Depois da popularização da tecnologia no Brasil, nunca se fez tanta apresentação, sobre qualquer tema, como nos dias de hoje!
Desde os tempos dos populares Harvard Graphics (da SPC – Software Publishing Corporation) e Freelance (da IBM Lotus) até o hoje quase invicto PowerPoint (da Microsoft), o Canva e o Prezi. Recursos organizacionais (tempo, dinheiro e pessoal) tem sido colocados a disposição da elaboração de apresentações. Não importa se internas ou externas.
Muito dinheiro!
Para quase tudo há motivo suficiente para fazer apresentações audiovisuais.
De lançamento de novos empreendimentos (produtos ou serviços), ensino, relatórios anuais, relatórios de desempenho ou marketing, até a comunicação de más notícias, do tipo: “A mãe do produto X subiu no telhado…“
Um exemplo, e resultado, disso é a explosão de disponibilização de apresentações no SlideShare.net na internet. Como publicado naquele mesmo portal: “Slideshare consiste em mais de 15 milhões de apresentações disponibilizadas por usuários e organizações em tópicos que variam de tecnologia e negócios até turismo, saúde e educação.”
E, como acontece com a tecnologia, há muita coisa abaixo dos padrões mínimos. Como acontece com a tecnologia porque ela também é, erroneamente culpada, pelos atos cometidos por seus usuários. Em ambos os casos, atribuem-se às ferramentas os erros do seu uso. Então dizer; “o PowerPoint está errado ou abaixo o (MS) PP!” seria o mesmo que acusar os automóveis por todos os atropelamentos que acontecem nas cidades e não, como deveria ser mais lógico, ao descuido ou inabilidade dos seus condutores.
O fato de haver o acesso fácil à ferramenta não se transforma automaticamente em “licença para matar“, usando uma ou outra ferramenta.
Mas, isto parece ser uma característica sine-qua-non das gerações nascidas com este acesso. E até de alguns apresentadores nascidos antes delas.
Cada um trouxe seus próprios vícios à mesa. E estes são repetidos, horizontal e verticalmente, muito mais vezes do que seria desejável. Ou deveria ser.
É só fazer e pronto!
Mas parece que não é bem assim…
Quanto mais apresentações vemos, mais chegamos a conclusão que sua elaboração não é tão simples assim.
Definitivamente não basta uma ferramenta para torná-la palatável, agradável aos olhos e ao mesmo tempo didática e clara.
O ‘desconforto’ às vezes é generalizado quase sempre quando entramos num auditório e o slides começam a se apresentados.
Primeiro, o que é uma apresentação audiovisual?
Chama-se apresentação audiovisual aquela em que acontecem dois momentos simultaneamente; uma apresentação visual (vídeos, filmes, slides) e uma explanação de cada uma das imagens.
Não vamos nos perder na descrição histórica, desde câmeras claras ou escuras e carrosséis de slides até data-shows, pois são meras ferramentas. É melhor ir diretamente à fonte: o usuário e criador, das apresentações.
É melhor ir diretamente à fonte: o usuário e criador, das apresentações:
Sim, você!
Aquele mesmo que odeia fazer apresentações para sua empresa, suas aulas e congressos. Aquele que simplesmente se desespera ao saber que está nas suas mãos representar sua instituição e suas ideias.
Vejamos então as partes que uma apresentação está obrigatoriamente dividida:
Primeiro, o lado do apresentador
A apresentação é uma representação do seu conhecimento.
O explicito do implícito em você. É você quem deve saber – intimamente – o que será apresentado.
A apresentação é uma representação da sua empresa tanto quanto você é representante dela. E mais: a plateia poderá não olhar você mas, definitivamente, irá se lembrar da sua apresentação… se for boa.
Se for ruim, irá se lembrar de você e, como disse anteriormente: “A apresentação é uma representação do seu conhecimento. etc., etc. etc.”, faça as contas.
Segundo, o lado da apresentação
Ela é uma representação da sua empresa e seu potencial. Reparou que não falamos em: produto ou serviço? Falamos em potencial.
O que você (o apresentador) apresenta é o que vocês (você e sua empresa) podem fazer. Ela diz, silenciosamente, seu potencial de fazer mais… muito mais.
Traduz valores.
E é aqui onde a coisa pega.
A forma como ela diz, modula o seu significado. Uma apresentação que atraia visualmente, mantenha o usuário querendo ver mais disso, sempre será melhor que várias daquelas que fazem com que, estar trabalhando num canteiro noutro lugar, seja agradável! Ou então o velho: “Death by PowerPoint”.
Já passamos por aqui antes.
Pode parecer redundante mas, a apresentação deve lhe causar orgulho mesmo antes de ser apresentada ao público consumidor. Esta sensação faz muita diferença, acredite. Ela dará origem a uma relação diferente entre você, sua plateia e sua apresentação.
Você gostará de apresentar e eles gostarão de assistir.
Muitos apresentadores confundem público-alvo com alvos de um canhão.
E, ingenuamente, ignoram o quanto conseguem prejudicar sua empresa com uma apresentação ruim. Para muitos não há relação alguma entre uma coisa e outra. Não conseguem perceber. Até ser tarde demais.
Nós, da ER Consultoria, acreditamos que a apresentação é a harmonia onde sua apresentação (o que você irá falar) será a melodia. Pense desta forma e as coisas irão bem. Duvidamos que seja aplaudido de pé, mas sempre há uma primeira vez para tudo. Esteja preparado!
Nossa meta é, não somente preparar a apresentação de forma adequada, mas que durante todo o processo de desenvolvimento, empoderar seu autor/apresentador. Fazer com que se sinta tão íntimo da apresentação a tal ponto que consiga tirar o máximo de proveito, e aprendizagem, em todas as fases pre-, durante e pós- apresentação.
Um acompanhamento que consiste desde a escolha de tipologias, manipulação de imagens e cores, redução e síntese de textos. Tudo isto com o objetivo de entregar ao autor/apresentador, um serviço seu. Fruto do seu conhecimento.
Tem gente fazendo apresentações muito boas no mercado. Fazemos disso um modo de vida tanto quanto antigamente os carvoeiros ganhavam a vida com carvão. De forma alguma se culpa a ferramenta pelo seu mau uso. Diante disso, a ER Consultoria, lhe oferece uma Solução customizada de criação de apresentações corporativas ou pessoais.
E mais: podemos auxiliá-lo também no Design de Informação para Portais Institucionais.
Entre em contato pelo e-mail ou pelos telefones (55.11) 4215-1924 // (55.11) 949.136.046 para elaborarmos suas Apresentações Corporativas totalmente customizadas de acordo com suas demandas ou da sua instituição. E com o benefício de poder escolher se ela será em português, inglês ou espanhol. Veja nosso Portfólio de Cases e o que nossos clientes tem a dizer.
Você precisa fazer login para comentar.