Gestão Documental e Arquitetura de Informação aplicada – Igreja Messiânica

Período: De Outubro de 2018 a Fevereiro de 2020

Escopo: Assessoria Técnica e Capacitação para implantação de Centro de Documentação e Memória e desenvolvimento de Projeto de Memória Institucional com Arquitetura de Informação para Portal Institucional

   Apresentação de Metologia para desenvolvimento do trabalho

Abrangência: Por tratar-se de três instituições relacionadas uma à outra com fins e responsabilidades relacionadas às suas funções (sociais, culturais, espirituais e até alimentares), o trabalho possui característica inter e transdisciplinar. O universo a ser tratado foi composto por documentação vária e que engloba documentos textuais, audiovisuais, fotográficos, iconográficos, tridimensionais, museológicos, entre outros.

Desta forma, políticas consistentes não apenas de gestão de informação, mas de políticas de preservação e conservação documental e posteriormente de disponibilização e acesso estão entre os objetivos a ser alcançados.

Apresentação de Metodologia para desenvolvimento do trabalho

Reunião Geral de entrega de Tabela de Temporalidade Documental e Código de Classificação

Apresentação Geral sobre Gestão Documental

Etapas de trabalho desenvolvido

Etapas do trabalho sendo apresentadas
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Informatização de Acervo da Comunicação Corporativa da Holding AMAGGI

Cliente: AMAGGI – Holding  composta por quatro grandes áreas de negócio – Commodities, Agro, Navegação e Energia – e atua na originação, comercialização de grãos e insumos; produção agrícola e de sementes de soja; operações portuárias, transporte fluvial e geração e comercialização de energia elétrica.

Período: Fevereiro a Junho de 2016

Desenvolvimento: A documentação mostrava-se assim distribuída:

Duração: 4 meses

O trabalho incluiu ações de:

  • Tratamento técnico documental (preservação e conservação de documentos)
  • Capacitação e formação de multiplicadores.
  • Elaboração de Manual de Procedimentos Técnicos
  • Elaboração de Vocabulário Controlado e Onomástico
  • Implementação e disponibilização de acervo via web e intranet

 

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Informatização de Acervo CEOM/UNOCHAPECÓ

Assessoria e Consultoria Técnica Especializada em Gestão e Preservação Documental

Cliente: CEOM/UNOCHAPECÓ (Centro de Memória Regional do Oeste de Santa Catarina)

Desenvolvimento: A documentação mostrava-se assim distribuída:

Quantidade de documentos por suportes

Documentos Arqueológicos divididos entre Líticos e Cerâmicos

O Projeto foi desenvolvido entre os anos de 2006 e 2008.

O trabalho incluía funções de:

  • Elaboração de estratégias de capacitação e formação de toda a equipe técnica da Universidade
  • Tratamento técnico documental (preservação e conservação de documentos)
  • Capacitação e formação de multiplicadores.
  • Elaboração de Manual de Procedimentos Técnicos
  • Elaboração de Vocabulário Controlado
  • Liderança de equipes interdisciplinares e transdisciplinares.
  • Criação, implementação e disponibilização de acervo via web e local. 

Desenvolvimento do Projeto com capacitação técnica de bolsistas e técnicos do Centro de Documentação


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Preservação e Conservação de Acervo da Comunicação Corporativa SERASA

Cliente: SERASA, São Paulo

Desenvolvimento:

  • Elaboração de Metodologia para Preservação e Conservação de acervo iconográfico e audiovisual da área de Comunicação Social
  • Realização de estudos para implantação de um Projeto de Memória Institucional, no espaço do Centro de Conhecimento SERASA, São Paulo.
  • Execução e aplicação de metodologia criada para o tratamento de documentação existente no Centro de Conhecimento da SERASA, São Paulo.
  • Coleta de Depoimento de antigos funcionários e primeiro Presidente

Números do acervo por suportes documentais:

E ainda, Fitas masters produzidas pela TV Ser Serasa, Objetos tridimensionais, Documentação textual (boletins, folders, folhetos, etc), Fitas k-7 = aproximadamente 100 fitas e Clipping = cerca de 18.000.

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Consultoria e Assessoria Técnica em Arquivos Empresariais e Gestão Documental

Desenvolvimento:
Coordenação de equipes para os trabalhos de Gestão Documental para diferentes clientes, dentre eles citamos:

Arquivo Histórico Ultramarino (microfilmagem),

Avintes (organização, classificação e guarda de arquivos),

Biblioteca Geral de Coimbra (microfilmagem de 35 mm de jornais),

Brisa (Estradas e Rodagens Portuguesas = microfilmagem),

C.P Caminhos de Ferro (Revelação e Duplicação de microfilmes),

Caixa Central de Crédito Agrícola (Revelação/Duplicação de microfilmes),

Centro Diagnóstico Cardiológico (Microfilmagem de processos clínicos),

Cardol (microfilmagem de baixas e altas reduções, guarda de arquivo),

Centro Regional de Segurança Social de Setubal (Microfilmagem 16mm processos de contribuintes),

Cimpor (Duplicação de microfilmes e limpeza mecânica de documentos),

Coba (serviços de digitalização de plantas e documentos A4),

Hospital Cruz Vermelha (tratamento de processos clínicos),

Diários de Coimbra (microfilmagem de jornais),

Digitalcult (digitalização de documentos),

DGV Direcção Geral de Veterinária (Duplicação de microfilmes),

Fidelidade (digitalização de apólices de seguros),

Portugália Companhia Aérea (Revelação/Duplicação de microfilmagens de bilhetes de viagem + Contabilidade ),

RTP – Rádio e Televisão Portuguesa (organização de documentação audiovisual, sonora e textual

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