Projeto: Consultoria e Assessoria Técnica em Gestão Documental para todas as diretorias e áreas do MASP Cliente: MASP – Museu de Arte de São Paulo Assis Chateaubriand
Período: De Setembro/2016 a Dezembro/2017
Atividades:
Ações e Entregas:
Coordenação e Desenvolvimento de ações e rotinas para implantação de política de Gestão Documental aplicáveis às diferentes áreas do Museu
Acompanhamento de processos e validação de ferramentas para armazenamento, guarda e disponibilização de informação
Desenvolvimento e implantação de Política de Gestão Documental e Capacitação Técnica.
Projeto: Capacitação Técnica In Company: “Gestão Documental e Arquitetura de Informação aplicada à Projetos de Memória Institucional: da elaboração à divulgação”
Período: 11 a 17 de junho de 2016 com Oficinas prática com duração de 6h/dia
O projeto apresentado foi dividido em 3 módulos, que obedeceram a seguinte divisão de assuntos:
1 ) Gestão de Informação aplicada à Projetos de Memória Institucional
2 ) Finalidade de um Projeto de Memória Institucional em instituições públicas:
3 ) Os passos e as fases de um Projeto de Memória Institucional
AVALIAÇÃO: Acompanhamento da elaboração de um Projeto de Memória Institucional aplicado à Instituição.
Objetivos e produtos
1 ) Orientação para uma metodologia própria para a Justiça Eleitoral do Rio de Janeiro para construção, organização e disponibilização da memória institucional (dos documentos ao conhecimento e memória institucional).
A trilha forneceu: – Fundamentação teórica sobre memória institucional para instituições pública – estado da arte atual (com indicação de bibliografia de referência sobre o tema); – Objetivos e diretrizes; – Seleção e priorização de documentos e informações; – Organização, tratamento e priorização de documentos e informações; – Critérios para digitalização de documentos relacionados à memória institucional – requisitos da digitalização; – Critérios para taxonomia/classificação/indexação de documentos e informações relacionadas à memória institucional; – Construção do banco de dados e de base indexada de documentos e informações relacionados à memória institucional.
Produto: Metodologia para construção/levantamento/organização/disponibilização relacionadas à memória institucional.
2 ) Projeto para reestruturação da página dos Dados Históricos das Eleições do Rio de Janeiro
Contexto: reestruturação da página de dados históricos para contemplar informações históricas e atuais sobre eleições no Rio de Janeiro
Produto: 1 ) Metodologia para reestruturação da página de dados eleitorais 2 ) Proposta de Projeto para reestruturação da página de dados eleitorais
Forma de Contração: Contratada por Inexigibilidade de Concorrência ou Notório Saber
Projeto: Conferencista no 2º Seminário Internacional sobre Gestión de Información y Transparencia – México
Nos últimos dias de Novembro de 2014 tive o privilégio de representar o Brasil no 2º Seminário Internacional sobre Gestión de Información y Transparencia, sediado pelo IFAI (Instituto Federal de Acceso a la Información y Protección de Datos) – DF – México, a convite do mesmo. Conferência intitulada: “Gestão Documental: transparência e racionalidade às Administrações“.
Uma experiência agradabilíssima e que serviu para demonstrar que o tema de fato tem movimentado diferentes países e políticas publicas com alcances e abrangências diversas. Daí a riqueza e importância de um evento como este.
Com representantes ibero-americanos, o Seminário Internacional teve como principal objetivo trocar experiências entre profissionais empenhados, nos seus respectivos países, no tratamento da informação com a finalidade de garantir acesso e preservação à mesma. Além disso, e num trabalho intimamente relacionado está o fortalecimento da Memória Institucional.
No universo institucional, muitos confundem soluções de ECM/GED como sendo Gestão Documental, o que gera uma série de problemas. Gestão Documental possui um universo muito mais abrangente do que a mera definição de uma solução tecnológica! Foi exatamente em torno desta que fiz minha exposição.
O Seminário foi profícuo neste sentido e mostrou como diferentes profissionais, em seus âmbitos de atuação, vêm cuidando, tratando e normatizando princípios em relação à Gestão Documental. Além disso, buscou apresentar diferentes modelos aplicáveis à Gestão Documental e como os mesmos se relacionam com políticas com vistas ao Governo Aberto.
Com uma intensa agenda de dois dias inteiros mostrou de forma bastante consistente o que os países Ibero-americanos vêm realizando no âmbito da Gestão da Informação e o acesso. São políticas diversas, que adequam-se à universos diversos, mas ao mesmo tempo demonstram como uma grande gama de princípios norteadores pautam trabalhos e iniciativas, e em boa parte das vezes com muito bons resultados.
Como forma de demonstrar isso, apresento a página com a Programação Geral do evento, que você pode acessar clicando aqui, onde terá informações sobre o objetivo do evento e maiores informações sobre a instituição acolhedora: IFAI (Instituto Federal de Acceso a la Información y Protección de Datos – México)
Para que o evento possa ser apreciado em sua totalidade, ao mesmo tempo mostrando o alcance das conferências e mesas, a seguir disponibilizo o link de cada uma das exposições. Considero que isso agregará muito valor e interesse à diferentes profissionais na área de Informação. Clicando aqui você poderá acessar a programação do evento e as versões estenográficas de cada uma das apresentações, inclusive a minha.
Além disso, disponibilizo o post que foi base para uma das minhas apresentações, intitulada “Gestão Documental: transparência e racionalidade às Administrações”, clicando aqui.
Conto que seja de grande proveito a todos e que possa servir de inspiração para iniciativas locais regionais e nacionais, já que vem sendo perseguido pelos diferentes países convidados.
Palestrantes convidados dos 10 países em foto de encerramento do evento
Projeto: Assessoria Técnica/Gestão Estratégica para a Área de Gestão Documental, com exercício no Gabinete do Secretário da Secretaria de Estado de Infraestrutura e Logística (SEIL) do Paraná.
Cliente: Secretaria de Estado de Infraestrutura e Logística do Paraná
Desenvolvimento: Nomeada como Assessora de Gabinete entre o período de 1º de Março de 2013 a 30 de Dezembro de 2014 para:
Estabelecimento de normas, procedimentos e capacitações junto à Secretaria e órgãos vinculados (Departamento de Estradas e Rodagem – DER, Portos de Paranaguá e Antonina, Paraná Edificações – PRED e Secretaria de Infraestrutura e Logística – SEIL) com o objetivo de otimizar acesso e tramitação de documentos e informação.
Definições de política de preservação digital e ambientes para fluxo documental.
Entrevista de Eliana Rezende, responsable de la gestión documental de la Secretaría de Infraestructura y Logística del Estado de Paraná (Brasil) ao Blog “Lo que viene siendo una documentalista” – Blog sobre documentación, bibliotecas, archivos, libros, recursos educativos y fomento a la lectura
Apoiamos a utilização da Informação como base para gerar Conhecimento e Inovação nas empresas. Defendemos que a Memória Institucional possui um papel vital na valorização do Capital Intelectual, ajudando a consolidar a Identidade e a Imagem Organizacional. Além disso, ela deve ser vista como mais uma ferramenta de Gestão Estratégica que fortalece a Cultura Organizacional e promove a prática da Responsabilidade Histórica nas instituições.