Projeto:Capacitação Técnica In Company “Gestão Estratégica de Informação e Tratamento Técnico Documental aplicado à Memória Institucional e Centros de Documentação e Memória: da elaboração à divulgação para Centro de Memória da Eletricidade do Brasil”
Objetivos da Capacitação: o curso buscou esclarecer os principais questionamentos sobre abrangência, objetivos, benefícios, técnicas e metodologias no trato e uso de documentação a incorporar Centros de Documentação e Memória. Além de fornecer subsídios fundamentais para os que precisam criar, implantar e manter um Centro de Documentação e/ou Memória.
Escopo: Desenvolvimento de Projeto de Memória Institucional e coleta de Depoimentos para as comemorações da Korin – 25 Anos
Abrangência: O Projeto subsidiou insumos para a elaboração de Exposição Comemorativa Korin 25 Anos através de levantamento de imagens, documentos e coleta de depoimentos de antigos funcionários e pessoas que ajudaram a construir a marca e os produtos, além da figura dos colaboradores donos de granjas e agricultores. O produto final resultou em diferentes subprodutos para a Comunicação e Marketing da empresa e forneceu possibilidades de postagens para as diferentes redes, além de exposição itinerante e vídeos institucionais.
Evento da Escola Superior do Ministério Público da União, entre os dias 6 e 7 de Novembro de 2019, Brasília, DF.
O evento reuniu bibliotecários, historiadores, acadêmicos e profissionais da área de ciência da informação para debater temas que inovam e impactam a gestão da informação jurídica.
A programação contou com apresentação de artigos acadêmicos e palestras que abordaram temas como gestão do conhecimento, inovação em gestão da informação, gestão de acervos digitais, inteligência artificial, dados abertos, proteção de dados pessoais, segurança da informação, preservação da memória institucional, curadoria digital, ética da informação e perfil do profissional da informação.
Projeto: Design e Arquitetura de Informação para Projeto de Memória Michie Akama e criação de um Centro de Memória
Cliente: Centro Educacional Pioneiro e Fundação Michie Akama
Período: A partir de Fevereiro de 2020
Escopo: Assessoria Técnica de Gestão de Informação aplicada à Projetos de Memória Institucional e Implantação de Centros de Documentação e Memória.
Abrangência: Coleta de Depoimentos produção de conteúdos para alimentação de redes sociais, produção de material para utilização didática interdisciplinar e implantação de um Centro de Documentação e Memória. Ao mesmo tempo, estabelecer critérios para levantamento, organização e guarda de documentos em diferentes suportes para integrar Espaço de Memória.
Quando fui convidada a assessorar tecnicamente o Projeto Memória Michie Akama, considerei que seria uma excelente oportunidade de, através de uma experiência educacional do Colégio Pioneiro abordar de que forma a presença de um fundador desse um direção que mesmo transcorrido décadas manteve-se fiel aos seus principais objetivos.
Inicialmente o Projeto Memória seria integrado ao Projeto Pedagógico do ano e contaria com o trabalho da Assessoria Técnica integrando alunos e professores. Tudo corria muito bem, quando no meio do caminho surgiu uma pandemia!
O surgimento da pandemia exatamente quando os trabalhos iriam ser iniciados interrompeu toda e qualquer possibilidade de desenvolver a proposta inicial do Projeto Memória. A escola teve que se adaptar ao ensino remoto e a escola fechou. Os depoimentos que seriam feitos com diferentes personagens em especial os mais idosos tiveram que ser interrompidos. Ou seja, nada num primeiro momento puderam ser iniciados.
Com tais alterações, tanto abordagem quanto procedimentos metodológicos e técnicos tiveram que ser repensados e o Projeto Memória tomou uma outra direção. Esta muito mais tecnológica do que imaginávamos à principio e daí o surgimento deste site integrando o site da Fundação Michie Akama. A história do Colégio Pioneiro foi hospedado no que é hoje a Fundação Michie Akama, e mais uma vez a fundadora forneceu hospedagem e meios para que o Projeto de Memória se desse.
É óbvio que um trabalho com todos estes desafios, necessitaria de uma metodologia bem estruturada e robusta para propiciar alcançar todos objetivos que nós dispomos.
Projeto: Capacitação Técnica In Company “Gestão de Documentos Digitais para Administração Pública” para equipe do Ministério Público do Trabalho (MPT) em Brasília e em todas as regionais distribuídas por todo o território nacional. O formato utilizado foi presencial em Brasília e ao mesmo tempo via webconferência para as regionais por todo o território nacional.
Cliente: Ministério Público do Trabalho (MPT)
Forma de Contratação: Contratada por Inexigibilidade de Licitação ou Notório Saber
Período: 09 a 11 de Abril de 2019
Escopo e Desenvolvimento: Contratação por Notório Saber pelo MPT para capacitação com foco na gestão de preservação de documentos digitais.
Importância: A gestão documental em ambientes digitais e sua preservação digital devem ser uma preocupação dos produtores e detentores da informação e dos responsáveis por grandes acervos de documentos em arquivos digitais. Sejam eles em instituições públicas ou privadas.
Elaboração da Trilha de aprendizagem:
A Trilha de Aprendizagem foi distribuída em 20 horas e 3 módulos, assim definidos:
Trilha I – Gestão Documental aplicada à Preservação Digital
Trilha II – Como implantar Projeto de Gestão e Preservação Digital em uma Instituição
Trilha III – Aspectos Técnicos aplicáveis
As trilhas forneceram: – Fundamentação teórica e técnica Gestão Documental aplicada à Administração Pública e aspectos relacionados a Preservação Digital, Requisitos Funcionais e Repositórios Digitais Confiáveis (com indicação de bibliografia de referência sobre os temas); – Objetivos e diretrizes; – Seleção e priorização de documentos e informações; – Organização, tratamento e priorização de documentos e informações; – Metodologia Aplicável – Requisitos para estruturação de Projetos de Preservação Digital
Escopo: Assessoria Técnica e Capacitação para implantação de Centro de Documentação e Memória e desenvolvimento de Projeto de Memória Institucional com Arquitetura de Informação para Portal Institucional
Apresentação de Metologia para desenvolvimento do trabalho
Abrangência: Por tratar-se de três instituições relacionadas uma à outra com fins e responsabilidades relacionadas às suas funções (sociais, culturais, espirituais e até alimentares), o trabalho possui característica inter e transdisciplinar. O universo a ser tratado foi composto por documentação vária e que engloba documentos textuais, audiovisuais, fotográficos, iconográficos, tridimensionais, museológicos, entre outros.
Desta forma, políticas consistentes não apenas de gestão de informação, mas de políticas de preservação e conservação documental e posteriormente de disponibilização e acesso estão entre os objetivos a ser alcançados.
Apresentação de Metodologia para desenvolvimento do trabalho
Reunião Geral de entrega de Tabela de Temporalidade Documental e Código de Classificação
Projeto: Assessoria Técnica e Capacitação In Company para Gestão de Informação para Projeto de Memória Institucional e de Centros de Documentação e Memória: da elaboração à divulgação para equipe do Ministério Público do Trabalho (MPT) em Brasília e em todas as regionais distribuídas por todo o território nacional.
O formato utilizado foi presencial em Brasilia e ao mesmo tempo via webconferência para as regionais por todo o território nacional.
Cliente: Ministério Público do Trabalho (MPT)
Forma de Contratação: Contratada por Inexigibilidade de Licitação ou Notório Saber
Período: 26 a 28 de Novembro de 2018
Escopo e Desenvolvimento: Contratação por Notório Saber pelo MPT para capacitação e orientação de implantação de Memoriais e Projetos de Memória Institucional
A Trilha de Aprendizagem foi distribuída em 20 horas e 3 módulos, assim definidos:
Finalidade de um Projeto de Memória Institucional em instituições públicas
Os passos e as fases de um Projeto de Memória Institucional
Como implantar Centros de Documentação e Memória
A trilha forneceu: – Fundamentação teórica sobre memória institucional para instituições pública – estado da arte atual (com indicação de bibliografia de referência sobre o tema); – Objetivos e diretrizes; – Seleção e priorização de documentos e informações; – Organização, tratamento e priorização de documentos e informações; – Metodologia para História Oral – Requisitos para estruturação de um Centro de Documentação e Memória.
Conferência: “Gestão e Gerenciamento de Documentação Acadêmica” dentro do I Simpósio de Acervo Acadêmico Digital de Instituições de Ensino Superior (IES).
O evento ocorreu em 21 de Novembro de 2018 no Museu da Escola Catarinense – Florianópolis – SC, com patrocínio da AMPESC (Associação de Mantenedoras Particulares de Ensino Superior do Estado de Santa Catarina) e INSC (Instituto de Competências)
Projeto: Ministrante de Oficina de “Gestão e Gerenciamento Eletrônico de Documentos Acadêmicos” dentro do I Simpósio de Acervo Acadêmico Digital de Instituições de Ensino Superior (IES).
O evento ocorreu em 21 de Novembro de 2018 no Museu da Escola Catarinense – Florianópolis – SC, com patrocínio da AMPESC (Associação de Mantenedoras Particulares de Ensino Superior do Estado de Santa Catarina) e INSC (Instituto de Competências)
Projeto: Assessoria Técnica para Organização de Acervo Bibliográfico e elaboração de um Vocabulário Controlado e Capacitação Técnica para analistas de inteligência – IBGM.
Cliente: IBGM – Instituto Brasileiro de Gemas & Metais Preciosos
Período: De Agosto/2018 Fevereiro/2019
Escopo: Assessoria Técnicapara Organização de Acervo Bibliográfico e elaboração de um Vocabulário Controlado e Capacitação Técnica para analistas de inteligência.
Elaboração de Vocabulário Controlado a partir do sistema formado pelo conjunto de Banco de Dados. Tal sistema tem uma base de indicadores que serão atualizados e compartilhados com as entidades regionais.
O Vocabulário Controlado do Setor forneceu uma lista de termos que servem como um catálogo de terminologia padronizada da linguagem documentária do Sistema.
Permitiu organizar a linguagem do setor, relacionando os termos semanticamente, controlar sinônimos e facilitar a indexação e recuperação das informações.
O Vocabulário controlado faz parte da Implantação de um Núcleo de Inteligência Competitiva (NIC) para a Cadeia Produtiva de Gemas, Joias e Afins no IBGM. Tal Núcleo está circunscrito num contexto de convênio focado no Estado de São Paulo, e que possui como objetivo atender associados da IBGM e os associados dos sindicatos de São Paulo.
Os Banco de Dados que subsidiam a elaboração do Vocabulário controlado são:
Banco de Notícias
Banco de prestadores de serviço
Banco de instituições integrado ao CRM
Imagens
Legislação
Tributação
Eventos: relações de eventos nacionais e internacionais
Biblioteca virtual
Pesquisas produzidas pelo IBGM
É objetivo geral da Implantação Núcleo de Inteligência Competitiva gerenciar dados, informações e conhecimentos visando à disseminação ágil nos diferentes canais de comunicação do IBGM (portal institucional, portal Brazil Gems and Jewelry e redes sociais) e das entidades de classe do estado de São Paulo, bem como em eventos específicos com forte audiência de empresários da cadeia produtiva na região.
Apoiamos a utilização da Informação como base para gerar Conhecimento e Inovação nas empresas. Defendemos que a Memória Institucional possui um papel vital na valorização do Capital Intelectual, ajudando a consolidar a Identidade e a Imagem Organizacional. Além disso, ela deve ser vista como mais uma ferramenta de Gestão Estratégica que fortalece a Cultura Organizacional e promove a prática da Responsabilidade Histórica nas instituições.
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