Call us : (55.11) 4215-1924
Mail us : contato@eliana-rezende.com.br

As humanidades Digitais e a (re)produção do conhecimento

Carregando Eventos

« Todos Eventos

  • Este evento já passou.

As humanidades Digitais e a (re)produção do conhecimento

setembro 27 @ 14:30 - 17:00

A série Memória & Informação apresenta a palestra “As humanidades Digitais e a (re)produção do conhecimento: sobre extensões, visibilidades e memória“, ministrada por Ricardo Pimenta, pesquisador do Instituto Brasileiro de Informação. A conferência acontece no dia 27 de setembro, às 14h30, na sala de cursos da Fundação Casa de Rui Barbosa (FCRB).

::Ementa:
As Humanidades Digitais são um campo auto-reflexivo cuja aplicação das tecnologias digitais atuam na intermediação da informação científica para a produção e circulação do conhecimento. Mais ainda, parte de uma cultura digital hiperconectada e estética capaz de influenciar a produção do conhecimento e a cultura visocêntrica contemporânea e que trazem consigo a condição e o cenário no qual se moldam grosso modo o futuro das ciências humanas.
O objetivo da palestra é discutir questões relacionadas ao acesso, à competência em informação, à filosofia da técnica, à estética e à visibilidade como elementos formadores de um capital científico que ganha força enquanto recurso metodológico, de pesquisa e de divulgação/comunicação da ciência em seu espectro humanístico.

::Sobre o palestrante:
Bolsista de Produtividade PQ 2 do CNPq. Pesquisador do Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (IBICT) do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovação e Comunicação (MCTIC); Professor permanente do Programa de Pós-graduação em Ciência da Informação (PPGCI/IBICT-UFRJ), coordena o Grupo de Pesquisa Informação, Memória e Sociedade e o Laboratório Rede de Humanidades Digitais no IBICT (LaRHuD/IBICT).

Local

A Fundação Casa de Rui Barbosa (FCRB)
Rio de Janeiro, RJ Brasil + Google Map
Telefone:
(21) 3289 8693
Website:
http://ow.ly/ZJS630aiy2o