A ER Consultoria oferece a seus clientes soluções que visam atender suas demandas em relação ao trato da informação. Para isso, desenvolvi uma metodologia própria de trabalho que procura integrar Gestão de Informação e Memória Institucional com vistas à produção de Conhecimento e Inovação.
Uma perspectiva multidisciplinar e holística, que prima pelo trato da informação em todas as suas dimensões: produção, armazenamento, circulação, disponibilização e preservação, com vistas ao fortalecimento da Identidade Institucional.

O fim último de todo o trabalho interdisciplinar é a produção de Conhecimento e Inovação para as organizações.

Graficamente temos:

metodologia_ER_v04

A solução oferecida pode dar-se quer como Consultoria, quer como Assessoria Técnica. Nos dois casos, a Capacitação com vistas à Governança, deverá estar presente.

Qual a diferença entre Consultoria e Assessoria Técnica?
A Consultoria, quando contratada, oferece ao cliente diagnóstico de pontos para aprimoramento, apontando caminhos para solução a partir de análise criteriosa.

consultoria

A Assessoria Técnica, por sua parte, como o nome indica significa dar assistência, auxiliar, colaborar de todo um processo. No caso específico, a Assessoria Técnica da ER Consultoria está nos procedimentos relacionados ao trato com a Informação, seus suportes, normas e procedimentos, preservação e conservação. Além do trabalho de Preservação da Memória Institucional por meio de valorização de Capital Intelectual.

Assessoria

Sinteticamente diríamos que a Consultoria é contratada para realizar um diagnóstico, identificar possíveis gargalos e melhorias e indicar alternativas para a solução de determinado problema. Poderá inclusive indicar profissionais ou empresas que possam auxiliar no processo de implantação da solução, mas não participa diretamente das atividades de implantação em si.
O que não a impede de acompanhar e verificar os resultados.

Já a Assessoria Técnica é contratada para entregar uma solução pronta, seria como um segundo passo após a consultoria. A Assessoria tanto pode iniciar seus trabalhos a partir de um diagnóstico realizado por uma consultoria, quanto pode, ela mesma, realizar o diagnóstico e planejamento da solução.

Quando optar por uma ou outra?
Em geral, a Consultoria é buscada quando se precisa de uma visão ampla e que inclua toda a instituição ou organização. É o caso de quando não se sabe bem por onde começar e quais os setores mais críticos, e também quais seriam as ações iniciais e qual o planejamento geral de toda a solução.

A Assessoria deve ser buscada quando não há condições internas de desenvolvimento das ações necessárias ao bom desempenho de uma solução proposta. A Assessoria dará a tranquilidade para que a instituição não se preocupe com todo um conjunto de ações que envolvem uma ampla gama de atividades técnicas específicas e não disponíveis no quadro de funcionários da organização. Significa grande economia de tempo e otimização de recursos de qualidade em mãos de um profissional habilitado e experiente.

E a Capacitação?
Presente como elemento chave tanto no trabalho de Consultoria como de Assessoria Técnica, a capacitação é fundamental na formação de multiplicadores e de replicadores para a governança pós Assessoria ou Consultoria. É a garantia de continuidade da implementação das ações indicadas como fundamentais a todo o trabalho de Gestão de Informação com vistas à Produção de Conhecimento e Inovação.

Capacitacao

Veja as diferentes capacitações disponíveis na ER Consultoria na aba Trilhas de Aprendizagem. Leia as ementas nas páginas de Capacitação de cada um dos cursos.

E, veja alguns de nossos parceiros e clientes:

todos_logos5

 

 

 

depoimento

 

Depoimentos de quem já fez

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *