Workshop: Design para Apresentações Institucionais


Depois que a tecnologia invadiu os mundos corporativo e acadêmico, e seus aplicativos aliviaram alguns fardos dos colaboradores, as apresentações se multiplicaram. E, depois da popularização da tecnologia no Brasil, nunca se fez tanta apresentação, sobre qualquer tema, como nos dias de hoje!
Recursos organizacionais (tempo, dinheiro e pessoal) tem sido colocados à disposição da elaboração de apresentações.
Não importa se internas ou externas.
Muito dinheiro!

Nós, da ER Consultoria, sempre acreditamos que a apresentação é a harmonia onde sua apresentação, o que você irá falar, será a melodia. Pense desta forma e as coisas irão bem. Duvidamos que seja aplaudido de pé, mas sempre há uma primeira vez para tudo.
Esteja preparado!

Acreditamos que uma apresentação deve lhe causar orgulho mesmo antes de ser apresentada ao público alvo. Esta sensação faz muita diferença: acredite! Ela dará origem a uma relação diferente entre você, sua plateia e sua apresentação.
Você gostará de apresentar e eles gostarão de assistir.


Uma apresentação tem como objetivo comunicar ideias, informações, planos, objetivos e metas a um público que, muitas vezes, é leigo no tema. Se mal comunicada, gerará ruídos informacionais que poderão causar confusão e pior: incompreensão do que se quer explicar ou demonstrar.


Ao final do workshop, espera-se que os participantes sejam capazes de elaborar uma apresentação de forma lógica, coerente e esteticamente agradável. Comunicando resultados, ideias, planos, estratégias e pesquisas  aos seus pares ou mesmo a outros interessados.


Em ambientes institucionais, todas as equipes que tenham que desenvolver, comunicar, ou fazer divulgação de resultados em sua área, novas políticas, follow-up e introdução e aprovação de projetos.
Em ambientes acadêmicos, docentes e discentes que tenham que apresentar, discorrer e defender, ideias, projetos e pesquisas a pares ou outras instituições e agências financiadoras.

  • Passos essenciais para elaboração de uma Apresentação Corporativa
  • Como definir uma estratégia de Apresentação e seu Escopo a partir das informações a expor ou público alvo
  • Como estabelecer hierarquias e valoração para apresentação de cada ideia
  • Ferramentas acessíveis
  • Ideias e gráficos: como elaborar e apresentar de forma lógica e coerente
  • Principais erros a se evitar
  • O perigo dos infográficos e como não cometer erros em sua escolha
  • Análise de cases
  • Oficina prática de aplicação


O workshop estará dividido em três (3) momentos e é indicado em formato semi-presencial, ou seja, parte do curso de forma presencial e outra parte via web, de acordo com a discriminação abaixo:

  1. Aula expositiva e apresentação de cases
  2. Oficina prática de aplicação
  3. Acompanhamento via web de um Projeto de Apresentação pelos participantes aplicando o conteúdo apresentado.

Os cursos são feitos em formato In Company para grupos acima de 3 pessoas.

Entre em contato por e-mail ou pelos telefones (55.11) 4215-1924 // (55.11) 949.136.046 e customizamos o formato de acordo com suas demandas.


Apoiamos a utilização da Informação como base para gerar Conhecimento e Inovação nas empresas. Defendemos que a Memória Institucional possui um papel vital na valorização do Capital Intelectual, ajudando a consolidar a Identidade e a Imagem Organizacional. Além disso, ela deve ser vista como mais uma ferramenta de Gestão Estratégica que fortalece a Cultura Organizacional e promove a prática da Responsabilidade Histórica nas instituições.