Gestão Documental aplicada à Acervos Públicos: do trâmite à destinação final – TRE-PE

Objetivos da Capacitação: Fornecer aos servidores subsídios normativos e metodológicos para a elaboração e/ou atualização de Tabelas de Temporalidade e sua aplicação, tratando da documentação analógica e digital de acordo com a legislação vigente. Além disso, definir de forma correta prazos prescricionais e atividades de avaliação, eliminação ou guarda permanente.

Forma de Contratação: Contratada por Inexigilidade de Licitação ou Notório Saber.

Abrangência: Servidores do TRE/PE envolvidos nos trabalhos de Gestão Documental.
O curso foi ministrado em formato assíncrono e ao vivo, com duração de 12hs.

A Trilha de Aprendizagem oferecida e decidida com a equipe solicitante do Tribunal definiu os seguintes módulos e suas subdivisões:

Módulo 1: Gestão Documental aplicada à documentos físicos e digitais

Módulo 2: Como implantar Projeto de Gestão e Preservação Documental em uma Instituição

Módulo 3: Avaliação e Eliminação de Documentos Públicos: Aplicação

Módulo 4: Acervos de Guarda Permanente

Data: Outubro de 2023

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Gestão Documental aplicada à Memória Institucional – TST

Objetivos da Capacitação: Fornecer subsídios aos servidores para que sejam capazes de gerir e zelar pelas informações produzidas no cumprindo de suas funções, e que ao cabo possam extrair das mesmas seu potencial de serem utilizadas como recursos estratégicos – a partir de aplicação de normas e procedimentos oriundos do uso e aplicação da Gestão Documental no ambiente institucional.

Forma de Contratação: Contratada por Inexigilidade de Licitação ou Notório Saber

Abrangência: Capacitação de até 30 servidores em aulas ao vivo e assíncronas, com membros de todo o Brasil atuantes nas áreas de Gestão Documental e Memória Institucional.
Carga Horária: 16hs
A Trilha de Aprendizagem proposta foi dividida em três módulos, distribuídos como segue abaixo e sob os quais diferentes temas relacionados foram abordados:

Módulo 1: Gestão Documental aplicada à Preservação Digital

Módulo 2: Como implantar Projeto de Gestão e Preservação Digital em uma Instituição

Módulo 3: Aspectos Técnicos aplicáveis: segurança, sigilo, acesso, repositórios confiáveis.

Data: Novembro de 2022

Metodologias e Aplicações para História Oral – APEXBRASIL

Objetivos da Capacitação: Fornecer subsídios teórico-metodológicos assentados nas áreas de Gestão de Informação, Gestão do Conhecimento e Memória Institucional para a utilização de técnicas de História Oral aplicadas à valorização do Capital Intelectual da organização

Forma de Contração: Contratada por Inexigibilidade de Concorrência ou Notório Saber

Abrangência: O curso oferecido como capacitação para a todos os interessados no tema e que se encontram em agências espalhadas por todo o país e mundo. Por estarmos em meio à pandemia, o formato foi adequado à aplicativos que posteriormente de popularizaram e possibilitaram como foi o caso, ter pessoas em diversas partes do mundo.
A Trilha proposta foi composta por 6 módulos em formato de webconferência e duração de 20 hs e que abrangeu os seguintes assuntos:

Módulo 1: O Universo da Gestão Documental aplicada à Memória Institucional: de Arquivos à Memória

Módulo 2: Os passos e as fases de um Projeto de Memória Institucional

Módulo 3: Metodologia para Pesquisa de Documentação Histórica com fins institucionais

Módulo 4: História Oral – Metodologias, Práticas e Usos em Projetos de Memória Institucional e Comunicação

Módulo 5: A importância da Informação Estruturada para Portais Institucionais

Módulo 6: Design de Informação para Portais Institucionais

Período: Agosto e Setembro de 2021

Tela de Aplicativo utilizado para ministrar a Capacitação

Avaliação do curso

Veja os depoimentos dos participantes

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Gestão de Informação para Projeto de Memória Institucional MPF

Objetivo: O curso visou fornecer subsídios para que colaboradores dos diferentes órgãos da função pública sejam capazes de estruturar e implantar um Centro de Documentação e Memória, a partir de trabalho de Gestão de Informação.

Alcance: O curso intitulado “Tratamento Técnico Documental para Centros de Documentação e Memória em Instituições Públicas” foi distribuído por 4 módulos e16hs de duração que buscaram abordar os temas

Módulo 1: Gestão de Informação voltada para Projeto de Memória Institucional em instituições públicas

Módulo 2: Os passos e as fases de um Projeto de Memória Institucional

Módulo 3: Storytelling: Usos e aplicações para Projetos de Memória Institucional e Gestão de Conhecimento

Módulo 4: Tratamento Técnico Documental e Políticas de Preservação e Conservação Documental para documentos analógicos e digitais

Período: Novembro e Dezembro de 2020

Depoimento dos participantes

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Capacitação Técnica Gestão de Documentos Digitais para MPT

Cliente: Ministério Público do Trabalho (MPT)

Forma de Contratação: Contratada por Inexigibilidade de Licitação ou Notório Saber

Período: 09 a 11 de Abril de 2019

Escopo e Desenvolvimento:
Contratação por Notório Saber pelo MPT para capacitação com foco na gestão de preservação de documentos digitais.

Importância: A gestão documental em ambientes digitais e sua preservação digital devem ser uma preocupação dos produtores e detentores da informação e dos responsáveis por grandes acervos de documentos em arquivos digitais. Sejam eles em instituições públicas ou privadas.

Projeto: Capacitação Técnica In Company "Gestão de Documentos Digitais para Administração Pública" para equipe do Ministério Público do Trabalho (MPT) em Brasília e em todas as regionais distribuídas por todo o território nacional.
O formato utilizado foi presencial em Brasília e ao mesmo tempo via webconferência para as regionais por todo o território nacional.

Elaboração da Trilha de aprendizagem:

A Trilha de Aprendizagem foi distribuída em 20 horas e 3 módulos, assim definidos:

Trilha I – Gestão Documental aplicada à Preservação Digital

Trilha II – Como implantar Projeto de Gestão e Preservação Digital em uma Instituição

Trilha III – Aspectos Técnicos aplicáveis

  • As trilhas forneceram:
    – Fundamentação teórica e técnica Gestão Documental aplicada à Administração Pública e aspectos relacionados a Preservação Digital, Requisitos Funcionais e Repositórios Digitais Confiáveis (com indicação de bibliografia de referência sobre os temas);
    – Objetivos e diretrizes;
    – Seleção e priorização de documentos e informações;
    – Organização, tratamento e priorização de documentos e informações;
    – Metodologia Aplicável
    – Requisitos para estruturação de Projetos de Preservação Digital 
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Projetos de Memória Institucional desenvolvidos em diferentes instituições

Desenvolvimento:

  • Pesquisadora de Arquivo, com atuação junto a equipe responsável pela organização documental e Pesquisa Histórica do Projeto Memória Votorantim, comemorativo dos 85 anos da Empresa, sob a coordenação do Museu da Pessoa
  • O trabalho envolveu além de pesquisa e organização documental coleta de depoimentos e organização de exposições itinerantes.
  • Coleta de Depoimento de antigos funcionários.

Desenvolvimento:

  • Pesquisa, levantamento de fontes e coleta de depoimentos no Projeto de publicação do Livro Pinheiro Neto Advogados – 60 anos fornecendo subsídios para o escritor Inácio Loyola de Brandão, sob a coordenação do Museu da Pessoa
  • O trabalho envolveu além de pesquisa, levantamento documental, coleta de depoimentos do fundador do escritório e atuais diretores e sócios.

Cliente: Clube Esperia

Desenvolvimento:

  • Responsável pela organização de acervo histórico composto por objetos tridimensionais, museológicos, iconográficos, audiovisuais e textuais.
  • Organização de Exposições e Eventos
  • Atendimento a Comunicação Institucional e imprensa em geral

Cliente: Sadia S/A

Desenvolvimento:
A partir da documentação reunida para a publicação e comemorações do Projeto Sadia 50 anos, iniciou-se o trabalho de implantação e organização do Centro de Memória Sadia.

As atividades principais desenvolvidas foram:

  • Organização de documentação textual, iconográfica e audiovisual, além de objetos tridimensionais
  • Implantação de sistema de banco de dados e indexação dos materiais documentais
  • Elaboração de vocabulário controlado
  • Organização, preservação e conservação de materiais iconográficos (fotografias, slides)
  • Coleta de depoimentos de antigos funcionários
  • Apoio a área de Comunicação Institucional e Imprensa nacional e internacional
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