Gestão Documental

Mini-Curso 3: Como Implantar Projetos de Gestão Documental

Apresentação: Cada dia as instituições vem-se confrontadas com a geração em massa de documentos em diferentes suportes e que requerem formas de padronização para guarda e posterior recuperação de informação.

O curso tem como objetivo familiarizar os participantes com os conceitos referentes ao tratamento dos documentos e a forma de atuação com seus diferentes suportes e objetivos de guarda, destacando a importância dos Arquivos como item fundamental na circulação e gestão da informação nos setores internos e externos à empresa e seu papel de otimização de tarefas.

Destacará de que forma um acervo organizado pode ser racional e não envolver gastos desnecessários com guarda e conservação, sendo elemento não apenas de retorno jurídico ou fiscal, mas como também de patrimônio empresarial revertendo para a construção de uma memória e identidade institucional e social.

Um Projeto de Gestão Documental necessita estar incluído em uma política de acesso e preservação de documentos para diferentes fins e precisa e deve ser pensado de forma sistêmica, passando longe de apenas significar a aquisição de uma ferramenta de GED/ECM.

Toda a complexidade interdisciplinar envolvida representa trabalho de fôlego e de responsabilidade não apenas social ou cultural, mas e specialmente em termos legais e probatórios. Daí a relevância e importância do tema em diferentes instituições.

Para quem serve? Profissionais que lidam com documentos em diferentes suportes, estejam eles em empresas públicas ou privadas. Por ser uma área interdisciplinar profissionais oriundos de diferentes áreas podem se inscrever. Dentre eles temos: Ciências Humanas e Aplicadas como (Historiadores, Bibliotecários, Arquivistas), Tecnologia de Informação, Direito, RH, dentre outros.

Objetivo de aprendizagem:

  • Elaborar e justificar um Projeto de Gestão Documental dentro de uma instituição pública ou privada e suas linhas de ação
  • Ser capaz de conhecer as técnicas e metodologias inerentes à Gestão Documental e suas possibilidades de uso

Conteúdo:
1.0 Gestão Documental para racionalidade e transparência administrativa
2.0 Acesso, Organização e Preservação: tripé metodológico
3.0 Segurança, sigilo e acesso: a informação como circulação
4.0 Políticas de Gestão Documental
5.0 Gestão Documental como ferramenta estratégica
6.0 Como implantar uma Política de Gestão Documental
7.0 De Arquivos à Memória Institucional
8.0 Apresentação de cases de sucesso

Carga Horária = 6hr (a carga horária contempla o período mínimo de dedicação extra ambiente virtual de aprendizagem necessário à elaboração do Projeto como um todo)

Metodologia:

  • 2 encontros de 1h30 cada, sendo:
  • 1 webconferência e Debate + Atividades para aplicação prática
  • 1 encontro de devolutiva via webinar
  • Análise de um Projeto desenvolvido pelo participante com devolutiva da docente via e-mail

O curso está no formato de trilha para facilitar que cada um escolha os temas que mais lhe dizem respeito e de acordo com suas necessidades, além de poder agendar dia e horário de maior conveniência.

Os cursos também podem ser feitos em formato In Company para grupos acima de 3 pessoas. Para estes casos, datas e horários são fechados ao Grupo. Veja também a possibilidade de compor sua grade com dois ou mais cursos com valores promocionais e descontos progressivos por número de cursos e de pessoas.

Entre em contato conosco pelo Portal ou pelo telefone (55.11) 4215-1924  e customizamos uma grade de acordo com suas demandas.

 

ERKombi3

Agendamento:
Deve ser feito pela página Contato ou através do telefone (55.11) 4215-1924

 

Os cursos terão certificados de participação.