Mini-Curso: Preservação Digital aplicada à Gestão de Informação
Apresentação: O volume de informações atualmente produzido extrapola as possibilidades de organização, guarda e disponibilização através do tempo e de acordo com o cumprimento de aspectos legais. Diante disto, as instituições se confrontam com a necessidade de estabelecer critérios para a determinação de quais informações deverão ser mantidas, por quem, para quê e com quê finalidade. Assim, planejar e estabelecer políticas de preservação digital se apresenta como item fundamental para que perdas irreversíveis sejam minimizadas nas instituições.
Para quem serve? Todos os profissionais que lidam com a produção, circulação e guarda de informações em ambientes institucionais públicos ou privados. Dentre eles: Gestores, Técnicos de áreas da Informação (Tecnologia, Biblioteconomia, Ciências da Informação, Arquivologia), áreas jurídicas, tributárias, fiscais.
Objetivos da aprendizagem
- Discutir os aspectos relacionados à profunda obsolescência em meios digitais
- O que é preservação digital e qual a sua importância no mundo contemporâneo para instituições públicas e privadas?
- Explicitar os requisitos funcionais para documentos digitais no Brasil
Programa:
- Preservação Digital: o que é, para que serve e quais são seus principais objetivos.
- Documento digital X documento arquivístico digital.
- Como se distinguem os documentos digitais.
- Como estabelecer padrões de valor às informações e documentos produzidos e/ou nas instituições.
- Requisitos funcionais e normas técnicas para documentos digitais.
- Aplicação de princípios da preservação digital à realidade institucional.
- Aspectos a serem considerados em Projetos Institucionais de Preservação Digital.
Metodologia:
Os cursos são feitos em formato In Company para grupos acima de 3 pessoas com datas e horários fechados ao Grupo.
Entre em contato por e-mail ou através do telefones (55.11) 4215-1924 // (55.11) 949.136.046