boladelana1

No hospital organizado, o Serviço de Arquivo Médico e Estatística (SAME) é a chave do fornecimento exato de informações. Representa, como no organismo humano, o coração do hospital. Se os demais serviços funcionarem harmonicamente, ele será reflexo deste funcionamento. Trabalhará harmonicamente, sem problemas e demonstrará através de análise de dados estatísticos, que o hospital está servindo bem à coletividade.
O Serviço de Arquivo Médico e Estatística e o Prontuário Medico, são a razão de ser um do outro, pois se o tesouro não existe, não há necessidade de cofre. E o prontuário médico está para o serviço de arquivo médico e estatística, como o tesouro para o cofre.”

(Carvalho, Lourdes de Freitas. “Serviço de Arquivo Médico e Estatística de um Hospital”, São Paulo, Ed. da Universidade de São Paulo, 1973)

boladela3

Projeto: Assessoria Técnica para Organização do Acervo Científico do Hospital AC Camargo Câncer Center

Cliente: Hospital AC Camargo Cancer Center

Período: desde Outubro/2017

Escopo: A análise primária dos acervos existentes nos revelou potencialidades de extrema valia para a pesquisa e produção de conhecimento científico.

O tratamento técnico dos acervos científicos demandam uma série de ações, que vão desde análise geral da massa documental, sua identificação, interpretação, organização até sua disponibilização e acesso por meio de divulgação das informações contidas, nos documentos em diferentes suportes, sob sua custódia.

SameTorloniEliana01

Dr. Humberto Torloni apresentando seu acervo à Assessora Técnica responsável Eliana Rezende

Alcance do Projeto:

Interessados_1

O acervo chamado de científico é produto da guarda de registros iconográficos (fotografias, slides, negativos de vidro, negativos flexíveis, ilustrações científicas originais feitas em bico de pena) e registros textuais (MAPA com histórico do paciente, fichas catalográficas, livro de necropsias, livro de fotomacrografia, dentre outros registros) que estavam sob custódia do Dr. Humberto Torloni.

A documentação iconográfica apresenta-se em números aproximados da seguinte forma:

relatorio1figura8

ERConsultoria-negativos-de-vidro

Diagnóstico de negativos de vidro para tratamento técnico

ERconsultoria-negativos-de-vidro2

Diagnóstico técnico para negativos de vidro

Massa documental textual:

SameTextual

livro-fotomacrofotografia

Cruzamento de informações em diferentes suportes

O projeto em fase inicial de desenvolvimento, prevê a produção de diferentes produtos e sub-produtos e está divido em diferentes fases.

O valor e a complexidade de um projeto desta envergadura é, tratar tecnicamente a documentação para garantir a salvaguarda do patrimônio documental, ao mesmo tempo em que, dados são minerados e transformados em informação para produção de conhecimento. Tudo sem perder de vista questões relativas ao sigilo e o acesso de informações sensíveis.