Call us : (55.11) 4215-1924
Mail us : contato@eliana-rezende.com.br

Capacitação – Implantar Centros de Documentação e/ou Memória

Centros de Documentação

Mini-Curso 8: Como criar Centros de Documentação e Memória

Apresentação: Implantar e manter um Centro de Documentação e/ou Memória pode ser um grande desafio institucional, mas ao mesmo tempo é item fundamental num Projeto de Memória Institucional e de fortalecimento da Identidade e Cultura Organizacional.

As dúvidas são recorrentes e muitas, em especial sobre quais seriam suas funções e de que forma podem ser item de produção de Conhecimento e Inovação. Deste modo, o curso busca esclarecer principais questionamentos sobre abrangência, objetivos, benefícios.

Em um mundo web 2.0 vem sendo posto em causa a existência ou não de um acervo físico e meios pelos quais um Centro de Documentação pode ser virtual e estender suas fronteiras para além de um espaço estritamente físico. Em todos os casos, muitas decisões precisam ser tomadas.

Algumas instituições possuem dúvidas sobre como criar este espaço físico, mas também um espaço virtual onde possa ser visitado e consultado por aqueles que estão distantes. Em tempos de web 2.0 precisamos ter alternativas para isso.

A quem serve? A todas as instituições que possuam acervo documental de referência e memória em seus universos de atuação e abrangência. Além das instituições, profissionais ligados à Comunicação Empresarial, História, Arquivologia, Ciências da Informação, Biblioteconomia, dentre outros.

Conteúdo:

  • O que é um Centro de Documentação
  • O que é um Centro de Memória
  • O que é um Centro de Referência
  • Quais as diferenças entre cada um dos acima citados?
  • Quais são os objetivos de cada um deles
  • Como os Centros de Documentação e/ou Memória se relacionam com a Identidade e Cultura Organizacional
  • Como implantar um Centro de Documentação e/ou Memória
  • Produtos e atuação institucional, cultural e social de um Centro de Documentação e/ou Memória
  • Passos para a elaboração de um Projeto
  • Centros de Documentação e/ou Memória em tempos de web 2.0: desafios e possibilidades

Competências: Ser capaz de elaborar e justificar um Projeto de Implantação de um Centro de Documentação ou Memória em uma instituição de acordo com os pressupostos apresentados no curso

Metodologia:
Desenvolvimento de Projeto próprio com aplicação das técnicas e cases apresentados;
2 encontros com duração de 2h00 cada + elaboração de um Projeto com a supervisão da docente;
Análise de um Projeto desenvolvido pelo participante com devolutiva da docente;

O curso está no formato de trilha para facilitar que cada um escolha os temas que mais lhe dizem respeito e de acordo com suas necessidades, além de poder agendar dia e horário de maior conveniência.

Os cursos também podem ser feitos em formato In Company para grupos acima de 3 pessoas. Para estes casos, datas e horários são fechados ao Grupo. Veja também a possibilidade de compor sua grade com dois ou mais cursos com valores promocionais e descontos progressivos por número de cursos e de pessoas.

Entre em contato conosco pelo Portal ou pelo telefone (55.11) 4215-1924  e customizamos uma grade de acordo com suas demandas.

ERKombi3

Agendamento:
Deve ser feito pela página Contato ou através do telefone (55.11) 4215-1924.

Investimento: R$ 700,00




Para concluir sua inscrição clique em Contato e preencha o formulário com as informações solicitadas e especificando o nome e o número do Mini-Curso.

Os cursos terão Certificados de Participação.