LinkedIn para principiantes

Por: Eliana Rezende Bethancourt

Os tempos pós-pandemia trouxeram muitos desafios ao mundo do trabalho, além de introduzir uma nova relação com os mesmos. Como resultado muitos perderam seu emprego e o LinkedIn passa a ser, para muitos, uma espécie de janela de oportunidades. Entretanto, como ocorre em todos os lugares que somos recém chegados muitos se sentem completamente perdidos.

No Linkedin não é diferente e como forma de tentar ajudar escrevi este artigo, que reúne muitas sugestões que podem ser de ajuda para os iniciantes ou para aqueles que se ausentaram por longo tempo desta rede e agora retornam.

A escrita baseia-se na experiência que adquiri com moderação e gerência de 18 Grupos há mais de uma década e com interação com algumas milhares de pessoas.

Vamos lá?

Em primeiro lugar, é preciso que você se concentre no que de fato deseja. Ou seja, quer estabelecer uma rede de contatos para Networking de longo prazo, eventuais parcerias, ou aprofundamento em temas e debates de sua área de competência? Ou quer apenas ver se encontra uma oportunidade e disparar alguns currículos?

O LinkedIn, como toda e qualquer forma de relacionamento, pode ir melhorando com o tempo. Você vai conhecendo pessoas e estas a você, vai vincando sua marca pessoal e ganhando com isso credibilidade. A pressa nesta circunstância é prejudicial e não o levará a lugar algum.

Por isso, algumas dicas:

Tente não ser aquela pessoa que parece, a quem vê seu currículo ou sua postagem, que é mais um desesperado pedindo peloamordeDeus uma vaga. Ou daqueles que mascateiam o tempo todo: “vendem” de tudo, ou simplesmente são repetitivos e insistentes demais com postagens que, às vezes, não possuem o apelo ou interesse do público alvo. É preciso que sua experiência e autoconhecimento o ajudem a entender quando precisa mudar a direção do quê ou como propõe as coisas.

Vejamos então:

  1. Está chegando agora e começando a preencher seu perfil? Então vc precisa ler o artigo “Linkedin primeiros passos: como ter e saber usar“. Neste artigo procurei me concentrar em diferentes pontos que o usuário da plataforma precisa ter em mente ao preencher seu perfil.
  2. Ainda em busca de encontrar um caminho profissional? Ainda procura a resposta àquela velha dúvida sobre que rumo profissional seguir? Bem, para tentar auxiliar escrevi este post “Você tem Carreira ou Profissão?”, onde procuro mostrar como construir uma trilha profissional que o leve à construção de uma carreira. Acredito que aqui seja um bom começo. Mas se você está entre os que estão desalentados e em busca de um emprego, também sugiro a leitura. Quem sabe poderá entender o que é preciso para se reencontrar profissionalmente.
  3. Se você quer saber como seria a forma mais adequada de buscar vagas e oportunidades, eis uma sugestão:

O Linkedin oferece inúmeras possibilidades de você se mostrar e de ser visto, desde que tenha cuidados importantes no preenchimento de seu perfil.

Vamos conhecer algumas possibilidades? Aqui alguns links fundamentais se você está em busca de uma oportunidade :

Procura por emprego de maneira privada

Procura de emprego no aplicativo móvel do LinkedIn – FAQs

Informar aos recrutadores que você tem interesse em um novo emprego

Defina suas preferências de deslocamento para pesquisas de emprego

Mostrar, ocultar e editar seu perfil público

Pesquisa de emprego no LinkedIn-visão geral

3. Gostaria de dar mais visibilidade ao seu currículo e tem dúvidas sobre como fazer isso? Quer saber como construir uma rede mais forte e eficiente para sua área de atuação? Como decidir o quê e como postar? Talvez te ajude ler o post: “LinkedIn: saiba como e use bem!

4. Se você tem dúvidas sobre como preencher seu perfil ou como, por exemplo, escolher sua foto para seu perfil, tente as sugestões deste post: “Como escolher a foto adequada para perfil no LinkedIn“.

5. Mas talvez gostaria de conhecer mais pessoas que tenham a ver com seu universo de atuação. Então porque não busca os Grupos no LinkedIn?

Não sabia que eles existem? Existem sim e podem ser uma excelente oportunidade de conhecer pessoas mais experientes que você ou com quem queira interlocução. Os Grupos são excelentes para divulgar ideias, serviços ou tirar dúvidas. Você pode escolher Grupos que sejam bem focados em um único tema, ou escolher os que são mais interdisciplinares (estes são meus preferidos!).

Sobre a oportunidade que estes Grupos representam e como agir e interagir neles, sugiro a leitura do post: “Estou num Grupo do LinkedIn. E agora?” outro post bem apropriado é este aqui: “Como aproveitar a experiência em Grupos no LinkedIn: algumas dicas valiosas

6. Mas e aquelas dúvidas sobre como me aproximar de alguém, solicitar conexão, ou mesmo rejeitar algum pedido? Qual a melhor maneira de fazer isso?

Minha sugestão está neste post: “Netiqueta: Fique atento em como usa o LinkedIn“.

7. Agora, se você não é uma pessoa física e sim uma empresa ou prestadora de serviço pode criar uma Linkedin Page. Ela é a melhor opção para o caso de querer divulgar sua empresa, e que é bastante diferente de você utilizar a mesma plataforma que usou para você para preencher um currículo para sua empresa. Utilize para isso este link de criação de sua Linkedin Page.

8. E se você é recém-formado ou não possui nenhuma experiência profissional ainda, o que pode colocar no seu perfil? Isso que tentei responder no artigo: “Se não tenho experiência ou sou recém-formado o que coloco no meu perfil do LinkedIn?“. Também dou algumas dicas para quem é muuuito experiente ou aquele que está mudando de rumo ou ramo profissional.

É óbvio que todas as sugestões são apenas e tão somente isso: SUGESTÕES!

Cabe a você usar de equilíbrio e bom senso em todas as decisões que tomar.

Boa sorte e divirta-se!

***
Siga-nos: 
No LinkedIn
No Pinterest

© 2023 ER Consultoria em Gestão de Informação e Memória Institucional
Todos os direitos reservados
A reprodução não autorizada desta publicação, no todo ou em parte, constitui violação dos direitos autorais (Lei nº 9.610/1998).

Apoiamos a utilização da Informação como base para gerar Conhecimento e Inovação nas empresas. Defendemos que a Memória Institucional possui um papel vital na valorização do Capital Intelectual, ajudando a consolidar a Identidade e a Imagem Organizacional. Além disso, ela deve ser vista como mais uma ferramenta de Gestão Estratégica que fortalece a Cultura Organizacional e promove a prática da Responsabilidade Histórica nas instituições.

Oh, olá 👋,

Nos ajude a manter sua caixa saneada e livre de conteúdos que você não deseja.

Para isso, caso aceite, inscreva-se para receber conteúdo inédito das áreas que atuamos uma única vez ao mês
.
É só enviar seu e-mail

Não fazemos spam! Colabore conosco.