros de Documentação e Memória: da elaboração à divulgação para equipe do Ministério Público do Trabalho (MPT) em Brasília e em todas as regionais distribuídas por todo o território nacional.
O formato utilizado foi presencial em Brasilia e ao mesmo tempo via webconferência para as regionais por todo o território nacional.
Cliente: Ministério Público do Trabalho (MPT)
Forma de Contratação: Contratada por Inexigibilidade de Licitação ou Notório Saber
Período: 26 a 28 de Novembro de 2018
Escopo e Desenvolvimento: Contratação por Notório Saber pelo MPT para capacitação e orientação de implantação de Memoriais e Projetos de Memória Institucional
A Trilha de Aprendizagem foi distribuída em 20 horas e 3 módulos, assim definidos:
Finalidade de um Projeto de Memória Institucional em instituições públicas
Os passos e as fases de um Projeto de Memória Institucional
Como implantar Centros de Documentação e Memória
A trilha forneceu: – Fundamentação teórica sobre memória institucional para instituições pública – estado da arte atual (com indicação de bibliografia de referência sobre o tema); – Objetivos e diretrizes; – Seleção e priorização de documentos e informações; – Organização, tratamento e priorização de documentos e informações; – Metodologia para História Oral – Requisitos para estruturação de um Centro de Documentação e Memória.
Conferência: “Gestão e Gerenciamento de Documentação Acadêmica” dentro do I Simpósio de Acervo Acadêmico Digital de Instituições de Ensino Superior (IES).
O evento ocorreu em 21 de Novembro de 2018 no Museu da Escola Catarinense – Florianópolis – SC, com patrocínio da AMPESC (Associação de Mantenedoras Particulares de Ensino Superior do Estado de Santa Catarina) e INSC (Instituto de Competências)
Projeto: Capacitação Técnica In Company: “Projetos de implantação de Memória Institucional e de Centros de Documentação e Memória: da elaboração à divulgação”
Período: 08 a 10 de Agosto de 2017
A Trilha de Aprendizagem foi distribuída em 20 horas e 3 módulos, assim definidos:
Finalidade de um Projeto de Memória Institucional em instituições públicas
Os passos e as fases de um Projeto de Memória Institucional
Storytelling: Usos e aplicações para Projetos de Memória Institucional e Gestão de Conhecimento
Metodologia adotada:
Aulas expositivas, oficinas práticas, debates e acompanhamento para elaboração de um Projeto próprio para o TRE-BA desenvolvido pelos participantes.
Projeto: Consultoria e Assessoria Técnica em Gestão Documental para todas as diretorias e áreas do MASP Cliente: MASP – Museu de Arte de São Paulo Assis Chateaubriand
Período: De Setembro/2016 a Dezembro/2017
Atividades:
Ações e Entregas:
Coordenação e Desenvolvimento de ações e rotinas para implantação de política de Gestão Documental aplicáveis às diferentes áreas do Museu
Acompanhamento de processos e validação de ferramentas para armazenamento, guarda e disponibilização de informação
Desenvolvimento e implantação de Política de Gestão Documental e Capacitação Técnica.
Projeto: Capacitação Técnica In Company: “Gestão Documental e Arquitetura de Informação aplicada à Projetos de Memória Institucional: da elaboração à divulgação”
Período: 11 a 17 de junho de 2016 com Oficinas prática com duração de 6h/dia
O projeto apresentado foi dividido em 3 módulos, que obedeceram a seguinte divisão de assuntos:
1 ) Gestão de Informação aplicada à Projetos de Memória Institucional
2 ) Finalidade de um Projeto de Memória Institucional em instituições públicas:
3 ) Os passos e as fases de um Projeto de Memória Institucional
AVALIAÇÃO: Acompanhamento da elaboração de um Projeto de Memória Institucional aplicado à Instituição.
Objetivos e produtos
1 ) Orientação para uma metodologia própria para a Justiça Eleitoral do Rio de Janeiro para construção, organização e disponibilização da memória institucional (dos documentos ao conhecimento e memória institucional).
A trilha forneceu: – Fundamentação teórica sobre memória institucional para instituições pública – estado da arte atual (com indicação de bibliografia de referência sobre o tema); – Objetivos e diretrizes; – Seleção e priorização de documentos e informações; – Organização, tratamento e priorização de documentos e informações; – Critérios para digitalização de documentos relacionados à memória institucional – requisitos da digitalização; – Critérios para taxonomia/classificação/indexação de documentos e informações relacionadas à memória institucional; – Construção do banco de dados e de base indexada de documentos e informações relacionados à memória institucional.
Produto: Metodologia para construção/levantamento/organização/disponibilização relacionadas à memória institucional.
2 ) Projeto para reestruturação da página dos Dados Históricos das Eleições do Rio de Janeiro
Contexto: reestruturação da página de dados históricos para contemplar informações históricas e atuais sobre eleições no Rio de Janeiro
Produto: 1 ) Metodologia para reestruturação da página de dados eleitorais 2 ) Proposta de Projeto para reestruturação da página de dados eleitorais
Forma de Contração: Contratada por Inexigibilidade de Concorrência ou Notório Saber
Projeto: Assessoria Técnica e Capacitação para elaboração de Projetos de Memória Institucional e implantação de Centros de Documentação e Memória
Cliente: 26 Secretarias de Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Período: Maio e Junho de 2016
Escopo e Desenvolvimento: Contratação por Notório Saber pela Escola de Governo do Estado do Rio Grande do Sul para capacitação e orientação de implantação de Centro de Documentação e Memória em 26 Secretarias de Governo
A experiência incluiu:
Definição e estratégias de capacitação e formação de servidores para elaboração de Projetos de Memória Institucional e implantação de Centros de Documentação e Memória.
Capacitação
Acompanhamento para elaboração de Projetos e devidas considerações.
Abaixo todas as Secretarias/Órgãos envolvidos
Nos dias 17 e 25 de maio de 2016, aconteceram os encontros EaD programados do curso “Como Implantar Centros de Documentação e Memória” que foi ministrado à Secretaria de Governo do Estado de Rio Grande do Sul, através da Fundação de Desenvolvimento dos Recursos Humanos (FDRH) daquele estado. Abaixo os resultados obtidos na Pesquisa de Satisfação aplicada:
Apoiamos a utilização da Informação como base para gerar Conhecimento e Inovação nas empresas. Defendemos que a Memória Institucional possui um papel vital na valorização do Capital Intelectual, ajudando a consolidar a Identidade e a Imagem Organizacional. Além disso, ela deve ser vista como mais uma ferramenta de Gestão Estratégica que fortalece a Cultura Organizacional e promove a prática da Responsabilidade Histórica nas instituições.
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