Projeto: Assessoria Técnica e Capacitação In Company para Gestão de Informação para Projeto de Memória Institucional e de Centros de Documentação e Memória: da elaboração à divulgação para equipe do Ministério Público do Trabalho (MPT) em Brasília e em todas as regionais distribuídas por todo o território nacional.
O formato utilizado foi presencial em Brasilia e ao mesmo tempo via webconferência para as regionais por todo o território nacional.
Cliente: Ministério Público do Trabalho (MPT)
Forma de Contratação: Contratada por Inexigibilidade de Licitação ou Notório Saber
Período: 26 a 28 de Novembro de 2018
Escopo e Desenvolvimento: Contratação por Notório Saber pelo MPT para capacitação e orientação de implantação de Memoriais e Projetos de Memória Institucional
A Trilha de Aprendizagem foi distribuída em 20 horas e 3 módulos, assim definidos:
Finalidade de um Projeto de Memória Institucional em instituições públicas
Os passos e as fases de um Projeto de Memória Institucional
Como implantar Centros de Documentação e Memória
A trilha forneceu: – Fundamentação teórica sobre memória institucional para instituições pública – estado da arte atual (com indicação de bibliografia de referência sobre o tema); – Objetivos e diretrizes; – Seleção e priorização de documentos e informações; – Organização, tratamento e priorização de documentos e informações; – Metodologia para História Oral – Requisitos para estruturação de um Centro de Documentação e Memória.
Projeto: Capacitação Técnica In Company: “Projetos de implantação de Memória Institucional e de Centros de Documentação e Memória: da elaboração à divulgação”
Período: 08 a 10 de Agosto de 2017
A Trilha de Aprendizagem foi distribuída em 20 horas e 3 módulos, assim definidos:
Finalidade de um Projeto de Memória Institucional em instituições públicas
Os passos e as fases de um Projeto de Memória Institucional
Storytelling: Usos e aplicações para Projetos de Memória Institucional e Gestão de Conhecimento
Metodologia adotada:
Aulas expositivas, oficinas práticas, debates e acompanhamento para elaboração de um Projeto próprio para o TRE-BA desenvolvido pelos participantes.
Entre os dias 27 e 28 de julho de 2017, na Sede do Ministério Público do Estado de São Paulo (MPSP) ocorreu o VIII Encontro Nacional de Memoriais do Ministério Público com o objetivo de compartilhar informações e trocar experiências entre profissionais e instituições ligados às áreas de documentação e memória.
O evento procurou apresentar práticas e experiências atuais desenvolvidas em diferentes instituições e que interessam diretamente à centros de memória. Na ocasião ocorreram palestras proferidas por profissionais reconhecidos em diferentes áreas de conhecimento, dentre os quais tive a honra de ser a responsável pela Conferência de Abertura.
A Conferência foi intitulada: “Centros de Documentação e Memória: Espaços de Preservação e Salvaguarda de Patrimônio Documental e Identidade Institucional“, e que poder ser assistida em sua integra abaixo, tocou em aspectos práticos e metodológicos relacionados à Centros de Documentação e Memória, além de suas relações com a transparência administrativa, gestão documental, organização e acesso à informação com vistas à produção de conhecimento. Confira:
Projeto: Capacitação de servidores ministrando o Curso: “Projetos de Memória Institucional: do Planejamento à Divulgação na Web 2.0“. Cliente: Tribunal Regional Eleitoral de Minas Gerais (TRE/MG)
Apoiamos a utilização da Informação como base para gerar Conhecimento e Inovação nas empresas. Defendemos que a Memória Institucional possui um papel vital na valorização do Capital Intelectual, ajudando a consolidar a Identidade e a Imagem Organizacional. Além disso, ela deve ser vista como mais uma ferramenta de Gestão Estratégica que fortalece a Cultura Organizacional e promove a prática da Responsabilidade Histórica nas instituições.
Você precisa fazer login para comentar.