PreservacaeConservacaoDocum

Projetos de Preservação e Conservação Documental e Fotográfica com aplicação de estratégias híbridas

Cada vez mais produzimos documentos em diferentes suportes, muitos dos quais com valor permanente. Daí a importância de utilizar procedimentos e técnicas que garantam sua preservação e conservação pelo tempo e com acesso as suas informações.

Com esta responsabilidade e preocupação é que as diferentes tecnologias disponíveis no mercado têm se transformado em coadjuvantes num trabalho que possui duas frentes: de um lado, a disponibilização de informação de qualidade em tempo reduzido ao mesmo tempo em que possibilita que políticas de preservação e conservação se efetivem.

Dentre os tipos documentais de maior incidência nos acervos estão os documentos textuais, em sua maioria em suportes de papel e objetos fotográficos (compreendidos como fotografias, slides, negativos de vidro e negativos de celulose).

A ER Consultoria oferece soluções para os dois casos e um conjunto de procedimentos que podem garantir a perenidade de tais acervos.

O que são estratégias híbridas aplicadas:
A associação da microfilmagem com o uso da tecnologia digital tem se mostrado extremamente frutífera para resolver os problemas de preservação e acesso aos acervos documentais.

Apesar disso, a microfilmagem e a digitalização em ambientes institucionais têm posto à diferentes profissionais o desafio de lidar com várias dificuldades: desde os aspectos legais envolvidos na utilização destes processos até preocupações em relação à gestão, custódia e monitoramento, bem como seus usos e aplicações.

Um grande desafio aos sistemas de informação multimídia que alcançam grandes volumes documentais é impedir que o acervo degenere numa massa amorfa de informações mal classificadas e mal indexadas. Ou pior, deteriore em caixas mal acondicionadas em locais inadequados para armazenamento.

Preservação e Conservação de materiais fotográficos

PA170003

Oficina de Preservação e Conservação Fotográfica

A sedução provocada por imagens fotográficas tem colhido adeptos desde sua invenção em 1839, e com sua consequente expansão a partir da invenção e popularização da técnica pela KODAK.

Tal fato, faz com que seja natural que as instituições acumulem muito de sua Memória Institucional a partir de tais imagens. Daí sua importância no universo corporativo. Os suportes tem sido os mais diversos e em tempos recentes o volume tem aumentado de forma progressiva em função das facilidades de produção das mesmas por meio de aparatos digitais.

Mas a produção em larga escala, ou imagens ainda em suportes de papel ou mesmo em negativos de vidro colocam o desafio de guarda para gerações futuras. É para tais dificuldades que a ER Consultoria conta com trabalhos de preservação e conservação de objetos fotográficos e todo tratamento técnico decorrente: higienização, identificação, indexação e quando for o caso, capacitações na forma de Oficinas Técnicas.

nobatente1

Linhas de Ação:

  • Definição de prioridades e hierarquias
  • Elaboração de normas e procedimentos de preservação e conservação
  • Definição de políticas de recuperação e acesso a informação contida nos documentos
  • Definição de tecnologias aplicáveis de acordo com acervo e objetivos institucionais.


O trato da documentação fotográfica na ER Consultoria
O trato com documentação fotográfica na ER Consultoria possui 3 vertentes.
A primeira possibilidade é a higienização, organização e ações de preservação e conservação de acervos fotográficos em diferentes suportes, com possibilidade de disponibilização de imagens via banco de dados..
O trabalho pode ser uma consultoria ou uma assessoria técnica.

Mas há também a modalidade Capacitação. Ela pode ocorrer de duas formas:
Primeiro, o interessado não possui um acervo mas gostaria de ter informações sobre procedimentos e técnicas de preservação e conservação, estrutura dos materiais fotográficos e formas de indexação e localização de imagens em diferentes suportes.

Neste caso, pode-se agendar dia e horário e fazemos um curso ao vivo pela web. Costumamos realizar 2 encontros com duração de 1h30 cada um e ao final o aluno terá condições de entregar um projeto próprio, sob minha supervisão, sobre como tratar uma coleção de imagens.

Segundo, a possibilidade de realizarmos uma Oficina Prática de Preservação e Conservação.

Aqui será necessário que seja uma pessoa ou instituição que possua acervo e, por se tratar de oficina prática, será feita presencial e no local onde as imagens estão. Assim, além dos aspectos teóricos e metodológicos apresentados na capacitação via web, haverá também a parte prática.

A quem serve:
Instituições públicas ou privadas detentoras de acervos documentais de valor intermediário ou permanente, com preocupações de manutenção e preservação de patrimônio cultural e documental.

Minha experiência me dá condições para analisar e propor soluções compatíveis com as suas necessidades. Além de poder orientar e capacitar colaboradores, in company e on line.
Entre em contato pela nossa página, pelo e-mail ou pelo telefone (55.11) 4215-1924 para elaborarmos um Projeto totalmente customizado de acordo com as demandas de sua instituição.