Storytelling

Mini-Curso 1: Storytelling: Usos e Aplicações para Projetos de Gestão do Conhecimento e Memória Institucional

Apresentação: Uma das grandes questões que as corporações enfrentam nos dias atuais é não deixar que se perca grande parte de seu conhecimento tácito expresso nas experiências de seus antigos colaboradores. Assim, um dos principais desafios da Gestão de Conhecimento e da perpetuação da Memória Institucional é registrar e explicitar tais conhecimentos em benefício do futuro das instituições.

Diante deste cenário, este curso, vem discutir dois instrumentos, o Storyteling e a História Oral, que possibilitam a captação de experiências de forma estruturada, resultando em produção de conhecimento, inovação,e o fortalecimento da Identidade e Cultura Organizacional.

Será abordado o que é Storytelling, o que é História Oral, suas relações, como podem ser utilizadas pelas instituições, quais são suas metodologias e possibilidades de uso em diferentes áreas do conhecimento.

O curso apresentará similaridades e diferenças entre Storytelling e História Oral, bem como seus usos e aplicações para a Gestão de Conhecimento e valorização de Capital Intelectual. Além de buscar esclarecer alguns equívocos constantes nas suas aplicações.

 Para quem serve?
Instituições que tenham o desafio de trabalhar com aspectos relacionados à Cultura e Comunicação Organizacional, Gestão de Conhecimento e Identidade Institucionais. Dentre eles, citam-se as áreas de Comunicação Social, RH, Gestão de Conhecimento, Planejamento Estratégico, Ciências Humanas e Aplicadas em geral.

Objetivo de aprendizagem:
Ao final do curso, os participantes devem ser capaz de:

  • Elaborar e justificar o uso das ferramentas Storytelling e História Oral em Projetos de valorização de Capital Intelectual e Produção de Conhecimento
  • Aplicar técnicas e metodologias em uma instituição de acordo com os pressupostos apresentados no curso.


Conteúdo:

  • Os usos e aplicações  de Storytelling e História Oral em Projetos de Memória Institucional e Gestão de Conhecimento
  • As relações e diferenças entre Storytelling e História Oral
  • Usos e aplicações em cada um dos casos
  • Metodologia para cada caso
  • Diferenças entre depoimento e entrevistas
  • Como aplicar metodologia e técnica
  • Relações entre História Oral, Capital Intelectual e Gestão do Conhecimento

O curso está no formato de trilha para facilitar que cada instituição escolha os temas que mais lhe dizem respeito e de acordo com suas necessidades.

Os cursos são feitos em formato In Company para grupos acima de 3 pessoas.

Entre em contato conosco pelo Portal ou pelo telefone (55.11) 4215-1924  e customizamos uma grade de acordo com suas demandas.

ERKombi3