Projeto: Capacitação Técnica In Company de Curso “Gestão Documental aplicada à Acervos Públicos: do trâmite à destinação final” ministrado à servidores do TRE/PE (Tribunal Regional Eleitoral de Pernambuco)
Objetivos da Capacitação: Fornecer aos servidores subsídios normativos e metodológicos para a elaboração e/ou atualização de Tabelas de Temporalidade e sua aplicação, tratando da documentação analógica e digital de acordo com a legislação vigente. Além disso, definir de forma correta prazos prescricionais e atividades de avaliação, eliminação ou guarda permanente.
Forma de Contratação: Contratada por Inexigilidade de Licitação ou Notório Saber.
Abrangência: Servidores do TRE/PE envolvidos nos trabalhos de Gestão Documental. O curso foi ministrado em formato assíncrono e ao vivo, com duração de 12hs.
A Trilha de Aprendizagem oferecida e decidida com a equipe solicitante do Tribunal definiu os seguintes módulos e suas subdivisões:
Módulo 1: Gestão Documental aplicada à documentos físicos e digitais
Módulo 2: Como implantar Projeto de Gestão e Preservação Documental em uma Instituição
Módulo 3: Avaliação e Eliminação de Documentos Públicos: Aplicação
Projeto: Capacitação Técnica In Company do Curso Gestão Estratégica de Informação e Tratamento Técnico Documental aplicado à Memória Institucional TST (Tribunal Superior do Trabalho)
Objetivos da Capacitação: Fornecer subsídios aos servidores para que sejam capazes de gerir e zelar pelas informações produzidas no cumprindo de suas funções, e que ao cabo possam extrair das mesmas seu potencial de serem utilizadas como recursos estratégicos – a partir de aplicação de normas e procedimentos oriundos do uso e aplicação da Gestão Documental no ambiente institucional.
Forma de Contratação: Contratada por Inexigilidade de Licitação ou Notório Saber
Abrangência: Capacitação de até 30 servidores em aulas ao vivo e assíncronas, com membros de todo o Brasil atuantes nas áreas de Gestão Documental e Memória Institucional. Carga Horária: 16hs A Trilha de Aprendizagem proposta foi dividida em três módulos, distribuídos como segue abaixo e sob os quais diferentes temas relacionados foram abordados:
Módulo 1: Gestão Documental aplicada à Preservação Digital
Módulo 2: Como implantar Projeto de Gestão e Preservação Digital em uma Instituição
Projeto: Capacitação Técnica In Company: “Tratamento Técnico Documental aplicado à Memória Institucional e Centro de Memória” com oficina de preservação fotográfica
Objetivos da Capacitação: fornecer subsídios para que colaboradores sejam capazes de Gerir Informações Estratégicas de Centro de Documentação e/ou Memória, bem como tratá-lo tecnicamente, respeitando-se normas internacionais, e que ao mesmo tempo atenda de perto as demandas institucionais.
Forma de Contratação: Contratada por Inexigilidade de Licitação ou Notório Saber
Abrangência: O curso contou com 4hs técnicas divididas em aula teórica e pratica para até 30 funcionários das várias unidades dos Salesianos.
Ementa: A Trilha de aprendizagem definida contou com 2 módulos e duração de 4hs divididas em teoria e prática.
Módulo 1: Gestão de Informação voltada para Projeto de Memória Institucional
Módulo 2: Tratamento Técnico Documental e Políticas de Preservação e Conservação Documental para documentos analógicos e digitais
Projeto: Capacitação Técnica In Company “Gestão Estratégica de Informação e Tratamento Técnico Documental aplicado à Memória Institucional e Centros de Documentação e/ou Memória: da elaboração à divulgação” para o Tribunal Regional Federal da 1ª Região – TRF1
Objetivos da Capacitação: Fornecer subsídios para que os servidores sejam capazes de Gerir Informações Estratégicas de Centro de Documentação e/ou Memória, bem como tratá-lo tecnicamente.
Forma de Contratação: Contratada por Inexigilidade de Licitação ou Notório Saber
Abrangência: O curso oferecido como capacitação para a todos os interessados no tema e que se encontram locados por todo o país. Por estarmos em meio à pandemia, o formato foi adequado à aplicativos que posteriormente de popularizaram e possibilitaram como foi o caso, ter pessoas em diversas partes do mundo. A Trilha proposta foi composta por 3 módulos em formato de webconferência e duração total de 12 hs e que abrangeu os seguintes assuntos:
Módulo 1: Gestão de Informação voltada para Projeto de Memória Institucional em instituições públicas
Módulo 2: Os passos e as fases de um Projeto de Memória Institucional
Módulo 3: Tratamento Técnico Documental e Políticas de Preservação e Conservação Documental para documentos analógicos e digitais
Projeto: Capacitação Técnica In Company Curadoria de Conteúdos e suas aplicações para a Gestão de Informação Estratégica para Conselho Administrativo de Defesa Econômica (CADE), Autarquia Federal brasileira, vinculada ao Ministério da Justiça e Segurança Pública
Objetivos da Capacitação: Fornecer aos participantes elementos teóricos e metodológicos para estruturação de um plano de Curadoria de Conteúdos e suas formas de aplicação à Gestão de Informação Estratégica
Forma de Contratação: Contratada por Inexigilidade de Licitação ou Notório Saber
Abrangência: O curso oferecido como capacitação para a todos os interessados no tema e que se encontram locados por todo o país. Por estarmos em meio à pandemia, o formato foi adequado à aplicativos que posteriormente de popularizaram e possibilitaram como foi o caso, ter pessoas em diversas partes do mundo. A Trilha proposta foi composta por 8 módulos em formato de webconferência e duração de 20 hs e que abrangeu os seguintes assuntos:
Módulo 1: O Universo da Gestão Documental aplicada à Memória Institucional e como recurso gerencial: de Arquivos à Memória
Módulo 2: Os passos e as fases de um Projeto de Memória Institucional
Módulo 3: O papel da Curadoria de Conteúdos para circulação de Informação dentro e fora da instituição
Módulo 4: História Oral e Storytteling: Metodologias, Práticas e Usos em Projetos de Memória Institucional e Comunicação
Módulo 5: A importância da Informação Estruturada para Portais Institucionais
Módulo 6: Design de Informação para Portais Institucionais
Módulo 7: As relações entre Memória Institucional e Planejamento Estratégico
Módulo 8: A Preservação Digital aplicada à Gestão da Informação
Projeto: Capacitação Técnica In Company “Gestão de Informação para Projeto de Memória Institucional e de Centros de Documentação e Memória – da elaboração à divulgação” ministrado à Procuradoria Regional da República da 2ª Região (PRR2-RJ)
Objetivo: O curso visou fornecer subsídios para que colaboradores dos diferentes órgãos da função pública sejam capazes de estruturar e implantar um Centro de Documentação e Memória, a partir de trabalho de Gestão de Informação.
Alcance: O curso intitulado “Tratamento Técnico Documental para Centros de Documentação e Memória em Instituições Públicas” foi distribuído por 4 módulos e16hs de duração que buscaram abordar os temas
Módulo 1: Gestão de Informação voltada para Projeto de Memória Institucional em instituições públicas
Módulo 2: Os passos e as fases de um Projeto de Memória Institucional
Módulo 3: Storytelling: Usos e aplicações para Projetos de Memória Institucional e Gestão de Conhecimento
Módulo 4: Tratamento Técnico Documental e Políticas de Preservação e Conservação Documental para documentos analógicos e digitais
Projeto: Capacitação Técnica In Company “Gestão de Documentos Digitais para Administração Pública” para equipe do Ministério Público do Trabalho (MPT) em Brasília e em todas as regionais distribuídas por todo o território nacional. O formato utilizado foi presencial em Brasília e ao mesmo tempo via webconferência para as regionais por todo o território nacional.
Cliente: Ministério Público do Trabalho (MPT)
Forma de Contratação: Contratada por Inexigibilidade de Licitação ou Notório Saber
Período: 09 a 11 de Abril de 2019
Escopo e Desenvolvimento: Contratação por Notório Saber pelo MPT para capacitação com foco na gestão de preservação de documentos digitais.
Importância: A gestão documental em ambientes digitais e sua preservação digital devem ser uma preocupação dos produtores e detentores da informação e dos responsáveis por grandes acervos de documentos em arquivos digitais. Sejam eles em instituições públicas ou privadas.
Elaboração da Trilha de aprendizagem:
A Trilha de Aprendizagem foi distribuída em 20 horas e 3 módulos, assim definidos:
Trilha I – Gestão Documental aplicada à Preservação Digital
Trilha II – Como implantar Projeto de Gestão e Preservação Digital em uma Instituição
Trilha III – Aspectos Técnicos aplicáveis
As trilhas forneceram: – Fundamentação teórica e técnica Gestão Documental aplicada à Administração Pública e aspectos relacionados a Preservação Digital, Requisitos Funcionais e Repositórios Digitais Confiáveis (com indicação de bibliografia de referência sobre os temas); – Objetivos e diretrizes; – Seleção e priorização de documentos e informações; – Organização, tratamento e priorização de documentos e informações; – Metodologia Aplicável – Requisitos para estruturação de Projetos de Preservação Digital
Escopo: Assessoria Técnica e Capacitação para implantação de Centro de Documentação e Memória e desenvolvimento de Projeto de Memória Institucional com Arquitetura de Informação para Portal Institucional
Apresentação de Metologia para desenvolvimento do trabalho
Abrangência: Por tratar-se de três instituições relacionadas uma à outra com fins e responsabilidades relacionadas às suas funções (sociais, culturais, espirituais e até alimentares), o trabalho possui característica inter e transdisciplinar. O universo a ser tratado foi composto por documentação vária e que engloba documentos textuais, audiovisuais, fotográficos, iconográficos, tridimensionais, museológicos, entre outros.
Desta forma, políticas consistentes não apenas de gestão de informação, mas de políticas de preservação e conservação documental e posteriormente de disponibilização e acesso estão entre os objetivos a ser alcançados.
Apresentação de Metodologia para desenvolvimento do trabalho
Reunião Geral de entrega de Tabela de Temporalidade Documental e Código de Classificação
Projeto: Assessoria Técnica para Organização de Acervo Bibliográfico e elaboração de um Vocabulário Controlado e Capacitação Técnica para analistas de inteligência – IBGM.
Cliente: IBGM – Instituto Brasileiro de Gemas & Metais Preciosos
Período: De Agosto/2018 Fevereiro/2019
Escopo: Assessoria Técnicapara Organização de Acervo Bibliográfico e elaboração de um Vocabulário Controlado e Capacitação Técnica para analistas de inteligência.
Elaboração de Vocabulário Controlado a partir do sistema formado pelo conjunto de Banco de Dados. Tal sistema tem uma base de indicadores que serão atualizados e compartilhados com as entidades regionais.
O Vocabulário Controlado do Setor forneceu uma lista de termos que servem como um catálogo de terminologia padronizada da linguagem documentária do Sistema.
Permitiu organizar a linguagem do setor, relacionando os termos semanticamente, controlar sinônimos e facilitar a indexação e recuperação das informações.
O Vocabulário controlado faz parte da Implantação de um Núcleo de Inteligência Competitiva (NIC) para a Cadeia Produtiva de Gemas, Joias e Afins no IBGM. Tal Núcleo está circunscrito num contexto de convênio focado no Estado de São Paulo, e que possui como objetivo atender associados da IBGM e os associados dos sindicatos de São Paulo.
Os Banco de Dados que subsidiam a elaboração do Vocabulário controlado são:
Banco de Notícias
Banco de prestadores de serviço
Banco de instituições integrado ao CRM
Imagens
Legislação
Tributação
Eventos: relações de eventos nacionais e internacionais
Biblioteca virtual
Pesquisas produzidas pelo IBGM
É objetivo geral da Implantação Núcleo de Inteligência Competitiva gerenciar dados, informações e conhecimentos visando à disseminação ágil nos diferentes canais de comunicação do IBGM (portal institucional, portal Brazil Gems and Jewelry e redes sociais) e das entidades de classe do estado de São Paulo, bem como em eventos específicos com forte audiência de empresários da cadeia produtiva na região.
Projeto: Assessoria Técnica para Organização do Acervo Científico do Hospital AC Camargo Câncer Center
Cliente: Hospital AC Camargo Cancer Center
Período: a partir de Outubro/2017
Escopo: A análise primária dos acervos existentes nos revelou potencialidades de extrema valia para a pesquisa e produção de conhecimento científico.
O tratamento técnico dos acervos científicos demandam uma série de ações, que vão desde análise geral da massa documental, sua identificação, interpretação, organização até sua disponibilização e acesso por meio de divulgação das informações contidas, nos documentos em diferentes suportes, sob sua custódia.
Dr. Humberto Torloni apresentando seu acervo à Assessora Técnica responsável Eliana Rezende
Alcance do Projeto:
O acervo chamado de científico é produto da guarda de registros iconográficos (fotografias, slides, negativos de vidro, negativos flexíveis, ilustrações científicas originais feitas em bico de pena) e registros textuais (MAPA com histórico do paciente, fichas catalográficas, livro de necropsias, livro de fotomacrografia, dentre outros registros) que estavam sob custódia do Dr. Humberto Torloni.
A documentação iconográfica apresenta-se em números aproximados da seguinte forma:
Diagnóstico de negativos de vidro para tratamento técnico
Massa documental textual:
Cruzamento de informações em diferentes suportes
O projeto em fase inicial de desenvolvimento, prevê a produção de diferentes produtos e sub-produtos e está divido em diferentes fases.
O valor e a complexidade de um projeto desta envergadura é, tratar tecnicamente a documentação para garantir a salvaguarda do patrimônio documental, ao mesmo tempo em que, dados são minerados e transformados em informação para produção de conhecimento. Tudo sem perder de vista questões relativas ao sigilo e o acesso de informações sensíveis.
“No hospital organizado, o Serviço de Arquivo Médico e Estatística (SAME) é a chave do fornecimento exato de informações. Representa, como no organismo humano, o coração do hospital. Se os demais serviços funcionarem harmonicamente, ele será reflexo deste funcionamento. Trabalhará harmonicamente, sem problemas e demonstrará através de análise de dados estatísticos, que o hospital está servindo bem à coletividade. O Serviço de Arquivo Médico e Estatística e o Prontuário Medico, são a razão de ser um do outro, pois se o tesouro não existe, não há necessidade de cofre. E o prontuário médico está para o serviço de arquivo médico e estatística, como o tesouro para o cofre.”
(Carvalho, Lourdes de Freitas. “Serviço de Arquivo Médico e Estatística de um Hospital”, São Paulo, Ed. da Universidade de São Paulo, 1973)
Apoiamos a utilização da Informação como base para gerar Conhecimento e Inovação nas empresas. Defendemos que a Memória Institucional possui um papel vital na valorização do Capital Intelectual, ajudando a consolidar a Identidade e a Imagem Organizacional. Além disso, ela deve ser vista como mais uma ferramenta de Gestão Estratégica que fortalece a Cultura Organizacional e promove a prática da Responsabilidade Histórica nas instituições.