Projeto: Assessoria Técnica e Consultoria para Informatização de Acervo Documental, Iconográfico, Audiovisual e Tridimensional da Comunicação Corporativa da Holding AMAGGI, com vistas à implantação de um Centro de Memória para a instituição.
Cliente:AMAGGI – Holding composta por quatro grandes áreas de negócio – Commodities, Agro, Navegação e Energia – e atua na originação, comercialização de grãos e insumos; produção agrícola e de sementes de soja; operações portuárias, transporte fluvial e geração e comercialização de energia elétrica.
Período: Fevereiro a Junho de 2016
Desenvolvimento: A documentação mostrava-se assim distribuída:
Duração: 4 meses
O trabalho incluiu ações de:
Tratamento técnico documental (preservação e conservação de documentos)
Capacitação e formação de multiplicadores.
Elaboração de Manual de Procedimentos Técnicos
Elaboração de Vocabulário Controlado e Onomástico
Implementação e disponibilização de acervo via web e intranet
Projeto: Assessoria Técnica e Gestão do Projeto de Preservação e Conservação de Acervo iconográfico, audiovisual e tridimensional da Comunicação Corporativa SERASA
Cliente: SERASA, São Paulo
Desenvolvimento:
Elaboração de Metodologia para Preservação e Conservação de acervo iconográfico e audiovisual da área de Comunicação Social
Realização de estudos para implantação de um Projeto de Memória Institucional, no espaço do Centro de Conhecimento SERASA, São Paulo.
Execução e aplicação de metodologia criada para o tratamento de documentação existente no Centro de Conhecimento da SERASA, São Paulo.
Coleta de Depoimento de antigos funcionários e primeiro Presidente
Números do acervo por suportes documentais:
E ainda, Fitas masters produzidas pela TV Ser Serasa, Objetos tridimensionais, Documentação textual (boletins, folders, folhetos, etc), Fitas k-7 = aproximadamente 100 fitas e Clipping = cerca de 18.000.
Apoiamos a utilização da Informação como base para gerar Conhecimento e Inovação nas empresas. Defendemos que a Memória Institucional possui um papel vital na valorização do Capital Intelectual, ajudando a consolidar a Identidade e a Imagem Organizacional. Além disso, ela deve ser vista como mais uma ferramenta de Gestão Estratégica que fortalece a Cultura Organizacional e promove a prática da Responsabilidade Histórica nas instituições.