Call us : (55.11) 4215-1924
Mail us : contato@eliana-rezende.com.br

Conferência: “Perspectivas em conservação preventiva”

Carregando Eventos

« Todos Eventos

  • Este evento já passou.

Conferência: “Perspectivas em conservação preventiva”

06/04/2017 @ 17:00 - 18:30

A Fundação Casa de Rui Barbosa (FCRB) promove, no dia 6 de abril, às 17 horas, a palestra “Patrimônio do Século XX. O desafio para a conservação de acervos arquitetônicos de instituições de saúde”, ministrada por Renato da Gama-Rosa Costa (pesquisador e professor da Casa de Oswaldo Cruz/Fiocruz; coordenador Docomomo-Rio). O evento, com entrada franca, será na sala de cursos da FCRB.

A conferência integra a série intitulada “Perspectivas em conservação preventiva”, organizada pelo Núcleo de Preservação Arquitetônica – CMI/FCRB.

:: Ementa:
As ações de preservação da arquitetura feita para a saúde vêm ganhando fôlego nas últimas décadas pelo mundo, por meio de entidades e instituições públicas preocupadas com a conservação e proteção a este tipo de programa arquitetônico. No Brasil, os edifícios construídos para a saúde vêm, ainda de forma tímida, sendo considerados passíveis de preservação com enormes desafios pela frente. Poucos são os que vêm sendo preservados por seu valor histórico e/ou arquitetônico, como o caso das Santas Casas de Misericórdia, com exemplares por todo o Brasil, e do Núcleo Histórico da Fiocruz, no Rio de Janeiro. Um número ainda menor de edifícios da saúde do período moderno (1930-1960) vem recebendo alguma forma de proteção, o que exige maiores esforços das entidades ligas ao patrimônio cultural. Esta palestra pretende contribuir para a discussão sobre o tema, com exemplo de ações que vêm sendo realizadas no Brasil e pelo mundo, seja ainda em forma de inventariação, catalogação ou mesmo projetos de conservação e intervenção.

Local

Casa de Rui Barbosa
Rio de Janeiro, RJ Brasil + Google Map
Telefone:
(21) 3289-8661
Website:
http://www.casaruibarbosa.gov.br/interna.php?page=materia&ID_S=9&NM_Secao=not%C3%ADcias&ID_M=3407