Call us : (55.11) 4215-1924
Mail us : contato@eliana-rezende.com.br

“Acervos de moda como fonte de informação e memória”

Carregando Eventos

« Todos Eventos

  • Este evento já passou.

“Acervos de moda como fonte de informação e memória”

agosto 30 @ 14:30 - 17:00

A série Memória & Informação apresenta a palestra “Acervos de moda como fonte de informação e memória”, ministrada por Manon Salles, doutora e mestre pela Escola de Comunicações e Artes da USP. A conferência acontece no dia 30 de agosto, às 14h30, na sala de cursos da Fundação Casa de Rui Barbosa (FCRB).

:: Ementa:
A palestra consiste em apresentar questões sobre a criação e conservação dos acervos têxteis de moda (e figurino) em museus, a partir do momento em que as vestimentas são guardadas como documentos de pesquisa e não mais usadas como objeto de consumo e descarte. Questões relacionadas aos processos necessários para a conservação museológica da roupa serão abordadas, como também as iniciativas existentes no País. Referências de museus nacionais e internacionais serão apresentadas, visando contextualizar questões conceituais da roupa enquanto parte importante de nossa cultura material.

:: Sobre a palestrante:
Professora universitária, doutora e mestre pela Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo. Docente em diversas universidades nos últimos 20 anos. Investiga em suas últimas pesquisas a roupa enquanto cultura material, desenvolvendo projetos sobre a conservação e exposição com acervos têxteis de moda e figurinos. São eles: a Coleção Marionetes (Fause Haten), Coleção Ney Matogrosso (figurinos), Coleção Modelagem Walter Rodrigues Projeto Expo+ Palestra e a documentação do acervo têxtil/indumentária da Casa Zuzu Angel, museu da moda brasileira.

Local

Fundação Casa de Rui Barbosa
Rio de Janeiro, RJ Brasil + Google Map
Website:
http://www.casaruibarbosa.gov.br/interna.php ?page=materia&ID_S=9&NM_Secao=not%C3%ADcias&ID_M=3417