Por: Eliana Rezende

Os ambientes organizacionais estão fartos por todos os lados de dados, que estruturados convertem-se em Informação que pode ser utilizada em benefício de produção de conhecimento e inovação.
No entanto, e apesar disso, muitos deles perdem-se ou acumulam-se em um caldo indigesto e de difícil utilização.

A partir desta constatação, a ER Consultoria desenvolveu uma metodologia que procura conectar e potencializar os diferentes caminhos da Informação e sua utilização Institucional.
Conheçam-na aqui:

metodologia_ER_v03

Seu uso e aplicação à diferentes instituições podem garantir uma otimização dos usos e recursos informacionais existentes nas instituições, além de ser um item fundamental de fortalecimento da Memória, Identidade e Cultura Organizacional.

Em geral, sou sempre questionada se ‘apenas’ dou capacitações e cursos. Com esta metodologia pretendo mostrar a todos vocês o alcance do que penso e como aplico institucionalmente a Gestão de Informação, de Conhecimento e a Memória Institucional. Além do trato e da lida com documentos físicos e digitais (entendo sua organização, guarda, preservação, conservação, disponibilização e acesso), que requerem em sua maior parte um trabalho de Assessoria Técnica bastante especializada.
Como você pode ver aqui

Não gosto de pensar que tratar com Informação signifique apenas falar de sistemas tecnológicos. A tecnologia é importante. Mas é apenas ferramenta! É preciso ter um outro olhar e dimensão para tais processos. Dou uma dimensão humana e holística a tudo que faço. Daí as características que meu trabalho e atuação tem.

Se notar, e de acordo com a imagem da metodologia para mim a informação é a matéria-prima que perpassa diferentes segmentos e os meios de tratar com ela necessitam de formas especificas.
As informações que chegam de formas estruturadas requerem um tratamento de Gestão de Informação, que abarca os vários âmbitos da Gestão Documental (estabelecimento de normas e procedimentos, guarda, sigilo, acesso e até cuidados com ambientes digitais e sua preservação).

De outro lado, a informação que chega via capital intelectual, representado por pessoas que detém um conhecimento tácito podem ser de grande beneficio institucional e garantir a partir de um trabalho de Memória Institucional, o fortalecimento da Identidade e Cultura Organizacional.

Estas informações chegadas em profusão precisam ser organizadas de forma a fazer sentido e valorizar o seu conteúdo de acordo com o perfil institucional. É aí que a Curadoria de Conteúdos entra e favorece filtrar, organizar e disponibilizar o que se obteve.

E a Gestão de Conhecimento? Onde se encaixa? Ela estará ocorrendo na intersecção entre todos os campos de trabalho abarcados pela minha atuação. Ela faz um grande anel que inter-secciona e acomoda as áreas à sua volta por serem absolutamente essenciais para a sua existência. Cabe à  instituição e ao meu trabalho fornecer possibilidades para que a produção de conhecimento encontre solo fértil para se desenvolver.

Em todo este processo, o objetivo único que se espera é a Produção de Conhecimento e Inovação. É o alvo da imagem.

Com esta perspectiva metodológica, e com um universo de atuação em diferentes segmentos, a ER Consultoria é capaz de desenvolver diferentes Projetos por meio de Consultoria e/ou Assessoria Técnica especializada.
Confira nossas possibilidades e veja qual seria o perfil de sua necessidade: 

Eventualmente você possui um acervo imenso de fotografias tanto em formato digital, como ainda em suportes de papel ou distribuídas em muitos álbuns.
Como organizá-las e disponibilizá-las para seus usuários? Que produtos ou subprodutos podem ser produzidos a partir delas? Como garantir sua guarda e preservação? O que fazer com as imagens em suportes físicos? E os álbuns? Como tratá-los?
Então, provavelmente, você precisa de um Projeto de Preservação e Conservação de Documentação Fotográfica

Mas sua instituição pode estar precisando estabelecer normas e procedimentos ou definir critérios para localizar, guardar ou eliminar documentos (físicos ou digitais). Então a solução seria um Projeto de implantação de Gestão Documental.

Pode ser que sua instituição já tenha muitas décadas no mercado e talvez valesse muito a pena cuidar de sua Memória Institucional, coletar depoimentos de antigos funcionários e até estruturar um Centro de Documentação e/ou Memória. Algumas instituições possuem dúvidas sobre como criar este espaço físico, mas também um espaço virtual onde possa ser visitado e consultado por aqueles que estão distantes. Em tempos de web 2.0 precisamos ter alternativas para isso.

Para todos estes casos, a ER Consultoria possui soluções interessantíssimas e que podem ser customizadas de acordo com as demandas e necessidades da instituição.
Consulte-nos e analisamos qual é para o seu caso a melhor indicação.

Veja nosso Portfólio de Cases e o que nossos clientes tem a dizer.

_________________
Posts relacionados:
Curadoria de Conteúdos: O que é? Quem faz? Como faz?
O Valor do Conteúdo: uma reflexão
Design de Informação: O que é e Para quê serve?
Dados, Informação e Conhecimento. O que são?
Direto ao ponto: Gestão Documental e a Babel Algorítmica
Por que Ferramentas de GED não são Gestão Documental?
Gestão Documental para Racionalidade e Transparência Administrativa
Memória Institucional: ferramenta de Gestão Estratégica
Planejamento Estratégico e Responsabilidade Histórica
Juniorização e perda de Capital Intelectual nas Organizações
Relação entre Cultura Organizacional e Memória Institucional
Patrimônio Cultural e Responsabilidade Histórica: uma questão de cidadania
História Oral: o que é? para que serve? como se faz?
O Valor da Gestão Documental para as Empresas
O desafio das Soluções na Era da Informação
Qual o perfil do Gestor de Conhecimento?

**
Siga-nos:
No LinkedIn 

© 2021 ER Consultoria em Gestão de Informação e Memória Institucional
Todos os direitos reservados
A reprodução não autorizada desta publicação, no todo ou em parte, constitui violação dos direitos autorais (Lei nº 9.610/1998).