Projeto: Assessoria Técnica e Consultoria para Informatização de Acervo Documental, Iconográfico, Audiovisual e Tridimensional da Comunicação Corporativa da Holding AMAGGI, com vistas à implantação de um Centro de Memória para a instituição.
Cliente:AMAGGI – Holding composta por quatro grandes áreas de negócio – Commodities, Agro, Navegação e Energia – e atua na originação, comercialização de grãos e insumos; produção agrícola e de sementes de soja; operações portuárias, transporte fluvial e geração e comercialização de energia elétrica.
Período: Fevereiro a Junho de 2016
Desenvolvimento: A documentação mostrava-se assim distribuída:
Duração: 4 meses
O trabalho incluiu ações de:
Tratamento técnico documental (preservação e conservação de documentos)
Capacitação e formação de multiplicadores.
Elaboração de Manual de Procedimentos Técnicos
Elaboração de Vocabulário Controlado e Onomástico
Implementação e disponibilização de acervo via web e intranet
Projeto: Assessoria Técnica/Gestão Estratégica para a Área de Gestão Documental, com exercício no Gabinete do Secretário da Secretaria de Estado de Infraestrutura e Logística (SEIL) do Paraná.
Cliente: Secretaria de Estado de Infraestrutura e Logística do Paraná
Desenvolvimento: Nomeada como Assessora de Gabinete entre o período de 1º de Março de 2013 a 30 de Dezembro de 2014 para:
Estabelecimento de normas, procedimentos e capacitações junto à Secretaria e órgãos vinculados (Departamento de Estradas e Rodagem – DER, Portos de Paranaguá e Antonina, Paraná Edificações – PRED e Secretaria de Infraestrutura e Logística – SEIL) com o objetivo de otimizar acesso e tramitação de documentos e informação.
Definições de política de preservação digital e ambientes para fluxo documental.
Entrevista de Eliana Rezende, responsable de la gestión documental de la Secretaría de Infraestructura y Logística del Estado de Paraná (Brasil) ao Blog “Lo que viene siendo una documentalista” – Blog sobre documentación, bibliotecas, archivos, libros, recursos educativos y fomento a la lectura
Desenvolvimento: Responsável pela implantação da Gestão Documental em toda a Universidade e seus três campi.
Além de definir junto ao cliente diferentes estratégias, dentre as quais:
Apoio no levantamento e análise de atividades para elaboração e operacionalização de solução de gestão de documentos e informação
Mapeamento/desenho ou redesenho de processos e fluxo documental; Documentar fluxos de processo e documentos em tecnologias;
Automatização de processos;
Elaboração de diagnóstico situacional para solução de gestão de documentos;
Elaboração de plano de ação com propostas de atividades para operacionalização de política de gestão documental;
Mapeamento e análise de tipologias documentais gerados e recebidos referentes ao processo de trabalho e documentais;
Elaboração de instrumentos de gestão (Tabela de Temporalidade e Destinação, Plano de Classificação, Taxonomia, Vocabulário Controlado) e normativos (Política, Manuais, Procedimentos) para implantação de gestão de documentos e informação;
Elaboração de Manual de Gestão Documental
Preparação e execução de capacitações técnicas na área de gestão da informação;
Definição de planos de capacitação e formação junto aos diferentes Departamentos da Universidade, definindo-se estratégias junto aos mesmos com chefias, diretorias e coordenadores;
Capacitação e formação de multiplicadores;
Liderança de equipes interdisciplinares e transdisciplinares;
Projeto: Consultoria Técnica Especializada para implantação de Gestão Documental em todas as Secretarias e Órgãos do Município de Curitiba (Jan/2007 a Dez/2010)
Cliente: Prefeitura Municipal de Curitiba
Desenvolvimento: Contratação por Notório Saber.
A experiência incluiu:
Definição e estratégias de capacitação e formação de servidores de acordo com funções para cada uma das Secretarias de Governo junto aos níveis de Secretários, Diretores e Gerentes e em cumprimento de Plano de Governo.
Acompanhamento de 32 Secretarias e/ou Órgãos do Governo Municipal, 28.000 servidores, um volume documental de 450 milhões de documentos e cerca de 2.000.000 usuários/cidadãos.
Elaboração e/ou revisão de Tabelas de Temporalidade Documental
Elaboração e/ou revisão de Códigos de Classificação de Documentos
Elaboração de Manual de Gestão Documental
Criação e Capacitação de Comissão de Avaliação de Documentos (CAD) em cada uma das secretarias e órgãos.
Elaboração de Normas, Procedimentos publicados por meio de portarias, decretos e instruções normativas
Liderança de equipes técnicas, interdisciplinares e transdisciplinares.
Capacitação e formação de multiplicadores.
Um dos resultados obtidos foi a redução no tempo de atendimento por cidadão com a implantação da Gestão Documental no Município: de 40 dias (57.600 minutos) para 3 minutos. O que significa dizer que no mesmo período de tempo (40 dias) seriam atendidos 19.200 cidadãos (3 minutos cada).
Volume de atendimento ao cidadão após a implantação da Gestão Documental
Apoiamos a utilização da Informação como base para gerar Conhecimento e Inovação nas empresas. Defendemos que a Memória Institucional possui um papel vital na valorização do Capital Intelectual, ajudando a consolidar a Identidade e a Imagem Organizacional. Além disso, ela deve ser vista como mais uma ferramenta de Gestão Estratégica que fortalece a Cultura Organizacional e promove a prática da Responsabilidade Histórica nas instituições.